segunda-feira, 10 de abril de 2017

// // Leave a Comment

O que é Dado Extemporâneo no Cadastro da Previdência - CNIS

O que é Dado Extemporâneo no Cadastro da Previdência - CNIS

Neste artigo vamos tratar do significado da marca extemporâneo que aparece nos registros de vínculos e remunerações no Cadastro Nacional de Informações Sociais, CNIS, e o que é exigido para a regularização.

A Previdência Social mantém em seu cadastro todas as informações sobre empregos e contribuições realizadas em nome de cada um dos segurados. Os registros constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais que recebe os dados de diversas fontes. Quando um registro novo ou uma alteração de dados já informados anteriores é feito após transcorrido 120 dias de seu início normal o sistema marca esse dado com o termo extemporâneo.

Todo o vínculo, registro de emprego, ou contribuição que se encontre marcado com o termo extemporâneo só poderá ser usado, para fins de benefício, depois que ficar comprovado o dado informado fora de prazo ou a alteração realizada. Para comprovar é preciso que o segurado apresente sua CTPS e, na maioria das vezes, mais um documento que comprove os dados inseridos no sistema.

Quando há alteração na renda mensal é preciso apresentar documentos que comprovem que a renda alterada foi realmente paga ao segurado. A comprovação pode ser feita pela apresentação da declaração de renda da época, não retificadora, ou outro documento da época que leve o servidor a ter convicção de que tudo está correto.

Para saber se há algum dado com marca de extemporaneidade é preciso que o segurado requeira, no INSS, um extrato de vínculos e contribuições e observe os dados informados. Caso haja algum dado irregular terá mais tempo para providenciar os documentos necessários para regularizar e aproveitar esse tempo para fins de benefício. 

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.
 
Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários: