terça-feira, 14 de janeiro de 2014

// // 362 comments

Previdência Social - Salário Maternidade.

Previdência Social - Salário Maternidade.

Neste artigo o Consultor Previdenciário vai tratar das regras estabelecidas pelo INSS para a concessão do benefício de salário-maternidade que é pago as seguradas por parto ou adoção.

O benefício de salário-maternidade é concedido às mulheres, desde que sejam seguradas da Previdência Social, por ocasião de parto ou adoção. Considera-se parto o nascimento ocorrido a partir da 23ª semana de gestação, inclusive em caso de natimorto. No caso de falecimento da mulher, no parto ou dentro do prazo de 120 dias que dura o benefício, o pai da criança tem direito a continuar recebendo o benefício, desde que se afaste do trabalho para cuidar da criança.

Para a criança nascida ou adotada a partir de 14.06.2007 a mãe terá direito ao benefício, mesmo estando desempregada. Para ter direito não pode ter havido perda de qualidade.  A segurada empregada terá seu benefício pago pela empresa que solicitará o ressarcimento à Previdência. No caso da segurada desempregada o pedido deve ser feito no INSS.

Duração do benefício

O benefício será pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. Se concedido antes do nascimento da criança, a comprovação será por atestado médico, se posterior ao parto, a prova será a Certidão de Nascimento. As seguradas desempregados só podem solicitar o benefício após o nascimento.

A duração do benefício será diferenciada nos casos especificados abaixo.

Nos abortos espontâneos ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), será pago o salário-maternidade por duas semanas.

A segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança, é devido salário-maternidade pelo prazo de 120 dias, desde que a criança tenha menos de 12 anos na data em que foi adotada.

No caso de adoção de mais de uma criança, simultaneamente, a segurada terá direito somente ao pagamento de um salário-maternidade, observando-se o direito segundo a idade da criança mais nova.

Carência exigida das seguradas para adquirir direito ao benefício:

- Para as seguradas empregadas e empregadas domésticas não há carência, o emprego tem que estar devidamente registrado antes da época do pardo ou adoção. As contribuintes individuais, facultativas e seguradas especiais, trabalhadoras rurais, terão que comprovar um mínimo de 10 meses de contribuição, ou atividade no caso das seguradas especiais, antes do pardo.

As mães adotivas, contribuintes individuais, facultativas e empregadas domésticas terão de pedir o benefício nas Agências da Previdência Social. O pedido deve ser agendado previamente pelo telefone 135 ou peso site da Previdência Social.

O valor da renda mensal é igual ao salário recebido na empresa ou no emprego doméstico. A segurada empregada recebe o benefício diretamente da empresa, não havendo nenhuma alteração em sua rotina, ou seja, no dia do parto ou do afastamento indicado pelo médico, a trabalhadora se afasta do trabalho e nos dias previstos para pagamento recebe seu salário normalmente.

No caso das mulheres contribuintes individuais ou facultativas tem a renda mensal fixada pela média das doze últimas contribuições calculadas em um período máximo de 15 meses anteriores a data inicial do benefício. Por isso a segurada desempregada pode vir a ter sua renda fixada no salário-mínimo caso não sejam encontradas contribuições nos últimos 15 meses, mesmo que tenha contribuições de valor maior em períodos anteriores.

A segurada que, por motivo de doença, estiver recebendo o benefício de auxílio-doença terá que requerer a cessação desse benefício para iniciar o benefício de salário-maternidade, como o início do salário-maternidade é sempre na data do parto pode ter que devolver valores que tenha recebido no auxílio-doença. A fórmula de cálculo do salário-maternidade é diferente do auxílio-doença e, por isso, a renda mensal pode ser diferente ao mudar de um para outro benefício.

Para maiores detalhes sobre o cálculo da renda leia:


Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário e faça sua pergunta que será respondida assim que for possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

362 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 362 de 362   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

Olá , trabalhei por 2 anos e 4 meses em uma empresa , e em março de 2012 , pedi contas , depois disso , não trabalhei mais , tenho uma bb de 11 meses , tenho direito há algo ? E quem tem aborto espontaneo tbm tem direito? Obrigada..

Consultor Previdenciário disse...

Lorena
Se seu filho nasceu até 15 de abril de 2013 teria direito.

Unknown disse...

minha mulher deu entrada no beneficio de salario maternidade dia 10/04/2015 e ate agora nao chegou a carta e nem apareceu o resultado no site,sabe me dizer se o inss tem a quantidade certa de dias para dar o resultado se foi negado ou liberado?Ou podem demorar o quanto quiserem?

Consultor Previdenciário disse...

Leandro
Não há prazo certo.

Unknown disse...

Catarino, Boa Tarde!
Resgatei a minha condição de assegurada do INSS (parei de contribuir como empregada em Agosto/2013) recolhendo como Facultativa à partir da Data-Base Novembro/2014, quitando todas as GPS até a data-base de Março/2015, mês do nascimento do meu filho.
Se eu deixar de contribuir, perco o direito ao benefício (auxílio maternidade)?
Considerando que no período de 15 meses anteriores ao nascimento do meu filho só realizei as referidas contribuições (em cima do salário mínimo), meu benefício será de um salário por mês com as devidas deduções do INSS?!

Consultor Previdenciário disse...

Elaine
Mantem o direito por 12 meses, a renda será igual ao mínimo.

ROCHA disse...

Roseane você tem direito sim ao auxilio maternidade, caso você já tenha trabalhado antes com carteira assinada. E as contribuições que você fez quando descobriu que estava grávida servirão para efeitos de carência, ou seja, para fechar a carência de 10 meses. Minha esposa passou por uma situação parecida, já havia mais de dois anos que não trabalhava com carteira assinada, quando descobriu que estava grávida ela fez quatro contribuições, mais ou menos 30% da carência de 10 meses, e teve direito ao benefício.

Unknown disse...

cristiana machado gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença tenho 9 anos de contribuição nunca usei fui demitida em janeiro desse ano e estou gravida de 3 meses e ando passando muito mau o que posso fazer

Rosana disse...

Olá gostaria de tirar uma dúvida. Eu sai do emprego em julho 2011 e ganhei neném em dezembro de 2013 tenho direito ao período de graça?

Consultor Previdenciário disse...

Não tem, pois a desempregada mantem o direito por 12 meses.

Consultor Previdenciário disse...

Cristiana
Tem que fazer o pedido, é o INSS quem vai dizer se tem ou não direito.

Unknown disse...

Olá meu nome é Suelen sou funcionária publica estou gravida de 8 meses e tenho uma filha com dois anos e meio tenho direito a receber o salario das duas?

Consultor Previdenciário disse...

Suelen
Tem que ver no órgão onde trabalha.

PriFS disse...

Olá sou funcionaria CLT e gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade? Se sim onde devo fazer a solicitação? Esse salário é um benefício além do salário mensal pago pela empresa?

Consultor Previdenciário disse...

Se trabalha empregada é a empresa que paga, na prática não muda nada apenas fica em casa por 120 dias e a empresa segue pagando, leia o artigo que tem mais detalhes.

PriFS disse...

Catarino, então só para ver se eu entendi, como sou CLT e a responsável pelo pagamento é a empresa, significa que o salário que vou receber mensalmente durante a minha licença é o salário maternidade por direito, certo? Não significa que além do salário mensal pago pela empresa, tenho direito a um outro valor que é o salario maternidade né? Obrigada

Consultor Previdenciário disse...

É isso, você fica em casa por 120 dias e continua recebendo da mesma forma que antes.

Marina disse...

Bom dia, Trabalho em um empresa meio expediente , estou gravida de 12 semanas vou receber da empresa o salario maternidade, e a tarde trabalho como domestica cada dia em casa diferente, se eu pagar o carne do INSS vou receber dois beneficios? estive lendo que tem carência de 10 meses posso pagar atrazado o carne?

Consultor Previdenciário disse...

Marina
Não pode pagar atrasados, nesse caso não tem como ter dois benefícios.

Unknown disse...

Catarino boa noite!
Tenho uma dúvida. Minha irmã está gravida de 2 meses e pagou o MEI durante o ano de 2013 e em Janeiro de 2014 ela deu a baixa no mesmo. Gostaria de saber se ela ativando o MEI e pagando as contribuições retroativas de 2014 e 2015 quando o bebê nascer em Março de 2016 ela terá direito ao auxilio maternidade.

Consultor Previdenciário disse...

Fabiana
Pode contribuir da forma que quiser, só não pode pagar tempos passados.

arte doce bolos decorados disse...

Bom dia Catarino eu sou MEI desde 2013 mas estou em atrazo meu bb vai nascer em novembro se eu pagar minhas parcelas atrasadas e pagr os meses de setembro outubro e novembro em dia eu tenho direito?

Consultor Previdenciário disse...

Se já pagou antes um mínimo de 10 meses, pode pagar agosto, setembro e outubro, pois o mês que a criança nascer não conta.

Unknown disse...

trabalheu de carteira assinada de18/02/11 a 05/02/13 apos de10/03/14 a 21/07/14, e paguei o inss pelo bolsa familia de março a abril de 2015 e registrei firma em abril de2015 e continuo pagando quero saber se terei direito ao salario maternidade uma vez que estou gravida e vou ganhar nenem no fim de novembro de 2015?

Consultor Previdenciário disse...

Se esta pagando deverá ter direito, só não sei o que é pagar pelo bolsa família.

Unknown disse...

Ola boa noite !
Mim chamo Laine
Trabalhei com registro entre o mês de 06/2012 a 01/2013 resebi o seguro desemprego nos meses de 03/04/05 de 2013 fiquei gravida no mês 10/2014 e não contribuir mais com o INSS tive meu bebe em 26/07/2015 sera que tenho direito ao salario maternidade ? Ou se algum dia eu trabalhar registrada novamente posso dar entrada no salario ate minha filha comentar 05 anos ?
Éo seguro desemprego conta para o INSS ??

Unknown disse...

