QUERO DOAR R$ 20,00

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

// // 24 comments

Benefícios da Previdência. Um ano informando o cidadão.


No dia 8 de agosto de 2009 criei este blog com a intenção de levar informação e responder questões formuladas pelos visitantes. No início a participação foi fraca, pois meu trabalho não era ainda conhecido .

Agora, passado um ano, posso dizer que o sucesso do blog foi além das expectativas. O crescimento foi constante e a participação dos visitantes é muito gratificante. Recebo muitos elogios e isso faz com que me mantenha firme na disposição de responder cada questão formulada.

A carência por informação na área dos benefícios da Previdência é muito grande e os sites oficiais não dão margem de entendimento para quem não é muito letrado. Mesmo pessoas mais esclarecidas têm dúvida quando se trata de encaminhar algum benefício no INSS.


Espero que neste próximo ano meus leitores continuem prestigiando e fazendo suas consultas. Falando nisso notei que as pessoas têm muito receio de deixar um nome no comentário, quando é feito na forma anônimo, mas isso torna difícil o direcionamento da resposta. Por isso peço que ao fazer sua consulta deixe um nome para que a resposta seja mais pessoal, não precisa ser o nome completo, pode ser até iniciais. Quem tiver um e-mail pode preencher os dados no quadro consultor e receberá uma resposta personalizada e mais rápida.




Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta. Faça um depósito como DOAÇÃO, use o PAGSEGURO, e ajude a manter o blog.




Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

24 comentários:

Yolanda Hollaender disse...

Catarino, fico feliz pelo sucesso de seu blog.
Eu, particularmente, tenho encontrado aqui muitos esclarecimentos sobre Previdência, que você tão bem aborda e prontamente responde às questões dos visitantes.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Catarino disse...

Yolanda.
Muito obrigado por suas palavras e por sua participação.
Qualquer coisa é só falar.

Anônimo disse...

queria tirar uma duvida, sou casada ha 20 anos com separacao de bens meu marido veio a falecer sera ke tenho direito aposentadoria dele obrigado

Catarino disse...

Tem direito a pensão por morte normalmente, o inss não olha o regime. É só apresentar a certidão atualizada.

Anônimo disse...

Seu Catarino,
conheço um senhor q trabalhava numa empresa de carteira assinada.Ele tem diabetes e por complicação da doença teve q amputar um dedo do pé.Ficou afastado recebendo o auxulio doenca.mas o aux doenca se encerrou e ele voltou hoje a trabalhar, mas a empresa o demitiu sem falar nada.
A empresa podia o demitir
Ele tem direito a alguma aposentadoria
O q fazer nesse caso
Obrigada!!

Catarino disse...

Não há nada na lei que impeça a empresa de demitir nesse caso.
Quanto a benefício ele pode tentar pedir auxílio-doença de novo.

Anônimo disse...

Seu catarino,

tem uma mulher q ta recebendo a pensao por morte do marido mas so em 91%, peço a revisao na via administrativa ou no judicial direto?

Catarino disse...

Não existe pensão por morte que pague 91%, peça a carta de concessão para verificar, pois na renda mensal, que recebe agora, pode ter algum desconto que diminui a renda, mas não quer dizer que foi mal concedido.
Se constatar erro pode pedir revisão na agência onde recebe o benefício.

Anônimo disse...

Sr. Catarino, meu nome é Neli, sexo feminino.
Em 2008, tinha 60 anos, hoje 2010 tenho 62 anos.
Antes de 1999, tinha 11 anos, 1 mês e 28 dias de tempo de contribuição.
Com os recohimentos complementares entre 01/01/2008 e 31/07/2010, completei 13 anos, 8 meses e 28 dias, ou seja, 164 meses de contribuição.
Posso pedir aposentadoria, senão, quando poderei pedir ? Obrigada

Catarino disse...

Neli
Você já perguntou a mesma questão em outro artigo.
Só terá direito quando completar 15anos de contribuição.

Anônimo disse...

Prezado, boa tarde
Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer pois a alguns meses atrás precisei de uma informação sobre auxilio doença e o Sr. me ajudou muito, obrigado. Agora tenho uma outra dúvida: Minha mãe esta com 63 anos e contribui como autonoma para o INSS desde 06/1995 então pelas contas completou 180 contribuições agora em 06/2010. Será que já podemos dar entrada na aposentadoria dela. Já lhe agradeço pela atenção. ass. Mary

Catarino disse...

Mary
Se completou a carência de 180 contribuições pode pedir o benefício sim, pois terá a carência e a idade.

Anônimo disse...

