QUERO DOAR R$ 20,00

sábado, 28 de maio de 2016

// //

Benefícios Previdenciários – Renda Inicial na Aposentadoria por Idade

Benefícios Previdenciários – Renda Inicial na Aposentadoria por Idade

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar de como o INSS calcula a renda mensal inicial para o benefício de aposentadoria por idade.

O INSS calcula o valor inicial dos benefícios previdenciários de acordo com o que foi contribuído no período iniciado em julho de 1994 até o mês anterior ao que for fixado como data inicial do benefício. As contribuições feitas no período são atualizadas e contadas, separando-se uma quantidade que corresponda a 80% do total de contribuições, escolhidas pelas de maior valor, fazendo-se a média. Depois do cálculo da média das contribuições no período citado o valor da renda mensal inicial será fixada, no caso da aposentadoria por idade, da seguinte maneira:

- será pago 70% da média calculada acrescida de 1% por ano completo de contribuição, limitando-se a renda a 100% da média, caso o requerente tenha 30 anos de contribuição ou mais.

No caso do segurado possuir somente os 15 anos mínimos exigidos como carência para o benefício de aposentadoria por idade a renda será de 85% da média.

Existe uma particularidade no cálculo da renda em que é preciso que o segurado tenha, no mínimo, 60% do período compreendido entre 07/1994 e o mês anterior ao pedido, de meses com contribuição para que o divisor da média seja igual ao total de meses do período.

Quem tiver menos meses de contribuição, no período citado, terá o divisor fixado em 60% do total de meses do período. Siga o seguinte exemplo: se um segurado completou a idade no mês de março de 2014 terá que ter 141 contribuições feitas entre 07/1994 e 02/2014 para ter a média feita pela soma de 80% das maiores contribuições dividas pelo total de contribuições encontradas. Quem tiver menos que esse total terá a soma das contribuições divididas por esse número.

Para entender a explicação acima convido que veja o artigo: Como é feito o cálculo da renda mensal nos benefícios do INSS e veja um exemplo de cálculo simulado da renda mensal.

Observação: Para quem tem somente os 15 anos de contribuição é provável que a renda mensal seja igual ao valor do salário-mínimo. Contribuir alguns anos com valor elevado não garante melhoria na renda mensal inicial, podendo se tornar um investimento sem retorno.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário
Portal do Conhecimento Previdenciário. Faça sua Doação