Olá meu nome é Daiane. Tenho 12 parcelas pagas do inss no boleto como autonoma. Comecei pgar no mes 08 de 2014. Mas fiquei 11 meses sem pgar. Me falaram p pgar a do mes 08 desse ano de 2015 p nao completar um ano sem pagar e perder o beneficio. Gostaria de saber se terei msm direito, e se para receber salario maternidade terei de pgar os atrasados quando o bebe nascer. Obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Daiane
Se tiver direito não terá que pagar nada.

Consultor Previdenciário disse...

Laine
Pelo que diz terá direito.

Unknown disse...

Olá, tive meu filho em março de 2011- estava empregada desde 1999, porém não recebi da empresa na epoca e a empresa veio a fechar em novembro de 2011- tenho direito ao beneficio?

Unknown disse...

Sr. Catarino fui demitida em 04/04/2011 recebi seguro desemprego minha filha nasceu em 03/04/2012 e nao sabiaque tinha direito ao auxilio maternidade como desempregada . Hoje minha filha esta com 3 anos e 5 meses se der entrada no inss ainda consigo receber esse dinheiro? Ainda estou desempregada.

Unknown disse...

Olá! Parei de pagar o INSS a dois anos (contribuinte individual). estou gravida de 6 semanas. Se eu voltar a pagar recebo o auxilio maternidade quando o bebê nascer?

Consultor Previdenciário disse...

Kelly
Se conseguir pagar três o mias contribuições de forma que some 10 antes da criança nascer terá dirieto.

Consultor Previdenciário disse...

Marcia
Pelo que diz tem direito

Consultor Previdenciário disse...

Kelly
Não entendi, estava desempregada ou empregada? Se estava desempregada desde 1999 não tinha direito em 2011.

RSP disse...

Uma amiga esta com o seguinte problema. Sua filha nasceu no dia 05/03 e a sua 10ª contribuição foi paga em 15/03. O INSS negou o beneficio, adianta ela recorrer?

Consultor Previdenciário disse...

Para ela recorrer tem que provar que o INSS errou, se tem como fazer isso pode recorrer.

Unknown disse...

Ola meu nome é Camila,queria tirar uma duvida estou gravida de 2 meses e sou autônoma eu posso começar a pagar agora o INSS para poder receber o auxilio maternidade? como esto de 2 meses tem possibilidade de eu pagar uns 2 ou 3 meses de uma vez para q antes do bb nascer eu tenha 10 meses de contribuição?

Consultor Previdenciário disse...

Camila
Se nunca contribuiu antes não tem o que fazer, leia o artigo que tem mais detalhes.

fernanda disse...

Olá, meu nome é Fernanda, sou studante e estou grávida de três meses, nunca contribui para a previdência. Gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade caso eu pague os valores referentes a 10 meses anteriores ao parto tudo de uma vez? Desde já obrigada.

Consultor Previdenciário disse...

Fernanda
Se nunca pagou não tem que o faça agora para ter direito.

Unknown disse...

Ola, fui funcionaria em contrato temporario do estado em 2013 e 2014 me desliguei em setembro de 2015onde contibui com o inss, entrei numa empresa em fevereiro de 2015 onde fiquei 3 meses contribuindo e sai em agosto entrei em outra empresa onde fui demitida por justa causa com 3 meses tbm já estando gravida de 4 meses tenho direito ao auxilio ou devo continuar agando

Consultor Previdenciário disse...

Pelo que diz vai ter direito, não precisa fazer novas contribuições.

Unknown disse...

Estou grávida de 33semanas e eu contribuir seis meses e faz seis meses que eu sai do emprego e eetou desempreda eu tenho direto.ouvir dizer que mesmo pedindo demissão tem carência de um ano desta tada que saiu do serviço
Sem mas obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Crislaine
Mantém o direito por 12 meses a contar do mês seguinte ao que saiu do emprego.

Unknown disse...

Olá , me chamo Vanessa ,minha demissão foi 22/02/2010 e tive meu filho 15/11/2010 dei entrada no salário maternidade agora 15/10/2015 foi concedido, só tenho uma dúvida sobre o valor que vou receber, vou receber o salário mínimo de 2015 ou de 2010 que foi o ano do meu último registro em carteira?

Consultor Previdenciário disse...

Vanessa
Vai receber o salário da época, porém os valores serão reajustados.

Unknown disse...

Obrigada pela resposta.

Unknown disse...

Oi tudo bem me chamo Vânia se eu começar esse mês pagar autônomo o inss eu consigo o benefício

Consultor Previdenciário disse...

Vania
Informações insuficientes.

Unknown disse...

Olá trabalhei de carteira assinada de 2011 à 2012, estou de dois neses, se eu começar a pagar como autônomo terei direito ao auxílio maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Ester
Sim, tem que pagar ao menos 3 meses sem atraso e antes do mês que a criança nascer.

Unknown disse...

Fiz acordo com minha empresa e sai no dia 26/09/2013 depois disso peguei 4meses de seguro,no dia 07/04/20 15 ganhei minha bb mas depois dessa data que sai do emprego não trabalhei mais de carteira assinada tenho direito de ganhar o auxílio maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Andreza
Porque não fez o pedido quando a criança nasceu ou se fez porque foi negado. Pelo que diz teria direito.

