QUERO DOAR R$ 20,00

sexta-feira, 31 de julho de 2015

// // Leave a Comment

Previdência Social - O Primeiro Pagamento em Benefício.

Previdência Social - O Primeiro Pagamento em Benefício.

Neste artigo vamos explicar como é feito o primeiro pagamento de um benefício concedido pela Previdência Social, quando é pago e como conferir se o valor pago está correto.

Quando o segurado requer um benefício a maior preocupação é quando irá receber a primeira mensalidade, como será feito o pagamento e qual valor será incluído nesse primeiro crédito. Para entender isso vamos separar as dúvidas da seguinte forma:

1 – quando é feito o primeiro pagamento: o crédito da primeira mensalidade é enviada ao banco, normalmente, no prazo de 15 dias após a concessão do benefício. Para saber se o benefício foi concedido veja este artigo: Como consultar, pela internet, se um benefício do INSS foi concedido

2 – como é feito o primeiro pagamento: quando do atendimento no INSS o segurado pode indicar uma conta corrente, feito isso, a primeira mensalidade é paga por meio de crédito nessa conta. Quando o segurado não tem conta corrente o crédito é feito no banco credenciado e o primeiro valor é pago por recibo e as posteriores são pagas por meio de cartão magnético. O cartão é providenciado pelo banco e é entregue, normalmente antes do segundo pagamento.

3 -  qual valor é pago no primeiro pagamento: o primeiro crédito pode ter como referência o primeiro mês ou até vários meses, quando o benefício demora para ser concedido, da seguinte forma:

a) o valor do primeiro crédito corresponde ao número de dias contados entre o dia inicial do benefício até o final do mês. Exemplo: se o benefício foi concedido com data inicial no dia 05.07.2015, o crédito enviado ao banco será correspondente a 26 dias. Para saber se o valor está correto terá que dividir o valor da renda mensal inicial por 30 e multiplicar por 26.

b) caso tenha havido demora na concessão o crédito será feito incluindo as mensalidades em atraso, incluindo os dias do primeiro mês, como explicado no item anterior, e os demais meses anteriores ao mês em curso. Para verificar o valor o segurado pode tirar um extrato do pagamento, sendo que pela internet só é possível ver o valor mais atual, caso queira um extrato completo terá que comparecer ao INSS.

Para tirar um extrato pela internet siga as orientações deste artigo: O extrato de pagamento de benefício do INSS pela internet

Para obter a carta de concessão do benefício, pela internet, siga as orientações deste artigo: Carta de concessão de benefício do INSS pela internet. 

Para saber sobre o cálculo da renda mensal veja este artigo: Como é feito o cálculo da renda mensal nos benefícios do INSS

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários: