terça-feira, 6 de dezembro de 2016

// // 6 comments

Reforma da Previdência – Como fica a Aposentadoria

Reforma da Previdência – Como fica a Aposentadoria

O Governo enviou ao Congresso proposta de alteração da Constituição Federal para determinar novas regras para os benefícios da Previdência Social. Salienta-se que é uma proposta, que será analisada pela Câmara e pelo Senado e pode haver alterações.

Como fica a aposentadoria: caso as alterações sejam aprovadas haverá direito à aposentadoria quando o segurado, de ambos os sexos, completar 65 anos de idade e um mínimo de 25 anos de contribuição.

Quem será atingido pela nova regra: todos os segurados que tenham menos de 50 anos, no caso dos homens, e menos de 45 anos, no caso de mulheres.

Como será a regra de transição: os segurados homens com 50 anos, ou mais, e as mulheres com 45 anos, ou mais, terão que pagar um pedágio correspondente a 50% do tempo que faltar para completar o direito pela regra atual.

Exemplo: homem precisa ter 35 anos de contribuição, se no dia que a norma for alterada tinha 31 anos de contribuição terá que pagar 2 anos a título de pedágio, pois faltava 4 anos que acrescido de 50% resultado em 6 anos a recolher.

Como será a renda mensal inicial: é feita a média para determinar o salário de benefício e será pago 51% dessa média acrescido de 1% por ano de contribuição. Sendo a renda mínima igual a 76% da média. Para ter 100% será preciso ter 49 anos de contribuição.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

6 comentários:

Ane Alves disse...

Com a reforma da previdencia como vai ficar a aposentadoria para mulher? Hj é 60 anos e 15 anos. Com a reforma sera minimo 25 anos de contribuicao mas e a idade podera ser 60?

Consultor Previdenciário disse...

Ane

É com consta no artigo, 65 e 25.

Denise Castro disse...

Boa noite essa regra de transição com idade de 45 anos para as mulheres seria válido também para o contribuinte individual, como ficarão as coisas para o contribuinte individual?

Consultor Previdenciário disse...

Denise

Para a Previdência todos os contribuintes têm os mesmos direitos e cumprem as mesmas regras.

Denise Castro disse...

Obrigada pela atenção mas tenho outra dúvida sobre a transição ela vale somente para quem tem 45 ou mais para quem vai se aposentar por tempo de contribuição ou valeria também por idade garantiria o direito mesmo que vá se aposentar por exemplo daqui 10 anos?

Consultor Previdenciário disse...

Denise

Vale para os dois casos.