Patricia disse...

Olá, fui registrada em carteira até 06/02/14, saí por aprovação em concurso público e não tive mais registro em carteira. Meu bebê nasceu em 17/02/15, queria saber se tenho direito ao salário-maternidade referente ao tempo contribuído, mesmo atuando como servidora pública?

Consultor Previdenciário disse...

Patricia
Pelo que diz terá direito no INSS, mas tem que comprovar que pediu demissão.
Portal do Conhecimento Previdenciário

Unknown disse...

Olá Catarino Alves, boa noite!

Sou MEI e contribuo desde ABR/2014, em alguns meses paguei com alguns dias de atraso, tenho visto em algumas reportagens que é necessário ter 10 contribuições consecutivas pagas em dia, essa informação procede? Meu bebê nasceu em setembro desse ano.

Desde já agradeço,

Luciana Moura

Shen disse...

Bom tarde. Estou grávida de 8 meses e há um ano trabalho como autónoma em uma empresa que paga Inss mensalmente. Mas antes, por algum tempo eu era MEI, mas não sou mais, porém ficaram alguns débitos referente às guias DAS sem pagar. Isso pode interferir no meu salário maternidade quando for dar entrada? Obrigada.

Consultor Previdenciário disse...

Luciana
Se pagou a primeira em dia e depois atrasou algumas terá direito.
Portal do Conhecimento Previdenciário

Consultor Previdenciário disse...

Se quando a criança nascer tiver 10 meses pagos terá direito.
Portal do Conhecimento Previdenciário

Unknown disse...

Estou grávida de um mês, tenho 39 anos e pago o INSS a mais de 20 anos. Atualmente ca empresa que eu trabalho paga sobre um salário. Posso começar a pagar sobre mais de um salário e receber mais de um salário quando a criança nascer?

Unknown disse...

Olá..
Eu trabalhei nos últimos 3 meses de 2014 e estou ate hj sem registo mas comecei a contribuir com o inss como autônoma em Setembro de 2015 descubri que estou grávida de 4 meses.eu tenho direito ao salário maternidade.
Desde de já obrigado

Consultor Previdenciário disse...

Thays
Se pagou setembro sem atraso pode seguir pagando que terá direito, tem que ter 3 pagas antes da criança nascer.
O INSS e os Tipos de Aposentadorias

Consultor Previdenciário disse...

Cris
O benefício é pago pela empresa, para receber de outra categoria precisa ter 10 meses pagos, sem atraso, e como já está grávida isso é impossível
O INSS e os Tipos de Aposentadorias

Unknown disse...

Bom dia!!
Estou desempregada, e meu bebê nasceu em 08/07/2015, fiz o pedido de licença maternidade em 23/10/2015, pois ainda estava no período de carência do meu último emprego . Meu benéfico foi concedido, ainda no recebe nenhuma mesalidade. Agora apareceu uma oportunidade de trabalho de carteira assinada. Minha dúvida é: Se eu assinar a carteira pergo o benefício? Sendo que meu bebê já tem 4 meses e só consegui o benefício agora.

Consultor Previdenciário disse...

Angelica
Conte 120 dias a contar do dia que a criança nasceu e poderá trabalhar normalmente após esse prazo.

Shen disse...

Obrigada.

Unknown disse...

Boa tarde,
Sou funcionária pública municipal e gostaria de saber se tenho direito ao benefício já que o regimento no meu caso é estatutário e não CLT. Já procurei o RH da prefeitura mas eles não tem conhecimento sobre esse benefício.

Consultor Previdenciário disse...

Giulianna
Tem direito sim, eles devem estar brincando quando dizem que não sabem.
O Cálculo da renda mensal dos benefícios do INSS

Unknown disse...

Estava trabalhando com carteira assinado quando engravidei, tirei licença maternidade e posterior a isso fiz um acordo com a empresa para me mandar embora. Gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade.

Consultor Previdenciário disse...

Gioconda
Não entendi, diz que recebeu da empresa a licença maternidade e pergunta se tem direito, como assim?

Lolo disse...

boa tarde, fiquei sabendo pelas redes sociais que mães que estão desempregadas tem o direito ao salario-maternidade.No meu caso, trabalhei com carteira assinada por 2 anos e 3 meses, fui demitida e 9 meses depois engravidei. Hoje minha filha ja tem 4 anos, me disseram que tenho como receber tudo de uma vez agora. A informação procede?

Consultor Previdenciário disse...

Lolo
Se ficou mais de 12 meses sem pagar depois que saiu do emprego perdeu o direito, mas pode ir ao INSS e ver sua situação.

Edson Santos disse...

Olá bom dia nossa filha tem 1 ano ,trabalho a mais de 5 anos no mesmo lugar ,ou seja minha contribuição está em dia ,tenho direito ao salario maternidade.???

Consultor Previdenciário disse...

