quinta-feira, 17 de junho de 2010

// // 582 comments

INSS - Tabela de Contribuição Mensal 2010

INSS - Tabela de Contribuição Mensal 2010
A Contribuição mensal para a Previdência Social, INSS, deve ser feita levando em consideração os valores abaixo que estão em vigor desde 01.01.2010 data em que entrou em vigor no valor do novo salário-mínimo de R$ 510,00.


Os segurados empregados, empregado doméstico e trabalhador avulso utilizam terão o valor retido pelos empregadores ou deverão preencher seus carnês levando em consideração os seguintes valores:
- Quem tem rendimentos até R$ 1.040,22 contribui com 8%.
- Quem tem rendimentos de R$ 1.040,23 até R$ 1.733,70 contribui com 9%.
- Quem tem rendimentos de R$ 1.733,71 até R4 3.467,40 contribui com 11%.

O teto previdenciário está fixado em R$ 3.467,40, esse é o maior valor que um segurado pode receber como mensalidade em qualquer tipo de benefício. A exceção é o salário maternidade que não está sujeito a este teto e sim ao teto constitucional que é igual ao salário de um Ministro do Supremo.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto ou outro relacionado à Previdência Social faça sua consulta que terei prazer em responder.

Se você quer fazer sua inscrição na Previdência e começar a contribuir veja estas as instruções AQUI.

Obs.: A tabela acima não é usada pelos contribuintes autônomos que pagam suas contribuições por meio de carnê. Estes pagam 20% do valor de referência. A tabela só é usada se o autônomo presta serviço à empresas que fazem a retenção dos valores pagos.


Com a aprovação do aumento dos benefícios em 7,72 % atualizei os dados acima.


Veja uma tabela com os valores mínimos e máximos do INSS neste artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/07/inss-valor-minimo-e-maximo-de.html

Veja a atualização da tabela para o ano 2011 neste artigo: INSS. Tabela de Contribuição 2011.


Veja a atualização da tabela para o ano 2012 em Tabela de Contribuição ao INSS 2012.

Veja a atualização da tabela para o ano 2013 neste artigo: 

Contribuições ao INSS em 2013 devido ao novo mínimo.

Veja a tabela de contribuição para o ano de 2014 no artigo: O INSS e a tabela de contribuição para 2014


Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta, faça um depósito como DOAÇÃO, use o PAGSEGURO, e ajude a manter o blog.





Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net


582 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 582 de 582   Recentes›   Mais recentes»
kadu disse...

Catarino, boa tarde!

Tenho 47 anos e sou registrado como CLT desde 1982, ou seja, 28 anos de contribuição no INSS.

Desde o começo do ano de 2010 perdi o emprego, e enquanto não estou empregado tenho pago o INSS através de GPS o valor de R$ 102,00 mensalmente.

Tenho 2 dúvidas, as quais gostaria de se possível vc as respondesse:

1- Nos últimos 20 anos como CLT sempre o empregador me pagou o teto máximo. Agora desempregado estou pagando sobre o mínimo. Ouvi algo que o INSS na hora de calcular minha aposentadoria, qdo completar 35 anos de contribuição, irá fazer uma média em cima dos 80 meses finais, isto é verdade? Vale apena eu aumentar o valor de 102 para 20% do Teto que é R$ 3467,40?

2- Houve um tempo durante este tempo de 28 anos de trabalho que fiquei desempregado por 6 meses. Existe possibilidade de fazer pagamento desses 6 meses retroativo?

Desde já agradeço pela sua atenção que tenho visto para com o ser humando, esta tua iniciativa de ajudar as pessoas com seus esclarecimentos!

Que você e família seja sempre abençoado.

Um grade abraço

Carlos-SP

Ler mais: http://www.aposentadorias.net/2009/12/tabela-de-contribuicao-mensal-inss.html#ixzz100Ymv2AK
Compras pela Internet Shopping do Catarino

Catarino disse...

Carlos
Não é possível pagar tempo em que ficou desempregado atrasado, nessa categoria só em dia.
A renda é feita pela média desde 07/94
Veja em: http://www.aposentadorias.net/2010/01/como-e-calculada-renda-dos-beneficios.html

Felipe disse...

Boa noite, meu nome é Elias, gostaria de saber: Contribuir para o INSS por 27 anos, até janeiro de 2010, minhas contribuições nos ultimo anos foram de 11% no de R$ 207,90. Apartir de fevereiro passei a contribuir para PREV-RIO, visto que agora sou estatutário da prefeitura. Posso pedir aposentadoria proporcional ao INSS, ou o que me aconselha. Meu e mail e eliaselvys@hotmai.com

Catarino disse...

Felipe
Seu e-mail retornou.
Com 27 anos você não tem direito a aposentadoria, se você recolhia com carnê e a 11% do mínimo só pode se aposentar por idade e não pode levar esse tempo para o serviço público, só pagando a diferença de 11 para 20.
Lembre que no serviço público não há aposentadoria por idade, só aos 70anos na forma proporcional.

Glenda disse...

Oi, Boa Tarde!
Minha mãe contribui sobre 10 salarios minimos e é autonoma. Ela foi a INSS hj e falaram que independente do que ela contribui só receberia um salário minimo. Mas bem antes de 94 ela ja contirbuia com mais salários. Ela só receberá isso mesmo, ou tem direito a receber mais?
Obrigada.

Catarino disse...

Glenda
Você precisa dizer quando ela contribuiu, qual o tempo total contribuído e que benefício pretende, pois com os dados informados não tenho o que dizer.

Estella disse...

Olá,
Sou autônoma, mas no momento estou sem trabalhar, apenas me dedicando aos estudos, mas gostaria de pagar a contribuição... Qual a alíquota a ser utilizada? Sobre qual valor?
Grata!

Catarino disse...

Estella
O mínimo a pagar é 510,00, você paga 20% que dá 102,00.

lary disse...

Olá, tenho uma duvida, quando o funcionário é registrado por uma CNPJ, é descontado do funcionário 8%, 9% ou 11% correto? a empresa tem de pagar algo a mais que isso, igual aos domesticos que é 20% dividido em 8% do funcionário e 12% do empregador?

Catarino disse...

LARY
Sim, a empresa contribui com a parte dela.

Adir disse...

Bom dia, meu nome é ADIR, tenho 60 anos, sou contribuinte autônomo e contribuo ao INSS a 33 anos e 6 meses,já contribuo pelo teto de R$ 1.900,00,(R$ 380,00)a 02 anos. Gostaria de saber, se eu começar a recolher pelo teto máximo permitido que é de R$ 3.467,40 (R$ 693,48)de agora em diante, se eu irei me aposentar com o teto máximo quando completar 35 anos de recolhimento? 14 de outubro de 2010

Catarino disse...

Adir
Não, pois a renda é feita pela média das contribuições desde 07/94 e por isso é impossível ficar no teto.

Sergio disse...

Caro Catarino,

Meu nome é Sérgio.
Apergunta é sobre um processo trabalhista que tenho, e o Juiz reconheceu meu VINCULO EMPREAGATICIO. O recolhimento do INSS referente a esta decisão judicial é automático, ou tenho que abrir um processo junto ao INSS, para que ele obrigue o Empregador ( REU )à recolher as contribuições previdenciarias ?

Desde já agradeço Abraços.

Catarino disse...

Sergio
Quando o juiz vai determinar os valores ele solicita o cálculo do encargos ao INSS que apresenta o valor e a empresa tem que depositar todas as verbas para ficar quites.
Quando você for pedir um benefício e for incluir esse tempo terá que levar uma cópia da sentença para ser analisada pelo inss.

Catarino disse...

Sergio
Quando o juiz vai determinar os valores ele solicita o cálculo do encargos ao INSS que apresenta o valor e a empresa tem que depositar todas as verbas para ficar quites.
Quando você for pedir um benefício e for incluir esse tempo terá que levar uma cópia da sentença para ser analisada pelo inss.

Mago disse...

Caro amigo,
Minha mãe tem mais de 15 anos de contribuição e trabalha com vinculo empregaticio. Etenha la tambem realiza trabalhos autonomos (bicos). Gostaria de realizar o recolhimento destes valores extras que ela realiza, com qto devo recolher, 11 ou 20.
Ela talves tenha que dar entrada na aposentadoria por invalidez devido a sua artrite e artrose.
minha preocupação seria se ela der entrada, o INSS vai pagar 1 salario (recolido pela empresa) ou vai somar o que estou recolhendo a parte + o da empresa.
Se o Inss pagar sobre o que estou recolhendo a parte, tem alguma carencia antes da minha mãe dar entrada na invalides para se beneficiar deste valor.
abraços

Catarino disse...

Mago
Os 11% só podem ser recolhidos por um mínimo, como ela já recolhe como empregada teria que recolher com 20%.
Se ela já esta doente as parcelas pagas agora não serão consideradas no cálculo da renda, caso venha a pedir benefício por incapacidade.
Os pagamentos como autônomo tem carência de 12 meses, desde que pagos antes da pessoa ficar doente ou incapacitada, quem verificará é a perícia médica.

biazinha disse...

Olá,Boa Noite!
Meu nome é Beatriz. Contribuo com 20% de um salário mínimo e sou autônoma.
A partir de Dezembro, vou trabalhar em um emprego com carteira assinada.
Posso continuar a pagar o meu carnê do INSS? Vai valer para qdo me aposentar receber um valor maior que o salario mínimo?

Catarino disse...

Beatriz
Você pode continuar pagando, principalmente se for por bastante tempo. Só que as rendas não são simplesmente somadas, sofrem um redutor.
Para você entender convido que leia>: http://www.aposentadorias.net/2010/05/multipla-atividade-e-renda-dos.html

Marlon Bruno disse...

Olá Catarino,

meu nome é Marlon e sou autonomo (cabelereiro) a mais de cinco anos, e hoje um colega meu, contador, me ofereceu para fazer o recolhimento para mim, entao sugeri que ele fizesse sobre dois salarios (R$1020,00). Ele disse que eu terei que pagar 11% sobre esse valor, que seria R$112,20, contudo lendo sua pagina e dezenas de respostas, creio que o calculo dele esta errado, pois pelo que entendi 11% para autonomo seria somente para pagamento de 01 salario minimo e nao de 02. Estou correto? Se eu quiser pagar como autonomo sobre dois salarios minimos terei que pagar 11% ou 20%? Irei aguardar sua resposta para entao fazer o meu cadastro. Desde já agradeço.

Catarino disse...

Marlon
Você está certo, acima de um mínimo tem que pagar 20%.
A alíquota de 11% é destinada a quem quer pagar somente sobre um mínimo e quer se aposentar somente por idade, é um plano especial.

Edinho disse...

Bom dia!
No mês de Outubro me cadastrei como empreendedor individual, e recolhimento atual é de 11% .
Como fica meus recolhimentos anteriores de 20%?
Tenho recolhido pelo código 1007 NIT ,e agora como Pessoa Juridica o DAS,Posso continuar recolhendo desta maneira?

Catarino disse...

Edinho
O que você já recolheu está valendo e será usado quando do cálculo da renda.
Se você optou pelo MEI segue pagando assim, se for sair tem que completar os pagamentos que fez a menor.

LILIANE LIMA disse...

Olá...minha mãe tem 43 anos e é funcionária publica a 13 anos,mas também paga o carne do inss a 13 anos.É possivel somar os 13 de funcionalismo e os 13 de contribuição do inss para que ela se aposente daqui a 4 anos,já que somariam 26 anos e faltariam apenas 4 para os 30 anos? Gostaria também de saber se ela estando de licença médica do funcionalismo,pode,já que contribui também com o carne avulsamente como disse acima,requerer auxilio-doença na previdência e receber o beneficio sem maiores problemas?
Obrigado

Catarino disse...

Liliane
Se ela contribui ao mesmo tempo não tem como somar, é tempo concomitante.
Quanto a pedir o auxílio-doença no inss pode fazer sim, são regimes diferentes.

Glauco disse...

Como professor, me aposentaria em 30.03.2012, aos 25 anos de contribuicao para o INSS, restando, portanto, 15 meses ate que possa requerer o beneficio.
Se deixar o magisterio e passar a contribuir como autonomo, em quanto tempo poderei me aposentar? Existe alguma formula a ser aplicada para calculo do tempo adicional em situacoes dessa natureza?

Catarino disse...

Glauco
Primeiro devo esclarecer que o professor, homem, se aposenta com 30 anos de contribuição e não 25.
Se você deixar a condição de professor terá que completar 35 anos de contribuição para se aposentar, o tempo como professor é contado na forma simples, só há o redutor de 5 anos para quem estiver exercendo a atividade quando vai pedir o benefício.
Veja:http://www.aposentadorias.net/2009/09/aposentadoria-especial-do-professor.html

derival disse...

Olá, Gostaria de saber se é possivel trabalhar numa empresa recebendo um salario de R$ 1.200,00 e esta empresa pagar ao inss minha contribuiçao no valor do teto máximo e descontar a diferencia do meu salario pode ser assim ou tem outra maneira de eu completar esta diferencia, obrigado.

Catarino disse...

Derival
Em tese até pode, o problema é que há outros encargos que a empresa tem que pagar sobre a folha de pagamento e isso tornaria sua renda inviável, haveria muito a ser descontado.
Se você está longe da aposentadoria, pode contribuir como contribuinte individual a diferença para o teto.
Antes de se decidir convido que veja este artigo:
http://www.aposentadorias.net/2010/05/multipla-atividade-e-renda-dos.html

Pequenita disse...

Dr Catarino
Sou contribuinte autonoma,cod.1007 e contribuo com 20%.Tenho firma aberta e pago os impostos e tributos.NACIONAL SIMPLES-PERGUNTA:Quando for me aposentar uma contribuição complementa a outra?ou terei que optar?
Muito obrigada.

Pequenita disse...

Dr.Catarino
Sou contribuinte individual,contribuo com 20% e tenho firma aberta,pago impostos e tributos como SIMPLES NACIONAL - PERGUNTA;Quando for me aposentar uma contribuição complementa a outra ou terei de optar.
Obrigada,

Catarino disse...

Pequenita
Todas as contribuições pagas à Previdência são consideradas,desde que não exceda o teto.

Anônimo disse...

Olá Catarino. Gostaria de um esclarecimento sobre a vantagem ou não de contribuir 2 vezes. Como tenho dois empregos, um desconta na fonte e outro eu pago o respectivo valor com carnê. Se por exemplo eu sofrer um acidente somam-se os dois benefícios ou somente um? E para fim de aposentadoria?
Abraço

Hamilton/Chapecó-SC

Catarino disse...

Hamilton
Em caso de auxílio-doença terá direito a dois benefícios, já na aposentadoria é mais complicado.

Carolina disse...

Oii td jóia? gostaria de saber: se eu pago durante 25 anos, um salario minimo... e depois o resto dos anos (o q falta) eu começo a pagar 6 salarios minimos... vou receber quanto??? o do tempo dos 25 anos, ou o do tempo q paguei 6 salarios minimos?
vamos supor tb: pago tds os anos por um salario minimo... ai depois no ULTIMO ano pago 20 salarios minimos .... qnto vou receber?

Catarino disse...

Carolina
Não há como pagar sobre 20 salários.
Veja este artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/12/previdencia-social-o-calculo-da-renda.html

fisiole disse...

posso ganhar 3000 reis e contribuir com o valor minimo de 120 reas por opcao???

