QUERO DOAR R$ 20,00

domingo, 25 de julho de 2010

// // 16 comments

A renda no futuro dos idosos. Você se preocupa com isso?

A renda no futuro dos idosos. Você se preocupa com isso?

Eu tenho respondido muitas vezes uma pergunta em que me dizem: “Meu pai, minha mãe, meu tio, e muitos outros parentes, está com 65 anos de idade, não consegue mais trabalhar, nunca contribuiu com a Previdência, como posso conseguir uma aposentadoria para ele.

A resposta é que não há nenhum direito, só ter idade não dá direito a benefício. A aposentadoria por idade tem esse nome porque utiliza um conjunto de exigências entre as quais uma delas é a idade mínima e a outra a carência mínima. São 65 anos para homens e 60 para mulheres e 15 anos de contribuição. Sem isso não há direito e não importa se a pessoa tem extrema necessidade ou é rico. Quem contribuiu o mínimo exigido terá direito independente de sua situação econômica.

A preocupação com o futuro, próprio ou dos parentes como pais e avós deve começar cedo. Se você tem algum parente que não contribui com a Previdência e já tem entre 45 e 50 anos de idade deve orientar que faça logo seu registro e comece a contribuir. Quando estiver idoso e doente não terá mais como mudar essa situação. Quanto mais tarde for começar mais tempo vai levar para obter o direito.

As pessoas, às vezes, se revoltam e falam mal da Previdência dizendo que muita gente que não precisa tem benefício e outros que precisam não têm. Mas a Previdência é obrigada seguir a lei e na lei há um regramento estabelecendo quais os critérios que serão utilizados para determinar quem tem direito. E a situação sócio-econômica e de saúde não estão relacionadas entre os itens que estabelece direito.

Você se preocupa com o seu futuro e com o futuro de seus parentes? Deixe sua opinião.


Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta. Faça um depósito como DOAÇÃO, use o PAGSEGURO, e ajude a manter o blog.



Se gostou do post subscreva nosso FEED. 
Cópia não permitida - www.aposentadorias.net 
Protected by Copyscape Online Plagiarism Check

16 comentários:

Principe Encantado disse...

conheço muitos que não estão nem ai, mais creio ser necessário pensar e executar esses planos, pois o amanhã é incerto e devemos ter uma renda para sobreviver.
Abraços forte

blogger disse...

ola, meu nome Belony, moro no parana tem 53 anos veim contrebeindo com INSS a 6 anos gostaria de saber como vaço para aposentar com 55 anos, so do lar

Catarino disse...

Belony
Não existe aposentadoria aos 55 anos. Para mulher só aos 60 anos e tem que ter 15 anos de contribuição. Com o tempo que você tem não terá direito, precisa pagar mais 10 anos.

Anônimo disse...

Jorge Luiz.

Tenho um parente que era agricultor e tem documentos para comprovar. Contudo, de 04/04/1988 a 01/06/1989 e de 01/04/1994 a dezembro de 1996 ela prestou serviços à Prefeitura Municipal. O INSS reconheceu que ela contribuiu, no tempo em que foi servidora da Prefeitura, com 102 contribuições, porém o necessário para sua aposentadoria seria 162. Acontece que logo após deixar a Prefeitura ela retornou à roça, e agora ela n consegue se aposentar como agricultora devido ao período q esteve na Prefeitura. Pergunto: existe a possibilidade de computar o período de agricultura anterior ao trabalho na Prefeitura e o período de agricultura posterior, ou seja, até os dias atuais? Porque a soma desses período perfaz mais de 15 anos de labor rural. A data de nascimento dela é: 10/08/1948.

E-mail: jorge_guedes6@hotmail.com

Anônimo disse...

oi meu nome é kauãna gostaria de saber, se meu marido tem direito de requerer a apaonsentadoria, pois ele tem 27 anos de contribuiçao, mas faz 3 anos que parou de contribuir , devido as condiçoes financeiras que ficou ainda mais dificil e gastos inesperados,hoje meu marido esta com 58 anos autonomo, sente muitas dores devido problemas de saude.obrigada espero pela resposta.

Catarino disse...

Kauãna
Com 27 anos de contribuição e 58 anos de idade não tem direito a nenhum tipo de benefício.
Ele terá que esperar até 65 anos de idade ou até completar 35 anos de contribuição.

Rcrd disse...

Catarino,só pra dizer por aqui que mandei uma dúvida pela página do consultor,é um pouco longo e acho melhor que seja reservado,se puder me diga se recebeu certinho,preciso da resposta pra auxiliar minha mãe da melhor maneira possível,aguardo por aqui uma sinalização,um abraço! Ricardo.

Catarino disse...

Ricardo
Não recebi sua mensagem, veja se confirmou a remessa e envie de novo.
Aguardo

Rcrd disse...

Catarino,acabei de mandar de novo...fui no topo do site em "Consultor em Previdência", preenchi os dados, cliquei em ENVIE e depois aparece uma tela com fundo azul escrito KONTACTR,seria essa a confirmação? Espero que tenha chegado pra que possas me esponder,realmente preciso muito de sua ajuda..obrigado! Ricardo.

Catarino disse...

Ricardo
Não recebi nada e recebo muitos pedidos todos os dias, também não sei se você se identificou igual aqui, pois respondo a todos. Veja se já recebeu a resposta e em caso negativo veja se você colocou as letras de confirmação bem como aparece.

Anônimo disse...

Mandei agora pelo "Faça contato"...parece que daí deu...ele volta pra essa página? Me confirma se agora recebeu..aguardo..abraço!Ricardo.

Catarino disse...

Ricardo
Recebi e já respondi, você recebe a resposta em seu e-mail.

Bel Figueiredo disse...

Gostaria de saber como faço para ter direito a aposentadoria quando ficar mais velha? tenho 35 anos e sou Portuguesa, moro á 13 anos no Brasil e sou casada á 13 com um brasileiro, casei lá em Portugal, mas está td registrado certinho aqui...tenho meus documentos aqui, Registro Nacional de Estrangeiro. ( RNE)tenho 2 filhos e gostaria de começar a contribuir pra previdência, para ter meus direitos. Não tenho carteira de trabalho, trabalho como autonoma com o meu marido. quais os meus direitos e deveres,o que tenho de pagar para ter direito a me aposentar quando for preciso...obrigada pela ajuda

Catarino disse...

Bel Figueiredo
Você pode pagar como contribuinte facultativa, precisa pagar um mínimo de 15 anos antes de completar os 60 anos que é quando terá direito a aposentadoria por idade.
O valor você escolhe, se quer receber somente um salário-mínimo(510,00) pode pagar com 11% sobre esse valor. Se for pagar valor superior tem que pagar 20%.

bel figueiredo disse...

Obrigado Catarino, vou começar a ver isso, já, agradeço por vc ajudar todas as pessoas!! Abraços

Ana Cavalcantti disse...

Nossa é muito preocupante isso , o que faz um idoso sem essa renda na velhice ? ...com certeza é um assunto muito sério para se pensar desde cedo !!
Beijos