QUERO DOAR R$ 20,00

sábado, 20 de fevereiro de 2016

// // 2 comments

Salário-maternidade da Desempregada ou Período de graça.

Salário-maternidade para Desempregada ou no Período de graça.

Neste artigo vamos tratar de quando há direito ao benefício de salário-maternidade mesmo a segurada estando desempregada ou tenha interrompido suas contribuições, desde que não tenha perdido a qualidade de segurada, ou seja, esteja no período de graça.

O que é salário-maternidade:

O salário-maternidade é o benefício pago às seguradas que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção, ou aos segurados que adotem uma criança. Saiba mais sobre esse benefício neste artigo: O salário-maternidade no INSS e as regras de direito.

A segurada do INSS que se encontre desempregada ou que tenha deixado de contribuir, no caso da segurada contribuinte individual ou facultativa, terá direito ao benefício de salário-maternidade desde que não tenha perdido a qualidade de segurado, ou seja, que esteja no período de graça.


Salário-maternidade para Desempregada ou no Período de graça.

O que é período de graça:

É o tempo em que um segurado mantém direito a benefício mesmo estando desempregado ou tenha interrompido suas contribuições, no caso do segurado contribuinte individual ou facultativo.  Saiba mais neste artigo: O que é período degraça na Previdência Social.

Como manter a qualidade de segurado:

Para manter a qualidade de segurado é muito fácil, basta recolher uma mensalidade antes que tenha passado 12 meses que saiu do emprego ou que tenha deixado de contribuir, salientando que o contribuinte facultativo tem que fazer o recolhimento antes de ter passado 6 meses da última contribuição. Exemplo: Quem saiu do emprego em janeiro e quer se manter segurado terá que pagar o mês janeiro, do próximo ano, e estenderá o direito por mais 12 meses.

Como recuperar a qualidade de segurado para fins de direito ao salário-maternidade:

Quem perdeu a qualidade de segurado precisa recolher ao menos 10 meses, sem atraso, e antes do mês que a criança nascer para recuperar a condição de segurado e ter direito ao salário-maternidade. 

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

2 comentários:

Naggy Alves disse...

Ola contribui cinco meses individualmente o salario maternidade estava e estou desempregada.. Quanto irei receber?

O Consultor em Previdência disse...

Naggy
Não entendi sua dúvida.

Quero Doar R$ 10,00