terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

// // 2 comments

Como obter o número do Benefício requerido no INSS.

Como obter o número do Benefício requerido no INSS

Neste artigo vamos tratar de como o segurado da Previdência Social pode obter o número do benefício requerido ou concedido pelo INSS.

A Previdência Social atribui um número para cada benefício que um segurado requer e exige o conhecimento desse número no caso de qualquer consulta ou pedido que venha a ser necessário. A única maneira de obter o número do benefício é em uma agência do INSS, pessoalmente ou por meio de representante legal.

Para evitar fraudes o número do benefício está protegido por sigilo, por isso somente o próprio requerente pode obtê-lo ou seu representante legal. Quando o segurado é atendido no INSS, para requerer um benefício, o atendente entregará um protocolo e nesse protocolo constará o número do benefício. Se isso não ocorrer é preciso que seja pedido e anotado o número, pois será com ele que o requerente poderá obter informações.

Para acompanhar o andamento do pedido de um benefício é preciso, sempre, informar o número do benefício e quem não anotou esse dado terá que comparecer pessoalmente em uma agência do INSS ou por meio de representante legal. Por medida de segurança o segurado do INSS não deve fornecer seu número de benefício a terceiros. A Previdência Social nunca liga para um segurado pedindo seus dados, quem receber uma ligação assim pode saber que se trata de alguma tentativa de fraude.

Veja o que pode acessar utilizando a internet, desde que tenha o número do benefício e demais dados requeridos em cada caso:

Como consultar, pela internet, se um benefício foi concedido.

O Extrato de pagamento de benefício pela Internet.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível. 

Fórum do Consultor Previdenciário

2 comentários:

Daniel Abreu Celso de Souza disse...

Esqueci meu número de segurado do INSS, e agora não sei como obtê-lo, se puderem me ajudar eu agradeço!!!
Djalma Celso de Souza
djageo@uol.com.br

Consultor Previdenciário disse...

Daniel

A única forma de obter dados pessoais é ir, pessoalmente, no INSS e pedir.