Edson
Sua pergunta é estranha, pois somente as mulheres recebem salário-maternidade e é mãe quem tem que estar empregada para receber.

Unknown disse...

Goataria de saber no caso a pessoa ter cadastro no MEI mas não pode receber o seguro pelo MEI por estar sem pagar a muitos anos, se ela tiver contribuido mais de dez meses com a previdência tudo certinho ela consegue receber o auxílio maternidade pelo INSS?

Consultor Previdenciário disse...

Carlin
Que seguro é esse?

Unknown disse...

Boa tarde, Catarino!

Fui desligada da empresa na qual eu trabalhei do dia 05/07/2013 até 12/04/2015.

Dei entrada no seguro desemprego final do mês 6 (Junho)..
Foi concedido 5 parcelas, a última recebo agora dia 26/12/2015.

Sendo que, dia 08/12/2015 eu descobri que estou gravida e já entrei no 4° mês de gestação.
Minha gravidez é de alto risco, tenho que ficar de repouso absoluto.

Eu posso dar entrada no INSS para receber auxílio-doença?

Consultor Previdenciário disse...

Jennifer
Tem direito sim, mantém por 24 meses.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Liz. Sou contribuinte facultativa. Em agosto completo os 10 meses de carência preciso para solicitar o auxílio maternidade. No mesmo mês previsto para o nascimento do meu filho. Sendo que o vencimento é dia 15 e a data prevista para o nascimento é em torno do primeiro dia do mês. Tenho direito ao benefício?

Consultor Previdenciário disse...

Liz
Não tenho como saber, mas para ter direito precisa ter 10 meses pagos sem contar o mês que a criança nascer.

Unknown disse...

Boa tarde meu caso e diferente eu entrei na empresa em 2013 em gravide em 2014 depois da licença maternidade fui manda em bora queria saber se eu tenho direito

Consultor Previdenciário disse...

Luciana
Direito a que se diz que foi demitida depois da licença.

Unknown disse...

Eu que sou di menor.. eu posso receber Auxílio maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Francine
Vá ao INSS ver sua situação.

Unknown disse...

Boa tarde, por favor, gostaria de tirar uma dúvida: Trabalhei até fevereiro de 2014, minha filha nasceu em julho do mesmo ano e recebi auxilio maternidade do inss. Estou gravida novamente e a previsão do nascimento é julho, comecei a pagar inss agora em janeiro como facultativa, preciso esperar completar 10 meses (em outubro) de contribuição para dar entrada no novo auxilio, neste caso meu filho estará com 3 meses?

Consultor Previdenciário disse...

Nathali
No seu caso terá que ter ao menos 3 parcelas pagas, antes do mês que a criança nascer, inclusive não pode pagar do mês que a criança nascer em diante.
Doar é Participar, Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal

Unknown disse...

Bom dia,meu nome e Bruna. No mês de fevereiro fazem dez meses que pago o INSS como MEI,E EM FEVEREIRO está previsto o nascimento do meu bebê. Tenho no direito de receber o salário maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Bruna
No mês que a criança nascer não pode pagar, se nascer em fevereiro não pode pagar esse mês e para ter direito tem que ter 10 meses pagos.
Doar é Participar, Faça uma DOAÇÃO e Ajude a manter este Portal

Unknown disse...

Ola tenho uma pergunta,minha irma foi contratada pela prefeitura por dois meses,ela ja estava gravida,o filho esta com 3 meses agora,ela tem direito ao salario maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Joyce
Porque a empresa não pagou se estava empregada, tem que ver no INSS.

Unknown disse...

Boa tarde meu nome é Priscila estou grávida de 3 meses e quero começar a pagar inss(autônomo)e pelo que eu li preciso ter contribuído pelo menos 10 meses se eu antecipar as parcelas eu consigo o auxílio maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Priscila
Não tem como, só pagando sem atraso.

Unknown disse...

Ola me chamo Renata tive meu filho em dezembro mas nao sabia e fiz o pagamento competente ao mes de janeiro vou perder o direito do beneficio por ter contribuido?

Consultor Previdenciário disse...

Renata
Sim, é como se voltasse ao trabalho.

Unknown disse...

Ola me chamo Bruna
sempre trabalhei registrada e fui demitida em novembro 2014 e em julho de 2015 descobri minha gravidez e por medo de nao receber meu aux maternidade acabei pagando meu inss por conta tenho ao todo 8 pagas e agora nao tenho dinheiro pra pagar as duas que da 10 parcelas... vou gangar agora em marco 2016 sera que vou ter direito ou nao... como sempre fui registrada...desde ja agradeço

Consultor Previdenciário disse...

Bruna
Pelo que diz tem direito.

Unknown disse...

Boa noite tenho uma duvida tenho 3anos que estou desempregada e no último emprego foi em 2014 e eu fiquei 3 meses e contribui com inss fora que um ano antes tinha contribuido com inss durante 1e 9 meses e agora descobri que estou gravida de um mês e 13 dias se eu começar a pagar agora como autônoma terei direitoa salario maternidade tenho como recorrer ao salario maternidade ..
obrigado desde ja ..

Consultor Previdenciário disse...

Fran
Sim, se voltar a contribuir terá direito. Leia o artigo que tem mais detalhes.

Unknown disse...

Gostaria de saber se a mulher aposentada que continua trabalhando e engravida, a mesma terá direito a salário maternidade e licença maternidade? E porque?

Consultor Previdenciário disse...

Mariane
Tem direito sim, porque consta em lei.

Unknown disse...

Senhor consultor sou funcionária pública do Estado mas ja trabalhei de carteira assinada por vários anos e contribui 4 meses antes do nascimento da criança silicitei o benefício e foi indeferido. neste caso cabe recurso???

Consultor Previdenciário disse...

REnata
Não tenho como analisar seu caso, mas se acredita que tem direito sempre pode entrar com recurso. Veja o artigo que trata do direito de quem está desempregado ou sem contribuir e terá mais detalhes sobre esse assunto.

Ana disse...

Ola minha duvida e a seguinte, fiquei registrada ate mes 12 de 2014 paguei o MEI mes 01 e 03 o mes 02 e 04 vim pagar so agora em 2016 mes Janeiro meu bebe nasceu em 06/02 tenho direito ao aux maternidade?

Unknown disse...

eu fis meu salario matenidade rural com inicio 12/11/2015 e vo receber dia 22/03/2016 eu resebo os 4 meis de uma veis so meu nome francielle

Consultor Previdenciário disse...

Ana
Não tenho como ver o seu caso, a melhor opção é ir ao INSS ver sua situação e o que pode fazer.

Consultor Previdenciário disse...

Jose
Sim recebe tudo junto.

Unknown disse...

Quando minha esposa começou a pagar ja estava com 1 mes de gravidez porem não sabia, no dia que minha filha nasceu tinha pago 8x hoje ja pagou 14 ela tem direito ou nao?

Consultor Previdenciário disse...

Alexandre
Se nunca pagou na vida, não tem direito, pois para ter teria que ter pago 10 meses antes do mês que a criança nasceu.

jordana disse...

Ola, eu sou Microempreendedor Individual MEI
Pagueias duas primeiras parcelas sem atrasos
Porem as outras doze eu paguei em atraso com multas
Agora estou pagando em dia novamente
Vou ganhar bebe mês que vem e gostaria de saber se essas que eu paguei em atraso
Vai contar como a carência exigidas para dar entrada no salario maternidade

Consultor Previdenciário disse...

Jordana
Não dá para fazer uma análise, mas pelo que diz é provável que não tenha direito, mas tem que ver o que o INSS tem sobre isso.

Unknown disse...

Ola tenho 4 meses de contribuição e agora estou gravida queria saber se eu posso pagar para dar os 10 meses que precisa para eu ter direito a licença ou se não pode . Meu nome é Monique

Consultor Previdenciário disse...

Monique
Se pagou as 4 parcelas antes de ficar grávida de forma que consiga pagar mais 6 antes do mês que a criança nascer poderá ter direito.

Unknown disse...

Me chamo Edilene, e comecei a contribuir com INSS durante a gestação, 5 contribuições com atraso quando meu filho nascer terei realizado 12 contribuições, só q nunca havia contribuído antes com o INSS,VC acha q tenho direito ao benefício?

Unknown disse...

Ola,sai do emprego em outubro2015 fui embora pra outra cidade,descobri q estava gravida de 2 meses,meu bebe nasce em julho tenho direito ao salario maternidade??

Consultor Previdenciário disse...

Sasá
Se saiu em outubro de 2015 terá direito, pois mantém a condição de segurada até outubro.

Quero Doar R$ 20,00

Consultor Previdenciário disse...

Edilene
Não vai ter direito, pois precisa ter 10 meses pagos sem atraso e antes do mês que a criança nascer.
Quero Doar R$ 20,00

Unknown disse...

Olá gostaria de saber. Pois dei entrada no salario maternidade dia 15 de março de 2016 dai pesquisei no site da previdência meu beneficio de cessado. Mas olhei no extrato do salario. Vi q o benefício estava disponível para o dia 5 de abril de 2016 a 31 de maio. Enfim fiquei sem entender.
A carta ainda não chegou o q eu fqço?
Obrigado Aline

Consultor Previdenciário disse...

Aline]
Espera a carta chegar ou vai ao INSS e pede informação.

Quero Doar R$ 20,00

Unknown disse...

Ola Catarino,tenho uma duvida e se vc puder ne ajude
Estou de lucença maternidade como contribuinte individual,e passei em um concurso puvlico ano passado,me chamaram essa semana pra tomar posse.
Como fica minha situaçao? Vou poder receber pelos dois? Ou nao,tive neu filho dia 18/02 e fui convocada dia 31/03. Desde ja agradeço a atençao.

Consultor Previdenciário disse...

Ricardo
Terá que ir ao INSS e pedir a cessação do benefício com data de um dia antes daquele que for entrar em exercício. Lembre-se que tentar enganar a Previdência é crime e pode perder o cargo público.
Quero Doar R$ 20,00

Unknown disse...

