Você contrata empregado doméstico?

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Quando pagar contribuições do INSS em atraso não vale a pena.

Quando pagar contribuições do INSS em atraso não vale a pena.

Quem trabalha por conta própria e deixa de fazer contribuição à Previdência por período longo precisa tomar cuidado ao se decidir em pagar parcelas em atraso. O INSS não aceita o pagamento de parcelas em atraso quando o benefício exige qualidade ou qualidade e carência. Nesses casos o contribuinte vai pagar e não vai ter direito ao benefício pretendido. Leia mais sobre como pagar contribuições do INSS em atraso.

Como exemplos da situação acima cito os benefícios:

- Pensão por morte e auxílio-reclusão: estes benefícios exigem qualidade de segurado, ou seja, tem que ter ao menos uma parcela paga nos últimos 12 meses antes do óbito ou recolhimento à prisão. Neste caso não adianta pagar contribuição em atraso que não será aceita pelo INSS.

- Auxílio-doença: este benefício exige carência de 12 meses e qualidade de segurado. Para comprovar a carência não pode fazer contribuição em atraso. Quem deixa de pagar por mais de 12 meses precisa contribuir, ao menos, quatro parcelas para recuperar a qualidade, essas parcelas precisam ser quitadas sem atraso e antes do segurado ter ficado incapacitado. Contribuir fora de prazo, nesse caso, é jogar dinheiro fora.

- Aposentadoria por idade: este benefício exige 180 contribuições como carência mínima e as parcelas recolhidas em atraso não são aceitas. Só é possível pagar parcelas que não tenham sido quitadas em intervalos que não tenha causado a perda da qualidade de segurado (normalmente 12 meses). O contribuinte, nesse caso, precisa ter a maioria das parcelas quitadas em data própria e possui lacunas de alguns meses.

- Salário-maternidade: para contribuinte individual e facultativo são exigidas 10 contribuições feitas antes da criança nascer, dessas 10 a primeira (a mais antiga) precisa ter sido paga em dia, nesse caso o pagamento das demais parcelas podem ser feitas fora de prazo, mas antes da criança nascer.



Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor
Fórum do Consultor. Pergunte sobre os benefícios do INSS

3 comentários:

prominp pe disse...

meu querido gostaria de saber se uma pessoa que só trabalhou 4 anos por toda sua vida e veio a óbito 1 ano e 7 meses depôs do ultimo contrato de trabalho a família tem direito a pensão (ele recebeu seguro desemprego) ?

Catarino Alves disse...

Se ganhou seguro-desemprego mantém o direito por 24 meses, assim terá direito.

prominp pe disse...

grato( colaborarei ) em breve

Postar um comentário

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

ARTIGOS EM DESTAQUE

Artigos mais acessados

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com