terça-feira, 30 de abril de 2013

Como tirar dúvidas usando a CAIXA DE BUSCAS.

Benefícios da Previdência. Como obter resposta usando a caixa de buscas

A CAIXA DE BUSCAS GOOGLE deste blog está personalizada, ou seja, está programada para encontrar respostas entre os artigos do próprio blog. Por isso você pode usar a caixa de buscas para encontrar o que procura. Há artigos sobre todos os assuntos relacionados aos benefícios da Previdência.

Você pode escrever uma frase com uma pergunta, "como comprovar atividade rural", "como comprovar união estável" "como pagar contribuições em atraso". A resposta será uma lista de artigos e comentários sobre o tema procurado, com isso você irá encontrar resposta muito mais rápido para sua dúvida. 

Se depois de ler os artigos sobre o tema procurado ficar com dúvidas use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta. 

Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net

48 comentários:

Anônimo disse...

olá catarino. Gostaria que tirasse uma duvida.estou afastado do meu trabalho por 60 dias que termina no dia 20 de março agora. por problema de coluna(listese e abaulamento discal) mas não foi enviado a cat. portanto eu posso ser mandado embora assim que retornar ao trabalho.

Outra duvida; passei na pericia eo perito me deu uma carta tinha um pedaço que não entendi que é assim(informamos que foi que foi afastada a aplicação do nexo epidemiológico entre o agravo e a profissiográfia conforme paragráfo 6 do artigo 337 do decreto 3.048, de 06/05/1999.)
lembrado que o beneficio foi concedido em espécie não acidentária. Será que o senhor saberia me responder, pois não esse o que isso significa.

E quanto tempo o inss demora pra fazer o pagamento. já faz 20 dias que passei nele até agora nem uma carta chegou pra mim.

Desde já agradeço... Aguardo resposta

Catarino disse...

Significa que seu benefício não foi aceito como acidente de trabalho, é um auxílio-doença comum.
Sim você pode ser demitido quando retornar ao trabalho.
O prazo para pagamento é de 15 a 20 dias depois de feita a perícia, se não recebeu a carta pode pegar os dados no inss.

Anônimo disse...

Catarino por favor me tire uma duvida: Minha mãe é separada judicialmente, recebe aposentadoria do insss, sou filha unica solteira,gostaria de saber se quando ela se for posso receber a aposentadoria dela? Me explique por fvor, desde ja agradeço

Catarino disse...

Só filhos menores ou inválidos podem receber pensão por morte, por ser solteira não tem nenhum direito.

Anônimo disse...

CARO AMIGO CATARINO : EU ESTOU PASSANDO POR UMA TOXOPLASMOSE OCULAR E PERDI A VISÃO DO OLHO DIREITO AGORA EU QUERIA SABER QUAIS AS MEDIDAS QUE DEVO TOMAR ,POIS SOU VIGIA NOTURNO E NAO EXERGO NADA A NOITE , SE TENHO DIREITO A ALGUM BENEFICIO DO INSS

Catarino disse...

Se você é segurado da previdência e tem carência e qualidade terá direito ao auxílio-doença.

Anônimo disse...

quem se aposenta por idade tem direito ao decimo terceiro?

Catarino disse...

Sim.

Anônimo disse...

marcia é a titular do beneficiopor invalidez, sendo ela solteira e querendo se casar , perderá o seu beneficio no INSS ?

Catarino disse...

Se ela é aposentada por invalidez não terá problema, mas veja se realmente é aposentada, pois muita gente confunde aposentadoria com amparo assistencial.

pensamentos e poemas disse...

Sr Catarino. O tempo que se fica de licença por problemas de saúde, é descontado no tempo de contribuição para aposentadoria?

Catarino disse...

O tempo em benefício conta para o tempo total para fins de aposentadoria, só não conta para a carência, que no caso de aposentadoria é de 15 anos.

sergiane disse...

tem um ano que eu contribuo com inss mas tive um problema, erpedi a visao do meu olho direito eu posso me aposentar?

Catarino disse...

Sergiane
Você pode pedir, se vai ter direito só os peritos podem dizer. Ligue para o 135 e marque a perícia.

Lorran disse...

Dr. Catarino, eu trabalhei com registro em carteira de abril de 1979 a setembro de 1994 mas de forma descontínua. Todo meu tempo trabalhado soma 14 anos e 10 meses. Hoje tenho 60 anos de idade e a minha dúvida é quanto ao recolhimento. Ou eu preciso comprovar só o vínculo empregatício, já que eu pretendo me aposentar só com o salário mínimo quando completar a idade certa?
Por favor Dr. me responda!
Um abraço.

Catarino disse...

Lorran
Pelo que você fala vai falta dois meses, pois é preciso ter 15 anos.
Quanto aos empregos é só apresentar sua CTPS.

Gilberto disse...

Dr. Catarino, a minha irmã recebe uma pensão pela morte do marido dela desde 1986. Os dois eram trabalhadores rurais, mas depois que ela ficou viúva, veio morar na sede do município e arranjou um emprego com registro na carteira, onde trabalhou por cerca de 05 anos. Passado esse período ela retornou novamente às atividades rurais, onde permanece até hoje - há 03 anos mais ou menos. Ano que vem ela completa 55 anos de idade e o que a gente gostaria de saber é se ela tem direito de requerer uma aposentadoria como trabalhadora rural.
Um abraço.

Catarino disse...

Gilberto
Ela precisa comprovar que trabalha e vive no campo nos últimos 15 anos, descontado o período que trabalhou na cidade.

Anônimo disse...

Sr. Catarino, estou tentando a minha aposentadoria por idade. Estou precisando comprovar 44 meses. Acontece que a minha carteira de trabalho foi extraviada, mas, tirei outra e voltei na empresa que trabalhei e solicitei transcreverem o meu registro, o que foi feito. Ao dar entrada no INSS eles alegaram que o tempo é extra-temporâneo e não querem aceitar. Estive na Caixa federal e consegui um extrato de conta vinculada, quando saquei o plano verão e lá consta o período que trabalhei, de 1969 a 1974, consta também o meu número da conta do FGTS, o nº da conta do empregador no FGTS, CNPJ e o nome da empresa, a minha data de admissão e a minha data de saída.
Anexei este extrato junto ao processo, pois tive que apelar para a Junta de Recursos do INSS e foi negado unânimemente, tenho um amigo que perdeu a carteira e ao levar o mesmo extrato conseguiu se aposentar, estive em vários sindicatos com este documento e me disseram ser válido, pois eu jamais iria inventar tantos números, como falei para a chefe do posto fiscal no Butantã em São Paulo-SP,e é um documento fornecido pela Caixa Economica Federal eles alegam que o extrato tem dados extra-temporâneos, solicitei na caixa em novembro/2010 e o que consta no referido extrato são da data anterior. No Banco Santader que adquiriu o Noroeste,onde antigamente era movimentada a conta, me informou que dados de 30anos passados, foramincinerados, então como podemos se aposentar com 30 anos de contribuição se não podemos conseguir tais documentos em caso de perda.Eu sei onde se encontra o dono da empresa, mas, ele abandonou os documentos da empresa pois não pagou o aluguel e no local me informaram não se encontrar nada. O que o sr. sugere? Sei que este site é de uma preciosidade sem tamanho e quero contribuir sim com a manutenção dele, depois por favor me informe como. Meu e-mail teviile27@hotmail.com. Muito grata.Terezinha.

Consultor disse...

Seu caso é muito específico e eu não tenho como ajudar, procure um advogado.

James disse...

Dr. Catarino, eu tenho 15 anos e alguns meses de trabalho registrados na Carteira Profissional, dos quais 02 anos foram em uma prefeitura, o restante em empresas privadas. Hoje eu tenho 61 anos de idade e estou desempregado há pelo menos 17 anos e nunca mais contribuí. Será que eu vou enfrentar algum problema quando chegar a idade e for requerer a minha aposentadoria? E se as empresas e a prefeitura não tiverem feito o devido recolhimento?
Por favor Dr. me ajude!

Catarino disse...

James
O melhor é ir ao inss e pedir um extrato de vínculos para ver se está tudo lançado, se deixar para quando for pedir a aposentadoria pode ter problemas.

James disse...

