Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar de como o contribuinte da Previdência Social pode fazer uma simulação, pela internet, para somar todas as contribuições que realizou e, assim, verificar se está próximo de ter direito a algum tipo de aposentadoria.
A contagem de tempo de contribuição não é feita pelo INSS fora de um pedido de aposentadoria, por isso, o contribuinte terá que acessar o site da Previdência Social e preencher o formulário que se apresenta com os dados requeridos para fazer a contagem.
Para fazer a contagem é preciso ter em mãos o número de inscrição na Previdência Social, PIS, NIT ou NIS. É necessário que tenha todas as carteiras de trabalho, guias de contribuição avulsas, certificado de reservista e outras certidões que possua.
Caso queira saber o que consta nos sistemas do INSS terá que ir em uma agência e solicitar um extrato de vínculos e contribuições. Saliento que as contribuições feitas com carnês e guias só aparecem, no sistema do INSS, após o ano de 1985. As contribuições feitas em datas anteriores a 1985 só podem ser vistas por meio da emissão de microfichas, que podem ser solicitadas no INSS.
Com os documentos acima clique aqui que abrirá a tela abaixo, nela você vai colocar seu PIS e as letras de controle e teclar enter.
Com os documentos acima clique aqui que abrirá a tela abaixo, nela você vai colocar seu PIS e as letras de controle e teclar enter.

Na
próxima tela aparecerá seus dados resumidos é só clicar enter que
irá para a próxima tela.

Nesta
tela o sistema vai trazer alguns vínculos automaticamente e você
poderá incluir, um a um, todos os seus períodos trabalhados. Clique
em incluir e depois que terminar clique em ok e depois em calcular. O
sistema irá gerar a imagem abaixo com todos os seus dados. Dirá seu
tempo e quanto falta para obter o benefício.


Os
dados que aparecem na imagem são fictícios, lancei alguns tempos
aleatoriamente só para gerar as imagens. Clique nas imagens para
ampliá-las. Caso queira simular sua renda mensal veja neste artigo:
Simule sua renda nos benefícios do INSS.
Caso
tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário,
clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o
mais breve possível.

0 comentários:
Postar um comentário