QUERO DOAR R$ 20,00

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

// // Leave a Comment

Você já foi ao INSS saber sua situação quanto aos vínculos e contribuições?

Contribuições, Segurados, CNIS, INSS, Previdência Social

Todo cidadão que possui vínculo com a Previdência Social, tanto como empregado como contribuinte individual ou facultativo, precisa, de tempos em tempos, ir ao INSS e ver sua situação quando aos vínculos e contribuições.

A maioria dos segurados do INSS só pensa em sua situação quando necessita de um benefício. O ideal é ir ao INSS e pedir um extrato de vínculos e contribuições, esse extrato só é entregue ao próprio segurado ou a um procurador ou representante legal devidamente documentado. É possível tirar pela internet, mas antes o segurado terá que ir a uma agência do INSS para cadastrar uma senha de acesso.

O que fazer com o extrato? Com o extrato em mãos é importante conferir se todos os vínculos que tem anotado em sua CTPS constam nos registros do INSS, confira a data inicial e final. Se houver divergência terá que agendar um atendimento para acertar os vínculos que encontrar com erro. É importante conferir se as contribuições feitas também constam no relatório.

Para fins de benefício o mais importante é que o vínculo, emprego, tenha sido registrado corretamente no INSS, porém, se a renda mensal for maior que o mínimo e a empresa não estiver fazendo os recolhimentos, o INSS irá considerar como valor mínimo e o valor que o segurado irá receber em algum benefício será menor, pois o que vale é o valor contribuído e não o que consta na CTPS.

Caso verifique que o emprego atual não consta no extrato é porque a empresa não fez o registro e, nesse caso, deve procurar os representantes para que façam o acerto para não vir a ter um pedido de benefício negado.

Em resumo: solicite um extrato de vínculos e contribuições no INSS, confira com seus documentos, CTPS e Carnês, e em caso de divergências solicite o acerto no INSS ou na empresa, caso o erro seja no seu emprego atual.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor

Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

0 comentários: