QUERO DOAR R$ 20,00

terça-feira, 6 de março de 2012

// // 19 comments

Acordo previdenciário Brasil e Japão entra em vigor.

Brasil e Japão negociam acordo previdenciário.


O Ministério da Previdência anunciou que no dia 1º de março desde ano entrou em vigor o acordo previdenciário entre o Brasil e o Japão. Esse acordo estava aprovado há algum tempo, só falta detalhes para entrar em vigor. Que trabalha no Japão e lá contribuiu para a previdência pode trazer o tempo de lá para usar no Brasil e também levar o tempo daqui para usar no Japão.

Com este acordo mais de 300 mil brasileiros que vivem no Japão serão beneficiados. Quem trabalha e contribui para a Previdência em qualquer um dos países envolvidos poderá utilizar esse tempo para obter benefícios.

As negociações desse acordo previdenciário começaram em 2005, no Brasil, quando foram feitos os primeiros levantamentos dos sistemas dos dois países. No ano seguinte começaram os debates, primeiramente no Japão e depois no Brasil.

Aos poucos a Previdência Brasileira vai aumentando os acordos previdenciários e beneficiando os brasileiros que vivem e trabalham em muitos países e que quando retornam ao País ficam sem cobertura.

Saliento que só entram no acordo quem vive e trabalha legalmente no país que possui acordo, quem não tem os comprovantes dos recolhimentos feitos não tem direito. Quem trabalha ilegalmente deve contribuir como facultativo para manter-se segurado da Previdência.

Saiba os países onde já há acordo previdenciário lendo este artigo.

Se gostou da artigo convido que faça uma doação para a manutenção do blog, para isso use o sistema pagseguro clicando no banner abaixo.









Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net
Compartilhar





19 comentários:

concentrado disse...

Bom para os dois lados. Bela informação Catarino

Principe Encantado disse...

Espero que se realize e não fique apenas em negoiciações.
Abraços forte

Rose Nakamura disse...

Catarino
Para mim que moro
no Japão
sua postagem
foi muito interessante.
bjs

Fernandez disse...

Assunto bastante delicado, pois é uma questão complexa no que tange a execução. Imagine fazer o controle deste tipo de situação entre países. Mas se bem elaborado seria muito legal e justo.
Abraço, Fernandez.

Catarino disse...

Fernadez.
O Brasil tem muita experiência nesse assunto e já tem convênios com muitos países, normalmente nesses acordos os outros países acabam adotando a nossa tecnologia por ser muito melhor.

Catarino disse...

Rose Nakamura
O contingente de brasileiros no Japão é muito grande e com o acordo vai ficar mais fácil ainda o intercâmbio das pessoas entre os dois países.

Catarino disse...

Concentrado.
Realmente os ganhos serão para os dois países.

Catarino disse...

Principe.
Com a experiência que o Brasil tem nessa área o acordo é praticamente certo e deve ser fechado em breve.

Kiane disse...

ola,estou no Japao faz 9 anos e....ontem meu marido me disse que cancelaram os direitos de receber os beneficios que pagamos aqui no Japao,receber ai no Brasil???eh verdade????ficarei esperando anciosa sua resposta...desde ja agradecendo,,,
C.Koike

Catarino disse...

Kiane
O Brasil está negociando um acordo com o Japão em que o tempo trabalhado em ambos os países podem ser utilizados no outro. Se você contribui para a previdência do Japão poderá utilizar no Brasil e vice-versa. Está quase finalizado, mas ainda não está em vigor.
Não sei sobre o que você fala, não vi nenhuma notícia.

Anônimo disse...

Sara
Gostaria de saber quem recebe um salário minimo do Inss no Brasil e pede a transferência para Portugal, quando for no Banco de Portugal, vai receber pela cotação do dia em euros? ou em um salário minimo de Portugal em euros? que hoje é 475, euros. Desde já agradeço.

Catarino disse...

Sara
Vai receber o mesmo salário-mínimo convertido para o Euro, pelo preço do dia. Isso para quem tem benefício no Brasil e fez a opção de receber em país extrangeiro.

Anônimo disse...

meu nome é Maria Aparecida, pago minha aposentadoria no Brasil como facultativa e estou pagando shakai hoken aqui no japao ja a 3 anos 6 meses, vou embora para o brasil e pretendo retirar o shakai hoken de 3 anos a que tenho direito, com esse acordo do Brasil/Japao como ficaria a minha situaçao ? assiti um video falando de aposentadoria concomitante, é verdade que eu nao posso usar esse tempo que paguei aqui no japao para complementar minha aposentadoria ? É melhor retirar a aposentadoria no meu caso?
muita obrigada

Catarino disse...

Maria Aparecida
Se o tempo que você pagou no Japão é o mesmo que pagou no Brasil não poderá usar por ser concomitante, nesse caso é melhor sacar os valores pagos no Japão.

Anônimo disse...

Quando me separei minha ex jogou fora os meus carne de autonomo,estou pagando o shakai hoken e gostaria de saber como ficaria a minha situaçao, tenho como comprovar que paguei os carne de autonomo ? com esse acordo do Brasil/Japao eu consigo me aposentar por idade? mesmo nao tendo como comprovar que contribui como autonomo.
obrigado, Sergio

Catarino disse...

Sergio
As contribuições feitas no Brasil constam do sistema se não forem muito antigas, anteriores a 76.
Os tempos pagos se somarem 15 anos darão direito a aposentadoria por idade.
O tempo que contribuiu no Japão poderá ser usado no Brasil para qualquer benefício.

Anônimo disse...

ROSI

GOSTARIA DE ENTENDER MELHOR, POR EXEMPLO MEU MARIDO ESTA COM 59 ANOS E NO JAPAO 5 ANOS SEMPRE PAGUEI APOSENTADORIA DELE NO BRASIL E AGORA FAZ 6 MESES ESTA PAGANDO AQUI TB COMO FICARIA O CASO DELE?POSSO PARAR DE PAGAR LA NO BRASIL? FALTAM AINDA 6 ANOS PARA SE APOSENTAR POR IDADE NO BRASIL.

Catarino disse...

Rosi
Se ele contribui para a previdência oficial no japão poderá usar no Brasil, pois o acordo já foi fechado e em breve entra em funcionamento.
Querendo pode parar de pagar no Brasil.

Larissa disse...

gosto muito dos seu post bem criativo, estou seguindo suas noticias aki e no dihitt...
te convido para visitar o meu ou ate mesmo curti no face
Jogos Para Celular