quinta-feira, 10 de julho de 2014

// // 13 comments

Procedimentos para requerer Aposentadoria por Idade na Previdência.

Procedimentos para requerer Aposentadoria por Idade na Previdência.

Neste artigo vamos tratar dos procedimentos que o segurado da Previdência Social deve adotar para requerer o benefício de aposentadoria por idade.

Para que um segurado faça, com sucesso, seu pedido de aposentadoria por idade basta seguir procedimentos bem simples, que assim destacamos:

1 – A primeira tarefa a fazer, que é muito simples, é manter o endereço atualizado na Previdência Social. Esse ato é muito importante, pois o INSS manda uma carta avisando os segurados que completarão a idade mínima exigida e possuem o tempo mínimo necessário para aposentar-se por idade. Quem recebe a correspondência tem que agendar o atendimento e no dia marcado terá o benefício concedido de imediato.

2 – A segunda tarefa é agendar o atendimento. Para ser atendido no INSS é preciso agendar o atendimento. O agendamento deve ser feito no dia em que completa a idade mínima e é feito pelo telefone 135 ou no site da Previdência. Não pode marcar antes do dia do aniversário, pois se fizer isso o benefício irá ser negado, pois o direito é estabelecido no dia do agendamento e se nesse dia ainda não terá a idade mínima exigida para completar o direito. Para ter direito a aposentadoria por idade é necessário completar 15 anos de contribuição, são exatos 180 meses contribuídos. Os homens precisam completar 65 anos de idade e as mulheres 60 anos.

3 – A terceira tarefa é reunir os documentos. No dia agendado é preciso comparecer na agência do INSS e apresentar seus documentos pessoais e os documentos que comprovem o tempo de contribuição. Os documentos exigidos são: o documento de identidade, o CPF, a CTPS ou os carnês quitados e uma cópia atualizada da certidão de casamento ou nascimento. Não precisa nenhum formulário, tudo é feito na hora. Não é necessário que o requerente preocupe-se com a falta de algum documento, se isso ocorrer o segurado terá um prazo de até 30 dias para providenciar e levar.

Os segurados do INSS podem fazer, pela internet, a contagem de tempo de contribuição, a simulação da renda do benefício e o agendamento do atendimento, veja abaixo os links para acesso a esses serviços. Recomenda-se que os segurados do INSS façam uma visita ao INSS e lá verifiquem suas contribuições e vínculos e providenciem os acertos necessários antes da data em que atingirão o direito.




Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível. 

Fórum do Consultor Previdenciário

13 comentários:

Luanne rigueira disse...

eu ja tenho 61 anos,e só oito anos de carnês ,então só poderei aposentar-me aos 68 anos,ou posso tentar antes,obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Luanne
Não tem jeito, só quando completar os 15 anos de contribuição.

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

Oi Catarino, ótimas explicações, realmente, as pessoas não precisam de outras, para essa finalidade, abçs

Unknown disse...

Olá, o pedido de aposentadoria da minha mãe foi indeferido por não conseguir comprovar o mínimo de contribuições, que são 180. O problema foi que ela não levou todos os documentos. Entramos com recurso e levamos os documentos que comprovam as contribuições. Demora muito para receber alguma resposta? É melhor cancelar o recurso e entrar na justiça? Qual a melhor forma de proceder? Desde já, muito obrigado por abrir esse espaço.

Consultor Previdenciário disse...

Ray
O recurso é demorado, caso queira entrar na justiça tem que procurar um advogado, lembre-se que tem custo e se não tiver direito tem que pagar igual.

Unknown disse...

Gostaria de saber se a pessoa aposentada pode ser isenta do iptu

Consultor Previdenciário disse...

Francisca
Por ser aposentada não, tem que ir na prefeitura e ver se há algum tipo de isenção.

Unknown disse...

Uma pessoa que nunca contribuiu,tem direito a algum tipo de benefício e ou auxílio por parte do governo? Obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Cintia
Ajuda ou auxílio tem que ver na prefeitura, na Previdência não há.
Doar é Participar, Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal

LEDI BUTH disse...

Eu tenho 15 anos de contribuição como servidora pública estadual e 5 anos de contribuição providenciaria. Há dois anos venho contribuindo como autônoma. Tenho 56 anos. Posso me aposentar aos 60 pelo INSS?

Consultor Previdenciário disse...

Ledi


Se o estado em que trabalha recolhe para o INSS pode sim.

Ricardo Fotografo disse...

Bom dia! Minha Mãe tem 63 anos de idade e nunca contribuiu.
Ela tem direito a aposentadoria?

Consultor Previdenciário disse...

Ricardo

Sem contribuição não há direito, a idade não dá direito, é preciso ter 15 anos de contribuição.