QUERO DOAR R$ 20,00

quinta-feira, 26 de junho de 2014

// // Leave a Comment

Consultar dados do INSS pela internet exige o número do benefício.

Benefícios do INSS, Consultar pela internet

Quando um segurado do INSS quer consultar algum dado pela internet precisa saber o número do benefício, sem ele todas as consultas se tornam impossíveis. Muitos têm perguntado se é possível fazer alguma consulta tendo o CPF do segurado e seus dados pessoais. A resposta para essa questão é não, não há possibilidade de fazer qualquer consulta no site da Previdência Social usando o CPF no lugar do número do benefício.

O número do benefício é atribuído no momento em que um segurado é atendido no INSS para protocolar seu pedido. Cada benefício tem um número e é importante pegar o protocolo e salientar onde está o número do benefício, para usar em consultas futuras. Para obter o número do benefício não adianta ligar por telefone e nem tentar no site da Previdência, só é possível obter o número indo pessoalmente ao INSS ou enviando uma pessoa autorizada com a apresentação de procuração.

Quando o segurado faz o agendamento recebe um número de protocolo, mas esse número não é o número do benefício, é o número que irá identificar o agendamento. No cartão que o segurado recebe as mensalidades de algum benefício do INSS também não traz o número do benefício e sim o número do NIT, número de identificação do trabalhador. Para identificar o número do benefício informo que ele é composto por 11 dígitos, sendo 10 do número em si e um de controle, exemplo: 100.000.000-0.

O número do benefício é protegido por sigilo, pois com ele é possível diversas fraudes, como mudar a forma de recebimento das parcelas e tirar empréstimos. Por isso o segurado deve guardar com cuidado o número e não o fornecer a ninguém, principalmente quando for solicitado por telefone ou por outros meios. Saliento que o INSS nunca liga para os segurados pedindo dados, somente para solicitar o comparecimento em uma agência.


Se gostou do post ASSINE nosso FEED e receba os artigos. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor

Fórum do Consultor Previdenciário

0 comentários: