Encontre resposta, de forma instantânea, para o que procura digitando sua dúvida na caixa de buscas abaixo:

sábado, 23 de novembro de 2013

Como consultar, pela internet, se um benefício do INSS foi concedido.

Benefícios, INSS, Previdência, Consulta pela Internet

Quando um segurado do INSS requer um benefício, principalmente o auxílio-doença, fica ansioso para saber se foi concedido e quando vai poder receber a primeira parcela. Normalmente o resultado sai 10 dias após a perícia feita, no caso do auxílio doença, nos outros benefícios o resultado sai em 15 dias, isso se no dia do atendimento não ficou nenhuma pendência, quando isso ocorre é dado uma carta de exigência.

Para saber a situação de um benefício, sem ter que ir até o INSS, é só acessar a internet, no site da Previdência, e fazer a consulta. O dado mais importante para que a consulta se realize é o número do benefício, por isso é importante que seja anotado no momento do atendimento. Os outros dados que precisam ser preenchidos no formulário apresentado no site da Previdência são: data de nascimento, nome completo do segurado e o CPF. As letras que aparecem na imagem de confirmação precisam ser digitadas na mesma forma que se apresentam, com maiúsculas e minúsculas.

Na figura abaixo há uma demonstração da tela inicial que aparecerá, clique na imagem e será direcionado ao site. Preencha os dados e terá sua resposta de forma simples, rápida e sem sair de casa. Se não aparecer o resultado é provável que anda não tenha sido concedido, nesse caso terá que ver em uma agência do INSS o que houve.


Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.



Se gostou do post subscreva nosso FEED
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check


Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

35 comentários:

Lucas Damaceno disse...

Olá, Consultei o Benefício para ver se estou aposentado. Apareceu no resultado Beneficio Habilitado. Queria saber o que quer dizer Beneficio Habilitado ?? Já estou Aposentado ??


Aguardo resposta!

Catarino Alves disse...

Lucas
Isso significa que você, ou alguém em seu nome, foi até o INSS e habilitou-se(fez um pedido) de benefício e esse pedido encontra-se registrado, quando for concedido receberá uma carta comunicando ou aparecerá os dados na consulta.

josiane gonçalves disse...

OI, TD BEM?. EU GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO VER PELA INTERNET, POR QUANTO TEMPO O BENEFICIO FOI CONCEDIDO? COMO EU FAÇO PARA VER?

Catarino Alves disse...

Josiane
Você pode tirar uma carta de concessão, veja neste link:http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/concal/

Gilberto Muay disse...

Entrei com aposentadoria especial em 14/10/2013. Nas consultas que faço, aparecia em analise, agora aparece Beneficio Habilitado. A minha pergunta é: pelo tempo é possível sair logo o beneficio e cedido ou mesmo com todo este tempo pode ser negado ?

Catarino Alves disse...

Gilberto
Isso só o INSS poderá dizer, tanto pode ser concedido como ser negado, o tempo parado não ajuda em nada.

Raquel Escher disse...

Boa tarde, meu benefício Bpc Loas foi aprovado pela junta de recursos do inss e a agência recebeu um oficio em 19/12/2013 para cumprimento... quanto tempo leva até que eu comece a receber? Já estive na ag. duas vzs e eles pedem para esperar em casa e até agora não recebi nenhuma carta, estou muito angustiada.
Obrigada,
Angela

Catarino Alves disse...

Raquel, o prazo é de 30 dias para que seja cumprido pela agência, caso não tenham entrado com recurso contra a decisão da junta, mas prazo no INSS não é muito levado a sério.

Vani disse...

Meu benefício passo de segurado pra habilitado , o que significa esses dois status ? E qual é statu q constará se meu benefício for aprovado ou negado ? Obrigada !

Catarino Alves disse...

Vani
Quando estiver concluída a análise do INSS deve aparecer como concedido ou indeferido.

CLÁUDIA SAMORA disse...

Dei entrada na aposentadoria pela tabela progressiva, e o INSS me deu uma carta de exigencias que não consegui cumprir, o que acontece agora ?

Catarino Alves disse...

Claudia
O seu pedido vai ser negado por não cumprimento de exigência.

Lucas Evangelista Sousa Neto disse...

Como eu sei por quanto foi concedido o auxilio doença previdenciário

Catarino Alves disse...

Lucas.
Nesse caso você tem que tirar a carta de concessão, nela consta o valor e demais dados, veja em http://www.consultor-online.com/2010/10/carta-de-concessao-de-beneficios-do.html

Gilberto Muay disse...

Dei entrada com aposentadoria especial em 14/10/2014, aparece como situação habilitado, Aproximadamente quanto tempo eu vou ter uma resposta de concedido ou negado ? no INSS me falaram que seria de 45 dias uteis, é normal esta demora ?

Catarino Alves disse...

Gilberto
A aposentadoria especial só é concedida depois que a perícia médica examina todos os vínculos para ver se realmente são especiais e isso é bem demorado, mas você pode ir na agência onde fez o pedido para saber do andamento.

bruna cardoso disse...

o meu esta aparecendo dados informados são divergentes.
qro ver o andamento da pesão por morte do meu filho!

Catarino Alves disse...

Bruna
Se não está conseguindo pela internet terá que ir ao INSS para saber do andamento.

LHCM disse...

Minha mãe é professora aposentada do estado de Minas Gerais e a cinco anos é professora efetiva de uma prefeitura no estado. Durante 19 anos ela trabalhava em dois cargos de professora no estado (um como efetiva e outro como designado), recentemente ela entrou com um pedido de aposentadoria no INSS com o tempo que ela tem no município 8,5 anos (4 como efetivo e o restante como contratada), juntamente com o pedido ela anexo um documento da Secretaria de Educação do Estado de MG, dando o direito para a averbação do tempo de serviço jundo a Prefeitura municipal em que ela atualmente trabalha (lembrando que este tempo não foi contabilizado em sua atual aposentadoria pelo regime estatutário). No entanto, o pedido foi negado pelo INSS alegando não ter atingido a carência de tempo exigida. Pelo que entendemos na carta foi contabilizada apenas 102 contribuições, desta forma não incluiu os 19 anos que ela trabalhou no estado. Nesta situação é possível averbar esse tempo? o que devemos fazer?

Grato.

Catarino Alves disse...

Não tenho como responder, pois para isso era preciso analisar o processo e isso eu não posso fazer, sugiro que procure um advogado na sua cidade

Paulo M.R disse...

Bom Dia, Seguinte estou afastado desde nov/2012 por causa de um acidente de moto, venho recebendo auxilio doença desde então, no dia 28 janeiro eu tinha uma pericia de prorrogação de beneficio marcada, eu não tive como comparecer por que não estava em pose dos atestados, fui no dia 30 janeiro, solicitar uma remarcação de exame pericial, que for remarcado para 06/03, nesse dia eu fui na pericia, e me entregaram um documento onde, esta escrito que o beneficio foi deferido, que foi constatada a incapacidade para o trabalho, e nessa carta não fala ate quando o beneficio foi prorrogado, eles falam que foi concedido e que vão me enviar um comunicado dizendo ate quando meu beneficio vale, só que esse mês, não recebi meu salário, e estou consultando na pagina e diz beneficio cessado, liguei no 135 e tão dizendo que meu beneficio foi cortado dia 28/1, queria saber o que esta acontecendo, por que ate onde eu sei, o INSS tem que me pagar ate o dia que fiquei aguardando pericia, ou seja ate 06/03, mesmo se eu não tivesse passado na pericia eles tinham que depositar meu dinheiro, agora o que ocorre, é que olhando o site meu beneficio esta cortado, não consta meu pagamento, minha duvida é, será que ainda não foi atualizado o sistema deles?
pois o documento que tenho diz que foi concedido, no entanto no site fala que esta cortado, qual seria o prazo pra constar no sistema?
fiz a pericia no dia 06/03 hoje é dia 10/03 é possível que ainda nao tenha sido atualizado?

Catarino Alves disse...

Paulo
Este blog só pode orientar, não temos como verificar casos específicos, a melhor opção para você é ir ao INSS e lá se informar para saber o que ocorreu com seu benefício.

Gilberto Peixoto disse...

minha irma deu entrada no loas e ao consulta o beneficio aparece beneficio aguardando indice o que e isso

Catarino Alves disse...

Gilberto
Significa que ainda não foi concluído, quando for concedido muda o termo para concedido.

Gilberto Peixoto disse...

sim mas em consulta no google diz que essa expressao significa beneficio concedido

Rodrigo disse...

No último dia 14-03 ( sexta feira) ví no site da previdencia que o meu benefício foi concedido e ainda pude visualizar a carta de memória de cálculos, aonde vinha até o endereço do banco que receberei o benefício, vc poderia me informar o que devo fazer agora, aguardar a chegada pelo correio da documentação ou ír na agencia direto.
Não existe um prazo para o trâmite dessas informações ? quanto tempo vc acha que devo esperar ?

Catarino Alves disse...

Rodrigo.
Se tem as informações necessárias não precisa aguardar a carta, pode ir no banco no dia marcado e receber o valor.

ANA SANTOS disse...

eu consultei para saber se fui aprovada no salário maternidade e dar divergente porque.

Catarino Alves disse...

Ana
Se não conseguiu pela internet pode ligar para o 135 ou ir no INSS.

Unknown disse...

Dei entrada no BPC/LOAS do meu filho q é autista dia 27 de dezembro de 2013, eu trabalhei pela prefeitura até dia 03 de dezembro de 2013, quando dei entrada a atendente do inss informou q eu teria 30 dias para entregar uma declaraçao da prefeitura q nao tinha vínculo com a mesma alem do decreto e exoneraçao, levei tudo dia 08/01/2014, a mesma atendente recebeu xerocou e informou que daria baixa, passei pela assistente social em janeiro e pela perícia dia 10/03/2014, bom no dia 11 descobri que poderia ver o andamento pela internet( eu nao sabia q tinha esse recurso) entrei e la dizia " indeferido por apresentar renda >= a salario minimo per cap, liguei imediatamente no 135 e a operadora verificou e agendou o recurso p dia 21/03, levei a papelada novamente da prefeitura, chegando no inss ela falou q a perícia tinha aprovado, so q o sistema indeferiu por eu ter entrado com o pedido do beneficio com menos de 1 mes que tinha sido exonerada
minha duvida é, isso procede? e agora quanto tempo vou esperar? vi algo na net informando q tem casos q o proprio inss avalia e consede sem nem ao menos seguir com o recurso, isso é verdade?
Desde já agradeço o espaço!

Catarino Alves disse...

Não tenho como responder sobre casos específicos, pois para isso teria que analisar o processo e isso não posso fazer. No recurso tudo será analisado e lhe darão a resposta com fundamentação legal, só demora alguns meses.

edison bene disse...

Boa tarde, Sr. Gilberto
Dei entrada no meu pedido de aposentadoria em 31.03.14, no INSS disseram-me que tudo estava correto e que eu estava praticamente aposentado. Pesquisando ele aparece como BENEFÍCIO HABILITADO.
Gostaria de saber, em média quanto tempo demora para o INSS conceder o benefício, se tudo estiver efetivamente correto sem pendências?
Obrigado, aguardo
Edison

Catarino Alves disse...

Edison
Não existe um prazo fixo, depende dos serviços da agência onde fez o pedido. O INSS considera ideal que seja concluído em 45 dias, mas não há nenhum controle disso.

vera oliveira disse...

beneficio com decisão judicial pode deixar de ser implantado pelo gerente executivo

Catarino Alves disse...

Vera
Você está fazendo uma pergunta ou está fazendo uma afirmação? Se for pergunta a resposta é não, ninguém pode descumprir uma decisão judicial.

Postar um comentário

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

Postagens populares

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com