sábado, 24 de maio de 2014

Contribuições do INSS em atraso sofrem juros e multa.

Contribuições do INSS, Juros e Multa por atraso, INSS

A Previdência Social do Brasil cobra as contribuições em atraso com juros e multa. Isso ocorre desde janeiro de 2010, quando a multa foi instituída. A taxa que será cobrada, a título de multa, é de 0,33% ao dia. Além da multa também são cobrados juros diários. Essa regra vale para os contribuintes individuais, facultativos, empregadores domésticos e optantes pelo plano simplificado.

O vencimento das contribuições previdenciárias de quem recolhe por conta própria, contribuintes individuais e facultativos, e dos empregados domésticos ocorre sempre no dia 15 do mês seguinte ao mês que está sendo recolhido, caso o dia 15 caia em final de semana ou feriado pode ser pago no primeiro dia útil seguinte. Como exemplo: a contribuição da competência 05/2014 tem que ser paga até o dia 15 de junho, como o dia 15 será domingo esta parcela pode ser paga até o dia 16, segunda-feira.

Os contribuintes do INSS não devem esquecer que em janeiro, de cada ano, o valor mínimo de contribuição é alterado e por isso quem paga o valor antigo tem que complementar a parcela com juros e multa. O preenchimento da guia de recolhimento pode ser feita pela internet, no site da Previdência. É só preencher com os seus dados que o sistema calcula a multa e os juros. Para não haver esquecimento é possível agendar o pagamento em débito automático em conta corrente bancária. Esse agendamento pode ser feito no próprio banco onde o contribuinte mantiver sua conta corrente.

Quando o contribuinte fica muito tempo se pagar as contribuições e quer quitar os tempos que deixou de recolher tem que seguir regras estabelecidas pela Previdência Social, pois pode ter os pagamentos não aceitos para fins de benefício. Para saber mais sobre esse assunto leia o seguinte artigo: Como e quando é permitido pagar contribuições ao INSS em atraso.

Sobre o valor das contribuições veja este artigo: Como será a contribuição ao INSS em 2014 devido ao novo mínimo.

Se gostou do post ASSINE nosso FEED e receba os artigos.
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

3 comentários:

Guaraci Celso Primo disse...

Olá Catarino,
Parabéns mais uma vez. É gratificante saber que existem pessoas que compartilham informações de valor.
Obrigado pela visita ao Blog do Guara.

Sucesso sempre!

"Há-braços".

Catarino Alves disse...

Guaraci
Agradeço.

MAURICIO disse...

SE O INSS NÃO COBRASSE JUROS E NEM MULTAS MUITOS PAGARÍAM OS ATRASADOS DOS CARNÊS E ENTRAVAVAM MUITO MAID DINHEIRO PARA A INSTITUIÇÃO, A POLÍTICA É TUDO OU NADA A SAÚDE ESTÁ QUEBRADA.

Postar um comentário

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

ARTIGOS EM DESTAQUE

Artigos mais acessados

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com