Catarino disse...

Fisiole
Se você é autônomo e paga com carnê pode pagar qualquer valor entre o mínimo e o máximo.
Se é autônomo e presta serviço a uma empresa, e tem o inss retido, pagará sobre o valor ganho, assim como se for empregado ou cooperado.

Mario Luiz Santos disse...

Boa Tarde!
Sou contribuinte GPS cod 1007, desde 2005 até 2010, referente a 2 salarios minimo, compensa continuar pagando ? ou devo continuar pagando, pois ja sou contribuinte como empregado em empresas privada desde 1970

Confia Sempre disse...

Boa noite! Meu pai ficou muito doente e como havia muito tempo sem contribuir pois tinha um buteco informal, tentou benefício pela assistência social e não conseguiu pois a renda familiar era um pouco maior do que o permitido. Ele pode recolher 12 meses em atraso como individual ou facultativo e ter direito ao auxílio doença, mesmo depois de ter tentado pela assistencia social?

humbagomes disse...

Boa tarde Sr catarino,estive no beneficio de 2003 a 2009,em dezembro 2009,foi cessado meu beneficio,entrei na jdf e ganhei a causa em novembro de 2010,foi determinado o prazo de 45 dias para o pagamento,mas ate o presene momento nao recebi nada,gostaria de saber se tem algum meio de eu saber quando vou receber,pois ja estou a mais de 1 ano sem receber,e nao tenho condiçoes de traalhar

grato humberto
hthgomes@bol.com.br

Catarino disse...

Confia
Se já está doente não vai adiantar, pois é preciso que as 12 contribuições sejam feitas antes do início da incapacidade.

Catarino disse...

Mario
Veja como são utilizadas as parcelas pagas como complemento neste artigo: http://www.aposentadorias.net/2010/05/multipla-atividade-e-renda-dos.html

Muitas vezes não vale a pena pagar.

Catarino disse...

Humberto
Só indo na agência do inss onde mantinha seu benefício para saber se já foi processado ou ainda não.

mauricio disse...

Bom dia.
Sempre contribui com autônomo, porém ano passado fiquei 8 meses empregado no serviço público federal como temporário (abril - novembro), deste serviço descontava 8% do meu salário ao INSS. Agora voltei a ser autônomo. Pergunta: No campo 04 (competência)da Guia da Previdência Social (GPS) devo por o mês 12/2010 ? Obrigado.

Catarino disse...

Mauricio
Se o último mês trabalhado foi 11/2010 deve colocar 12/2010, pois não há pagamento parcial, só a competência toda, mesmo que não tenha trabalhado o mês de novembro até o fim.

Gui Dominguez disse...

Bom dia, vou começar a contribuir como automoma com o codigo 1007 a partir de agora, o valor que estipularam foi de 108,00 reais, o próprio funcionario do INSS disse que pra mim essa era a melhor opção. Esse valor é de 11 ou 20%? E o que tenho direito com esse pagamento mensal? Me aposento por tempo de contribuição ou por idade? E a partir de quanto tempo?

Obrigada e parabéns pelo blog, tem ajudado muito.

Catarino disse...

Gui
O valor de R$ 108,00 é 20% do valor R$ 540,00 válido para o mês janeiro de 2011 que é pago até 15.02.2011.

Com esse percentual você tem direito a todos os benefícios e pode pagar mais que o mínimo quando quiser para melhorar a renda futura.

Anônimo disse...

Ola não sei se minha empresa deposita certinho o inss conforme o informado no holerite de acordo com meu salário, isso pode me prejudicar futuramente?

Catarino disse...

Você precisa ver se o vínculo foi registrado no INSS, se a resposta for positiva o tempo será aceito mesmo sem recolhimento.
Se você ganha o mínimo não terá problema, mas se ganha mais que o mínimo o INSS irá considerar o mínimo, por não haver contribuição.
Você pode pedir no INSS um extrato de vínculo e contribuições para tirar a dúvida.