Olá estou com dúvida, estou grávida de 37 semanas ganho esse mês e desde 2011 que não contribuo com inss, gostaria de saber se tenho direito ao salário maternidade, caso eu pague as parcelas atrasadas do carne...detalhe tive filho em 2012 e recebi o salário maternidade.

Consultor Previdenciário disse...

Lito
Pelo que diz não tem direito e não tem como pagar atrasado.
QUERO DOAR R$ 20,00

Unknown disse...

ola me tira uma duvida eu comecei a trabalhar no dia 10 de maio de 2015 pedi pra sair e sai no dia 10 de setembro de 2015 fiz simulacao e deu apenas 6 meses de contribuicao e um dia estou gestante hj 14 de abril de 2016 ainda mantenho qualidade de segurada eu contribuiir os 6 meses e um dia que consta na simulacao .eles me imformaram na agencia que tinha que contribuir mais 4 para ter direito meu filho pode nascer ate dia 10 de junho eu paguei contribuir com inss ja esse mes de marco ,agora abril,maio so que em junho dia 1 pago a ultima tenho direito se ja tiver contribuido com o inss um dia antes dele nascer?danielle

Consultor Previdenciário disse...

Danielle
Se saiu do emprego em maio de 2015 terá direito se a criança nascer em junho/2016.

QUERO DOAR R$ 10,00

Unknown disse...

Oii..olha paguei so 7 meses de inss quando trabalhava.. O otimo pagamento foi em.novembro 2014...e tem q pagar 10 meses.. E eu estou de 8 meses de gravida....gostaria de saber Se eu pagar os 3 meses q falta ontes da bebe nascer de uma vez terei direito ao salario maternidade..

Consultor Previdenciário disse...

Lavinha
Os pagamentos não podem ser em atraso, assim não terá tempo para recolher a contribuição as 3 contribuições em meses anteriores ao que a criança nascer.
QUERO DOAR R$ 10,00

Unknown disse...

Oi meu nome e juliana trabalhei por 6meses de 12/2012-05/213 estou gravida de 5semanas se eu começar a contribuir agora e pagar os meses que passaram tenho direito ao aux maternidade ? desde ja agradeço

Consultor Previdenciário disse...

Juliana
Se conseguir pagar três parcelas, sem atraso e antes do mês que a criança nascer, recuperará o direito.
QUERO DOAR R$ 10,00

Unknown disse...

Boa noite tenho uma dúvida gostaria q vc me ajudasse eu trabalhei 11 meses no período de 01/04/10 a 12/03/11 e mais 4 meses do mês de abril a agosto de 2013 depois contribui como baixa renda os meses de dez jan e fev e o meu pedido foi negado por falta de nao ter trabalhado os dez meses eu não entendi o pq se tenho ao total 15 meses de carteira assinada e mais três pagos como dona de casa vc poderia me explicar pq foi negado esqueci de dizer q o BB nasceu em fev de 2016

Consultor Previdenciário disse...

Maria
Veja qual foi o último mês que pagou some 12 meses e veja se resultou um mês anterior ao que a criança nasceu, se for isso terá direito.

Unknown disse...


Me explique o pq de apenas 3parcelas se o direito e pagar 10 parcelas e eu so tenho 6meses de contribuiçao? e essa diferença de anos sem contribuir nao dara problemas ?pois minha ultima contribuiçao foi a 3 anos ? Agradeço desde ja!

Consultor Previdenciário disse...

Juliana
Por que é o que consta na norma, para sua tranquilidade a melhor opção é ir ao INSS e se informar.

Unknown disse...

Obrigada

Unknown disse...

Catarino boa noite, por favor me tire uma duvida,faço minha contribuição via pro labore e sou eu quem cuida da ADM da empresa, por problemas da gravidez, acabei me ausentando dos cuidados e acabou atrasando uns pagamentos, acabei perdendo o bebê mas, como já estava de 6 meses poderia dar entrada na licença, paguei 3 guias em atraso, contribuo desde maio de 2013 por causa desses atrasos perderei o benefício? Obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Juliana
Quem paga a licença é a empresa, tem direito é só ver com seu médico.

Unknown disse...

Catarino boa noite, por favor me tire uma duvida,faço minha contribuição via pro labore e sou eu quem cuida da ADM da empresa, por problemas da gravidez, acabei me ausentando dos cuidados e acabou atrasando uns pagamentos, acabei perdendo o bebê mas, como já estava de 6 meses poderia dar entrada na licença, paguei 3 guias em atraso, contribuo desde maio de 2013 por causa desses atrasos perderei o benefício? Obrigada

Consultor Previdenciário disse...

Juliana
Quem paga o benefício é a empresa, é só apresentar o atestado do médico e entrar em licença. Leia o artigo que tem mais detalhes.

Unknown disse...

BOA NOITE TENHO UMA FILHA QUE NASCEU EM 28/06/2014 E TRABALHEI NA PREFEITURA EM 2012 DURANTE SETE MESES E EM 2015 DEZ MESES ,EU TENHO DIREITO AO SALÁRIO MATERNIDADE DO INSS?