Dr. Catarino, eu quero me aposentar apenas com o salário mínimo e para isso eu já cumpri a carência mínima exigida que é de 15 anos trabalhados com registro na carteira profissional. O que eu gostaria de saber é se eu vou ter problemas, caso as empresas em que trabalhei não tenham feito o devido recolhimento. Desculpe insistir nessa pergunta, mas eu quero somente me cercar de todos os cuidados para que no dia da minha aposentadoria, não seja o dia da minha dor de cabeça!
Aguardo mais uma vez a sua resposta.
Um abraço!

Catarino disse...

James
Você tem que ir ao INSS e pedir um extrato de vínculos para conferir se está correto.

Maria José disse...

Trabalhei com carteira assinada de 01/04/1979 a 20/09/1994 o que perfaz a carência mínima exigida que é de 15 anos, mas somente em 2016 é que eu vou completar os 65 anos e poder então pedir a minha aposentadoria por idade. Será que eu vou ter algum problema?

Catarino disse...

Se tem a carência não terá problema.

Lorran disse...

Dr. Catarino, meu primeiro emprego com carteira assinada foi em 1979 e meu último em 1994. Todo meu tempo de trabalho soma 14 anos e 10 meses e para completar a carência mínima faltam dois meses. Ocorre que durante o tempo em que estive empregado eu nunca saquei o dinheiro do PIS e esse dinheiro está todo retido na CAIXA. Segundo o funcionário, eu só poderei sacá-lo quando me aposentar. A pergunta e: "Eu posso utilizar esse dinheiro para pagamento dos 02 meses de carência que ainda restam?"
De já agradeço pela sua atenção e disponibilidade em tirar as nossas dúvidas!

Catarino disse...

Lorran
É uma questão impossível, pois para se aposentar precisar pagar o tempo que falta e para tirar o dinheiro precisa estar aposentada, não sei como faria isso.

Fernando Hideo H disse...

Boa noite Dr. Catarino, minha mãe tem 68 anos e contribuiu apenas 9 anos a previdência atualmente ela esta trabalhando e recebe uma pensão do meu pai já falecido a 10 anos, ela consegue dar entrada na solicitação de aposentadoria com com sua idade e os 9 anos de contribuição, ou é necessário contribuir os 15anos? a pensão que ela recebe do meu pai pode influenciar pró ou contra?

Catarino disse...

Fernando
A idade não da direito, por isso é preciso completar os 15anos para ter direito, a pensão não influencia em nada.

Diogo disse...

Olá, Meu pai se aposentou por idade e recentemente eu soube que quem se aposenta por idade tem o direito a décimo terceiro, mas meu pai nunca recebeu décimo terceiro. O que eu faço? ele tem o direito de recuperar os décimos terceiro desde que se aposentou e começar a recebe-lo normalmente? Obrigado!

Catarino disse...

Diogo
Isso não é possível, você deve estar confundindo os benefícios, será que ele se aposentou mesmo ou está recebendo o loas.
Veja o artigo:http://www.consultor-online.com/2010/09/previdencia-social-loas-nao-e.html

Anônimo disse...

Boa noite!

Tenho uma dúvida, meu pai tem 50% de beneficio por invalidez - pois sofreu um acindente no trabalho na agricultura onde cortou os tendoes do braco e os movimentos ficaram prejudicados. O beneficio concedido foi de 50% da aposentadoria pois consideraram que ele tinha condições de continuar trabalhando. Porém, agora ele irá fazer 60 anos. Minha pergunta é: ele pode solicitar a aposentadoria por idade? Passará a receber 100% ou 150%? ou continuará com os 50%?
E ja pesquisei e sei que tem uma entrevista. Quanto tempo após essa entrevista sai o beneficio se todos os documentos estiverem corretos? Demora mais ou menos quanto tempo?

Desde já muito agradecida pelas informações!

Catarino disse...

Ele irá receber 150%, ou seja, um salário e meio.
O tempo de concessão depende de cada agência.

Anônimo disse...

gostaria de saber nesta caso de dona de casa pagar 27,25 durante 15 anos ela se aposenta mais vai ser salario e vai ter direito decimo 13 se puder me responde por favor e mais vai se aposentar por idade ou dona de casa anonimo

Catarino disse...

A renda é no mínimo e tem todos os direitos, inclusive o 13º

Renata disse...