Anônimo disse...

Francisco,
Manuas-AM

Já contribui durante 22anos,sempre com o sálario acima de R$ 4.000,00.Agora sai do emprego e irei trabalhar como autônomo,quanto devo pagar para receber o TETO DA APOSENTADORIA.

Catarino disse...

Francisco
Para esclarecer sua dúvida convido que veja estes artigos:
http://www.inssconsultoronline.com/2010/12/previdencia-social-o-calculo-da-renda.html
http://www.aposentadorias.net/2010/01/como-e-calculada-renda-dos-beneficios.html

Anônimo disse...

ola, tenho uma duvida recebo pensao desde agosto de 2002 na epoca teto maximo, gostaria de saber se tenho direito a revisao
obrigada

Catarino disse...

Não dizer se tem ou não direito a alguma revisão, a melhor opção é fazer o pedido no INSS.

neuza albarello disse...

Boa tarde gostei muito de tudo. Minha dúvida é: Pago inss há 20 anos, sobre um salário, tenho 55 anos. È vantagem começar á pagar sobre 5 salários por mais 10 anos quando atingirei os 30 anos pois contribuo como autónoma.

Catarino disse...

Neuza
A renda é feita pela média, se você pagar 10 anos vai melhorar bastante a média, se tem condições de pagar vale a pena.

Anônimo disse...

CATARINO, SOU PROFISSIONAL AUTONOMO E, NAS MINHAS FATURAS,É RETIDO OS 11% DO INSS ATINGINDO O TETO MÁXIMO DA CONTRIBUIÇÃO LEGAL. EM ALGUNS PERÍODOS TIVE A MINHA CARTEIRA ASSINADA E RECOLHIMENTO DO INSS (ANTES DE RECOLHER COMO AUTÔNOMO). O PERÍODO EM QUE FIQUEI SEM RECOLHER PODE SER REGULARIZADO PARA CONTAGEM DE TEMPO E CONTRIBUIÇÃO PARA A APOSENTADORIA. SE SIM, DE QUE FORMA

Catarino disse...

Precisa de autorização do INSS.
Veja este artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/08/como-pagar-contribuicoes-do-inss-em.html

Anônimo disse...

Quero pagar INSS para minha mãe, pois faltam dois anos de INSS pago para completar quinza anos de contribuição e em dois anos ela completa 60. Qual o código de pagamento e valor que devo pagar para que ela se aposente com um salario minimo

Obrigada

Bia

Catarino disse...

Bia
Veja este artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/07/inss-como-calcular-e-preencher-guia-gps.html

Anônimo disse...

OLA BOM DIA ,SOU CONTRIBUINTE DESDE 10/1987 COM O SALARIO MINIMO, GOSTARIA DE SABER SE JA POSSO ME APOSENTAR?GRATA

Anônimo disse...

BOM DIA !CONTRIBUO DESDE 87 PAGO SOBRE O MINIMO QUANTO TEREI QUE PAGAR NO MES DE FEVEREIRO 2011?OBRIGADA.E QUANDO TEREI DIREITO A APOSENTADORIA?

Catarino disse...

O valor a pagar sobre o mínimo é R$ 108,00
Para se aposentar você precisa ter 30 anos de contribuição ou 60 anos e 15 de contribuição.
Veja em qual situação você se enquadra.

p disse...

trabalho como autonomo ganho em media 2.000 a 2.300 por mes com quanto devo contribuir?

joao disse...

Boa noite!
Meu prezado, eu rebebia auxilio B91, o INSS suspendeu meu beneficio alegando que eu tinha passado por uma reabilitaçao, mas apos o ocorrido fiz novas cirurgias, uma neurotomia e uma rizotomia,onde descobriu que sou portador de uma fibrose epidural que engloba a raiz S1,entrei com um pedido de restabelecimento de beneficio, pedido tutela antencipada,apresentado um ASO da empresa atestando que nao estou apto para exercer nenhuma funcao na empresa, que foi negado,posteriormente entrei com agravo de instrumento,no supremo, onde me foi concedido o restabelecimento.Quantos dias o INSS tem para cumprir a decisao?

