Por que é importante manter a qualidade de segurado no INSS?

By
Por que é importante manter a qualidade de segurado no INSS

Neste artigo vamos tratar da importância de ter qualidade de segurado na Previdência Social. Ter qualidade de segurado no INSS pode ser a diferença entre ter direito, ou não, a vários benefícios. O contribuinte que perde a qualidade de segurado deixa de ser segurado e perde o direito aos benefícios que exigem essa condição. Um exemplo: que perde a qualidade não tem direito ao benefício de auxílio-doença, no caso de ficar incapacitado para o trabalho, e a pensão por morte, que deixará os familiares desprotegidos.

No Brasil a Previdência Social é uma grande seguradora, para ter direito aos benefícios é preciso que o contribuinte esteja regularmente inscrito e que mantenha suas contribuições em dia. Quem fica sem contribuir por tempo suficiente para perder a qualidade de segurado perde o direito a vários benefícios. Veja neste artigo a relação completa dos benefícios disponibilizados pela Previdência a seus segurados: Os benefícios oferecidos aos segurados do INSS e as regras de direito.

Manter a qualidade de segurado é muito fácil, basta que o contribuinte individual recolha ao menos uma contribuição, sem atraso, antes que tenha transcorrido o prazo de 12 meses, sendo que há algumas exceções. O contribuinte facultativo tem que recolher uma mensalidade antes de ter se passado 6 meses da última contribuição sem atraso. Saiba mais sobre a qualidade de segurado neste artigo: A qualidade e a carência da Previdência Social.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

0 comentários:

Artigos mais lidos na semana