Consultor Previdenciário disse...

Bruna
Se a criança nasceu em 2014 o que pago em 2015 não vale, assim não tem direito.
VOU DOAR R$ 10,00

Unknown disse...

BOA TARDE EU TRABALHEI REGISTRADA POR 8 MESES SAI EM NOVEMBRO DE 2005 EM JANEIRO ENGRAVIDEI E MINHA FILHA NASCEU EM SETEMBRO DE 2006 NAO RECEBI SALARIO MATERNIDADE NA EPOCA NAO SABIA QUE TINHA DIREITO E AGORA CONSIGO RECEBER SE EU FOR ATRAZ

Consultor Previdenciário disse...

Não tem direito, leia o artigo que tem detalhes.

Akira - Blog disse...

Bom dia Catarino, a minha filha nasceu em 30/12/2015 mas só consegui agendar no INSS em Abr/16. Recentemente foi concedido o benefício do salário maternidade, mas só a primeira das quatro parcelas. Como a data de nascimento se refere a dez/15, o benefício não deveria ser pago em sua integralidade (Jan/Fev/Mar/Abr)?

Consultor Previdenciário disse...

Akira
O valor deve ter incluído todas as parcelas.

VOU FAZER UMA DOAÇÃO

Unknown disse...

Depois que entreguei os documentos e fiz a entrevista , quanto tempo demora para o inss conceder o beneficio ? Dei entrada no dia 10/04/2016 e ja faz mais de 1 mes e nada.

Consultor Previdenciário disse...

Rodrigo
Não há prazo certo.

TRABALHO VOLUNTÁRIO MERECE INCENTIVO

Unknown disse...

Olá, perdi a qualidade de segurada no final de 2015, liguei no 135 e me pediram para fazer 3 contribuições sem atraso um por mês para voltar a ser segurada, minha dúvida é porque completo 3 meses de contribuição em junho e acredito que pelo sinais meu bebê vai nascer justamente no final de junho! A data prevista do parto é depois do vencimento da 3 parcela, terei direito ao auxílio normalmente?!

Consultor Previdenciário disse...

Stella
Se a criança nascer no mês 06/2016 só terá direito caso tenha pago 3 meses anteriores a esse, ou seja, as competências, 05, 04 e 03/2016.

Unknown disse...

Em Novembro de 2013 ganhei a conta. Recebi seguro por 5 meses. Em 2014 me cadastrei no MEI. Mas nunca recebi o boleto para pagar INSS. Meu bebê nasceu em Março deste ano. Posso conseguir desde o primeiro e pagar? Consequentemente, poderei receber auxilio maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Patrícia
Manteve o direito até dezembro de 2015, depois disso se não pagou não tem mais direito.

deizyelle disse...

Boa noite trabalhei do mês de maio de2014 até dezembro de 2014 e recebi 4 parcelas de seguro desemprego que foi até abril de 2015 minha bebé nasceu dia 11 de março de 2016 tenho direito ao salário maternidade?

Consultor Previdenciário disse...

Deizy
Pelo que diz tinha direito, por que não pediu?

TRABALHO VOLUNTÁRIO MERECE INCENTIVO

Unknown disse...

Ola Sr Catarino, tenho uma dúvida sei que mesmo desempregada tenho direito a licença maternidade a dúvida é? Pra ter esse direito posso teria que ter trabalhado quanto tempo de carteira assinada?

Consultor Previdenciário disse...

Amanda
O tempo que trabalhou não importa, desde que a criança nasça antes de ter passado 12 meses da data em que saiu do emprego.

TRABALHO VOLUNTÁRIO MERECE INCENTIVO

Unknown disse...

To com 3 mese de gestacao...vou ganhar bebe daqui 7meses porem vou comecar contribuir agora...vou pagar adiantado antes do bebe nascer...tem direito ao salario maternidade

Consultor Previdenciário disse...

Carol
Se nunca contribuiu antes não vai adiantar começar agora, pois para ter direito precisa 10 meses pagos antes da criança nascer.

deizyelle disse...

Oi dei entrada no dia 12 de abril hj fez 45 dias e não liberou ainda

Consultor Previdenciário disse...

Deizy
Procure o INSS, pois somente eles podem saber o que houve.
VOU FAZER UMA DOAÇÃO

Unknown disse...

BOA NOITE IREI NO INSS TENTAR RECEBER O SALARIO MATERNIDADE DA MINHA FILHA VISTO QUE =,ELA NASCEU EM 2014 E EU TRABALHEI NA PREFEITURA EM 2012 E 2015 SERÁ QUE EU CONSIGO.

Consultor Previdenciário disse...

Bruna
Isso eu não tenho como saber.

deizyelle disse...

Oi meu benefício do salário maternidade foi concedido hj mais fui no banco sacar eles falaram que depois de concedido eles tem 30 dias pra pagar a primeira parcela

Consultor Previdenciário disse...

Deizy
É verdade, o primeiro crédito demora um tempo mínimo de 15 dias.

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 362 de 362   Recentes› Mais recentes»