Catarino disse...

Você contribui com quanto quiser, não há controle de quanto ganha. De acordo com sua expectativa para sua aposentadoria é que vem o valor que vai contribuir.

Catarino disse...

João
Os prazos judiciais são muito complicados para dizer quanto tempo o inss terá, pois depende de vários fatores.
Normalmente demora perto de um mês, dependendo que quando o inss foi notificado a cumprir a determinação.

Anônimo disse...

Meu pai já completou o periodo de 180 meses de contribuicao (contribuicoes feitas na decada de 70 e 80). Em 2012 ele faz 65 anos. Poderia ele contribuir durante 20 e poucos meses sobre 3.500 reais? Qual seria a alíquota se ele contribuisse na categoria autonomo? Se ele fizesse isso qual seria o salario de beneficio? Obrigado, Fábio.

Anônimo disse...

Janete

Em 2010 passei o ano todo pagando o valor de R$93,00. Só fui me dar conta em outubro, quando passei a pagar os R$141,35. Por gentileza, gostaria de saber como fazer para pagar a diferença do período em que paguei a menos...

Obrigada!

Catarino disse...

Fabio
A renda é feita pela média das contribuições desde 07/94, se vai pagar somente alguns anos não vai adiantar muito, pois a renda ficará no mínimo ou próximo.

Catarino disse...

Janete
Você precisar ir na agência do INSS para pegar a guia e pagar, se o valor for baixo pode pagar junto com a contribuição do mês.

Anônimo disse...

Pedro Alves

Olá! Minha mãe contribuiu com o INSS nos primeiros 7 anos com um salário médio de R$ 800,00 reais. Após essa período ela se formou e passou a contribuir com o teto máximo durante 7 anos para a prefeitura e estado(93 a 2000) após esse período ela perdeu o emprego e passou a pagar como autônoma o valor de um sálario mínimo (R$102,00). Somando 7+7+11= 25anos de contribuição. Ela completará 55 anos no final do ano que vem (Idade que ela deseja se aposentar). A pergunta é, qual o valor médio que ela receberá com esses 25 anos de contribuição, e caso ela contribua por mais 2 anos com o teto máximo(R$3400,00), quanto isso poderá agregar em média o valor da aposentadoria. (VALE APENA?) Muito Obrigado e aguardo ansiosamente a resposta.

Catarino disse...

Pedro
Com 25 anos de contribuição sua mãe não terá direito a aposentadoria, só com 30 anos ou 60 de idade.
Quanto a renda ela será feita pela média das contribuições desde 07/94, por isso não há como dizer que valor ela irá receber. Contribuir por mais tempo sempre melhora a renda.

Anônimo disse...

Pedro Alves

Existe muita diferença ela se aposentar por tempo de trabalho ou por idade? Por exemplo, ela contribuindo durante toda a sua vida com 3 salários mínimos se aposentando com 60 anos e 28 anos de trabalho (famoso pedágio ou algo assim) ou se aposentando por tempo de contribuição de 30 anos atingindo 62 anos de idade. Faz muita diferença na hora de receber? Isso calculando uma contribuição média de 3 salários mínimos durante toda a sua vida. Muito Obrigado pela atenção e sensacional o suporte oferecido por vocês!

Catarino disse...

Pedro
Na aposentadoria por tempo (30 anos) ela receberá 100% da média.
Na aposentadoria por idade ela recebe 70% mais 1% por ano contribuído, assim ela receberia 98% da média.
A perda seria mínima, 2% da média.

Anônimo disse...

Pedro Alves

Venho agradecer de coração a toda disposição e atenção que você oferece a cidadãos como nós.
São pessoas como você que fazem a diferença e mostram que o nosso país pode melhorar.
Muitíssimo Obrigado, fique com Deus e Ótima sorte em sua vida.

