Revisão do Auxílio-doença e derivados no INSS.

Revisão do Auxílio-doença e derivados no INSS.

Os segurados do INSS que tiveram algum benefício por incapacidade concedido entre 1999 e 2009 terão direito a revisão do valor da renda mensal. Com a alteração da renda vai haver valores a receber. A notícia abaixo, publicada no site da Previdência, informa que não é preciso procurar uma agência do INSS, tudo será feito de forma automática.

Se você teve ou tem algum benefício e quer ver se haverá alteração da renda pode fazer uma simulação de cálculo da nova renda pela internet. Com o valor simulado poderá comparar com os valores que recebeu e ter uma ideia de quanto será a diferença para um mês. Não tem como calcular o valor total, só a renda mensal inicial. Veja em Simule sua renda de benefício no INSS.

Os segurados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte) não devem procurar as Agências da Previdência Social para solicitar a revisão determinada pela Justiça (Ação Civil Publica nº 0002320-59.5012.403.6183/SP). Também não devem procurar o atendimento eletrônico do Instituto, pois os procedimentos para aqueles que fazem jus à revisão serão automáticos.

Os segurados que têm direito ao reajuste ou a valores atrasados receberão uma carta em suas residências informando a data e o valor a ser pago. O INSS ainda está estudando o prazo para o envio dessas cartas, que ocorrerá provavelmente a partir de janeiro de 2013.

Quem tem direito – Os beneficiários que têm direito à revisão são aqueles cujos benefícios por incapacidade foram concedidos entre 1999 e 2009. É que, na época, o valor dos benefícios foi calculado levando em conta 100% dos salários de contribuição, quando o certo seria 80% dos maiores salários de contribuição, ou seja, foram considerados os 20% menores salários de contribuição.

Essa forma de calcular o valor do benefício prejudicou alguns segurados, principalmente aqueles que tinham menos de 144 contribuições de julho de 1994 à data da concessão do benefício.

Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta. Faça uma doação para ajudar a manter o blog, use o Pagseguro.

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Compartilhar 
Conheça o Fórum do Consultor

ARTIGOS EM DESTAQUE

Artigos mais acessados

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com