Auxílio-doença no INSS terá novas regras.

By

Auxílio-doença no INSS terá novas regras.

O INSS está anunciando novas regras quanto aos prazos para solicitar um novo benefício por incapacidade, o famoso auxílio-doença. Os segurados do INSS que tiverem um pedido de auxílio-doença negado após terem feito pedido de reconsideração só poderão fazer novo pedido depois de transcorrido 30 dias da última perícia negada. Se o benefício cessou sem pedido de prorrogação será preciso aguardar 30 dias para ingressar com um novo, mesmo que o segurado se considere incapacitado para o trabalho.

Atualmente era possível marcar uma nova perícia logo após saber que a anterior foi negada. Agora os segurados poderão pedir reconsideração, quando tiverem a primeira perícia negada e prorrogação quando já estiverem em benefício e consideram que não estão totalmente curados. Se o pedido de prorrogação for negado poderão fazer o pedido de reconsideração, depois disso só poderão entrar com recurso ou aguardar 30 dias para fazer um novo pedido.

Os segurados que ficam muito tempo em benefício e ao cessar não retornar ao trabalho ou não voltam a contribuir podem perder o direito a um novo benefício por falta de contribuições, por isso é recomendável que assim que for cessado o benefício voltem a contribuir à Previdência.

Saiba mais lendo sobre obenefício de auxílio-doença. Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.


Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor

11 comentários:

  1. o inss pode cessar um benedício auxílio saúde logo apos feito a pericia médica em caso de pedido de prorrogação.obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Maria
    Poder pode, mas deve ter lhe dado um motivbo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Luana meu marido sofreu um acidente de trabalho e estava recendo o auxilo doença, e tinha um número de beneficio quando se da uma nova entrada no beneficio é gerado um novo número ou continua o mesmo, pois quando consulto o extrato de pagamento aparece o valor antigo.
    E outra coisa, ele ficou com sequelas, podem negar a aposentadoria e ele pode continuar a receber o auxilio doença por acidente de trabalho?
    Aguardo um retorno.
    Atenciosamente Luana.

    ResponderExcluir
  4. Luana
    Não entendi sua dúvida, ele estava em auxílio-doença e sofreu uma acidente de trabalho? Se estava em auxílio não podia trabalhar.

    ResponderExcluir
  5. Ola , meu nome é leonardo gostaria de tirar uma duvida fiz um pedido de reconsideracao em fev 2013e foi concedido o beneficio ate dis 12 julho2013 porem liguei pro inss e eles falaram para esperar 30dias para dar entrda novamente e o q eu fevo fazer ate lá? Voltar ao trabalho sem ter condicoes de trabalhar?o q fazer?

    ResponderExcluir
  6. Leo
    Você tinha que ter pedido prorrogação antes da data prevista, agora se não tem condições de voltar pode esperar até a próxima perícia, mas o risco é seu, se não for concedido fica sem receber.

    ResponderExcluir
  7. ola boa noite gostaria de saber o que esta acotecendoeneficio com meu b

    ResponderExcluir
  8. ola meu nome e marli estou afastada da empresa a um ano mais nao estou recebendo pois meu divogado nao deu emtrad ainda como fica

    ResponderExcluir
  9. Ninha
    Não entendi sua dúvida, sugiro que procure seu advogado.

    ResponderExcluir
  10. ola durante a prorrogação o inss continua pagando?

    ResponderExcluir

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

Artigos mais lidos na semana