QUERO DOAR R$ 20,00

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

// //

O que é Carta de Concessão e como obtê-la na Internet.

O que é carta de concessão e como obtê-la na internet.

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar sobre o documento intitulado carta de concessão e memória de cálculo, quando é emitida, quais as situações que precisa ser usada e como obtê-la utilizando o site da Previdência Social.

O que é carta de concessão: é o documento emitido pela Previdência Social para informar que um pedido de benefício foi aceito, ou seja, que foi concedido.

O que consta na carta de concessão: este documento apresenta um resumo do benefício concedido, apresentando data inicial, valor da mensalidade, local onde estará disponível o valor da mensalidade e como foi feito o cálculo da renda mensal inicial.

Em que situação a carta de concessão é usada: o uso mais comum é para saber dados do benefício. Pode ser usada para conferência do cálculo da renda mensal inicial, quando se trata de concessão de aposentadoria ou pensão por morte serve para autorizar o saque de valores como FGTS, PIS e seguros.

Quando a carta de concessão é emitida: sempre que um benefício é concedido ocorre a emissão num prazo máximo de 20 dias. O endereço do segurado deve estar correto para que o Correio possa fazer a entrega.

Caso o segurado, titular do benefício, precise de uma segunda via ou não tenha recebido a original poderá requerer no INSS a reemissão ou tirar uma via utilizando o site da Previdência Social desde que tenha os seguintes dados:

- número do benefício;

- data de nascimento do titular do benefício;

- nome completo do titular do benefício e

- CPF do titular do benefício

Além dos dados acima é preciso preencher um conjunto de letras e números que são apresentados à direita do formulário, conforme imagem abaixo.


O que é carta de concessão e como obtê-la na internet.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Fórum do Consultor Previdenciário