CATARINO TENHO UMA DUVIDA, MEU MARIDO REALIZOU PERICIA MEDICA COM ADVOGADO E O MESMO CONSEDERÃO-LHE DOIS ANOS DE AUXILIO, MAS CONSULTANDO O NUMERO DO BENEFICIO APARECE CESSADO, E O ADVOGADO DISSE QUE ELE VAI RECEBER SO EM OUTUBRO, FAZ 6 MESES QUE ELE TA SEM PAGAMENTO .OBRIGADO

Catarino disse...

Quando a pessoa entra na justiça tem que esperar até que saia a decisão para que o benefício seja concedido, não há como saber quando será pago.
Só vendo na justiça mesmo.

Anônimo disse...

CATARINO EU DEI ENTRADA NA APOSENTADORIA EO INSS INDEFERIO POR TES X E ARQUIVARAM O PROCESSO.
GOSTARIA Q O SR.ME ORIENTASSE;MINHA SITUAÇAO E A SEGUINTE:
1975a1978 REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR DOC.DECLARAÇAO DO SINDICATO RURAL +INCRA DO MEU PAI E TENHO QUANTAS TESTEMUNHAS PRECIZAR.
11/05/78a 05/09/78 J.FOLHA DA MANHA CARTEIRA ASINADA.
18/09/78A10/12/86 CARTEIRA ASSINADA (ESPECIAL DOC.DSS 8030 C/LAUDO TECNICO).
01/02/87A30/04/99 CARTEIRA ASSINADA(ESPECIAL EMPRESA FILIAL DOC.DSS8030 C/LAUDO).
01/11/2004A19/03/2008 CARTEIRA ASSINADA TEMPO COMUN.
OBS.O PRIMEIRO PERIODO O FUNCIONARIO DO INSS ME DISSE Q ERA IMPOSSIVEL AVERBAR ESSE TEMPO,A CONVERSAO DO TEMPO ESPECIAL ELES ALEGARAO Q A EMPRESA COLOCOU Q EU ESTAVA ESPOSTO AO PO DAS MATERIAS PRIMAS POR ISSO NAO FOI POSSIVEL FAZER A CONVERSAO.A EMPRESA JAH ME FORNECEU OUTRO DSS 8030 ONDE COSTA TODOS OS TIPOS DE MATERIAS PRIMAS INCLUSIVE CHUMBO E BARIO CADIMIO SO Q NAO CABE MAIS RECURSO ,O QUE DEVO FAZER?
MUITO OBRIGADO CATARINO POR ESTE ESPAÇO DESCULPE SE NAO FUI MUITO CLARO.

Catarino disse...

Se você já entrou com recurso e teve o julgamento desfavorável não tem outra coisa a fazer.
Talvez com a entrada de outro pedido e apresentação dos novos documentos.


Faça uma doação para manutenção do blog

CLAUDIA MORAES disse...

Olá Catarino!!Gostaria de saber se tem como tirar um extrato das contribuições que já paguei, pelo site do mpas (não consegui achar onde faço isso) e tb queria saber se pagando as guias com o código 1473(facultativo - 11%),quando completar os 15 anos de recolhimento, a minha mae receberá um salário mínimo normal ou menos que isso?

Catarino disse...

Claudia
Esse extrato você só consegue em uma agência do INSS, pelo site só com senha e a senha só na agência.
Quem contribui com 11% recebe um salário-mínimo na aposentadoria por idade.

CLAUDIA MORAES disse...

Catarino, obrigada pela resposta, mas continuo ainda com uma dúvida.Minha mãe tem 60 anos e eu comecei a pagar esse inss código 1473(11%)há dois anos. Neste caso, eu sei q tem q ter os 15 anos de recolhimento, mas ela consegue se aposentar com 73 anos,com esse código de recolhimento ou tenho q mudar isso?

Catarino disse...

Claudia
Consegue sim, só tem que completar a carência de 180 contribuições ou 15 anos.

CLAUDIA MORAES disse...

Olá,Sr.Catarino, agradeço muito a sua atenção,mas ainda tenho algumas dúvidas sobre essa modalidade de pagamento (facultativo).Além dessa aposentadoria, quais outros benefícios tem?Exemplo, tem direito a pensão por morte(meu pai), auxilio doença,auxilio acidente,etc?Mais uma vez agradeço a atenção.

Catarino disse...

Claudia
O contribuinte facultativo tem todos os direitos previstos na legislação previdenciária(aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Não tem direito a auxílio-acidente.
Se paga com 11% não tem direito a aposentadoria por tempo, só por idade.

Anônimo disse...

sr catarino por gentileza quais sao os documentos que eu possa apresentar no inss do meu falecido marido para mim receber a penssao obrigado

Catarino disse...

Quando ligar para o 135 eles dirão os documentos.