Olá Catarino,
meu pai ja esta aposentado ha um pouco mais de um ano, mas os "atrasados" ainda não saiu, pode me dizer quanto tempo leva pra receber tudo que falta, pois o advogado dele diz que ainda não saiu, só que a atendente do inss disse pra ele que não demora tanto assim, então estamos achando que esse advogado esta enrolando meu pai, vc pode nos esclarecer essa dúvida, desde já obrigada

Catarino disse...

Renata
Os atrasados são pagos pela justiça e o advogado tem procuração para receber, seu pai pode ver no processo quando foi pago, normalmente o pagamento é feito na Caixa Federal.

ditão disse...

BOA TARDE!!!!Dr. CATARINO, o meu sogro faleceu em 1996, antes quando ele estava doente, ele contratou um advogado, pra pedir a revisional do seu beneficio,o juiz deu sentença favoravel ao meu sogro, ele tinha um valor acima de 18000,00 reais pra receber, isso na sentença do juiz, passou um tempo o advogado chamaou a minha sogra que é analfabeta total, e seus filhos que eram herdeiros do pai, que ja havia falecido, bom ele pediu pra minha sogra que é viuva e os filhos do meu falecido sogro assinarem um papel em branco pra ele dizendo que o dinheiro logo seria pago, e que não assinasse não receberia, passado um tempo um advogado amigo da minhamulher disse pra ela que o advogado da minha sobra ja havia recebido o dinheiro do inss, e não havia nos repassado a nossa parte, eu gostaria de saber como que poderei saber o que realmente aconteceu, enfim saber se ele recebeu mesmo, ou aindanão, ele disse pro meu cunhado que o inss havia recorrido, mais esse advogado tem má fama na cidade, como eu posso saber com toda certeza se o inss, pagou ou não pagou o valor,da sentença...desde ja agradeço..

Consultor em Previdência disse...

Didão
Sua sogra terá que ir na Justiça e pedir para ver o processo, lá vai estar escrito o dia e o valor sacado.
Se foi sacado terão que registrar na polícia e entrar com processo contra o advogado.

Omar disse...

Boa Trade, tenho uma duvida, tenho que fazer uma cirurgia na coluna e estou trabalhando, posso pedir auxilio doença, ou esperar afastamento do trabalho.
Obrigado
oliver.serv@gmail.com

Consultor em Previdência disse...

Omar
Se o seu médico lhe der o atestado indicando o tempo que deve ficar afastado pode pedir o auxílio-doença.

Talita Ruthes disse...

Olá... gostaria de saber se a lei, ou decreto que havia.. ou ainda existe, está valendo.

Meu pai trabalha a 10 anos em uma empresa, nesse ultimo ano deu entrada na aposentadoria por um advogado. Gostaria de rever com vocês, se ele pode ser demitido, ou se a empresa é obrigada a segura lo até sair a aposentadoria? E quais os direitos dele?

Consultor em Previdência disse...

Talida
Não há nenhum lei que garanta o emprego por estar próximo da aposentadoria, se a empresa demitir vai ter que pagar todos os direitos.
Se ele se aposentar também não é obrigado a se afastar do emprego,

Ariadna disse...

Vanessa
Olà! Meu tio esta no hospital e ele é aposentado, mas seu dinheiro està bloqueado no banco e ele nao tem como ir atè là porque esta muito doente e o hospital nao quer dar nenhuma declaraçao ou levar ele atè o banco pra assinar o documento!? o que fazer?

Consultor em Previdência disse...

Ariadna
Se ele está no hospital, mas consegue manifestar a vontade, pode levar o escrivão até lá e fazer uma procuração, depois leva a procuração do inss com um atestado de que está hospitalizado e registra a procuração, depois vai ao banco e recebe em nome dele.

Unknown disse...

Boa tarde Catarino, minha mãe separada judicialmente do meu Pai ela recebe a pensão normal dele, só que ela tem uma dúvida ela paga o INSS para se aposentar quando a aposentadoria dela sair ela perde a pensão que pagava ou não, desde de já agradeço!!abraços

Catarino Alves disse...

Se ela recebe pensão alimentícia não tem problema pode se aposentar normalmente.

ARTIGOS EM DESTAQUE

Artigos mais acessados

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com