Anônimo disse...

Tenho 5o anos contribuo a 25 anos aposen. especial salario medio 2.800 mensal nos ultimos 60 meses comecei 1984 quando vai dar de aposen. + ou-

Catarino disse...

A renda é feita pela média das contribuições desde 07/94.
Você pode simular sua renda, siga este artigo:
http://www.inssconsultoronline.com/2010/07/consultor-simule-sua-renda-nos.html

Anônimo disse...

onde consigo o carne do inss?

Catarino disse...

Você pode comprar em qualquer livraria.

teka_703 disse...

Boa noite,
Minha mãe é funcionária pública trabalhou durante 8 anos,tem 65 anos ela está com problemas na coluna impossibilitanto continuar na rotina que é muito sacrificante e quer adiantar a aposentadoria para ela se aposentar terá que adiantar as contribuições de 7 anos para completar 15 anos? quanto terá que pagar? PEÇO URGENCIA DESDE JÁ OBRIGADA

Catarino disse...

Teka
Se ela é servidora pública deve recolher para o INSS, mas não tem como antecipar pagamentos, só pode pagar mês-a-mês. Como é empregada terá que aguardar o tempo.

Anônimo disse...

Olá, amigo. Tudo bem?
Pago INSS como contribuinte indvidual (cód. 1163). Paguei no dia 15/02/2011, referente à competência 01/2011, o valor de R$ 56,10 quando o correto era ter pago R$ 59,40.
O que devo fazer para regularizar esta situação?
Obrigado.

dayse rocha disse...

Ola, meu nome e Dayse, meu ultimo ano de contribuicao foi 1986, gostaria de saber se e possivel acertar ( pagar ) esses anos para atualizar minhas contribuicoes.

Catarino disse...

Você deve esperar que se defina o valor do novo mínimo e depois calcule o valor da diferença e recolha junto com o próximo pagamento.

Michele disse...

Ola, meu nome e Michele,tenho 46 anos, gostaria de contribuir como autonoma. Para me aposentar por idade ( 60 anos ), quanto devo contribuir para receber 2500 reais.

Catarino disse...

Dayse
É possível, mas você terá ir no INSS para ver se tem as provas exigidas para poder indenizar o período.

Catarino disse...

Michele
Isso é muito difícil de se dizer, pois a renda é feita pela média das contribuições desde 07/94, se não tem nenhuma nesse período, mesmo que pague o teto terá uma renda baixa, pois a aposentadoria por idade paga 70% da média mais 1% por ano pago, sendo o mínimo 15 e nesse caso ficaria com 85% da média.
Você pode pedir um cálculo de um plano de previdência privada, nela você pode ficar sabendo quanto ganharia pagando uma mensalidade defida.

F.M.L. disse...

Olá Catarino, veja se você consegue tirar minhas dúvidas. Estou contribuindo faz 1 ano. Fiz a minha inscrição via internet. Bom, não estou gerando boleto via internet, vi que é possível preencher todos os meus dados diretamente no caixa eletrônico da CAIXA, aí estou guardando apenas os comprovantes. No comprovante estão contidos os meus dados, como nome, número... Gostaria de saber se o modo que estou fazendo está correto?
Outra, no pagamento referente a contribuição de Janeiro de 2011, acabei pagando R$56,10 (11% salário mínimo de R$510,00) ao invés de R$59,40 (11% salário mínimo de R$540,00). O que eu faço agora, vou precisar pagar de novo a contribuição do mês de Janeiro com o valor correto + multa ou é só eu acrescentar a diferença do valor no próximo mês?
Bom, como eu vou me aposentar por idade (11%), preciso pagar apenas 15 anos ao invés dos 35? Vi você dizendo isso nas mensagens anteriores e fiquei na dúvida.
Obrigado e fico no aguardo de sua ajuda.
Luiz.

Catarino disse...

Luiz
O seu procedimento esta correto, o comprovante da máquina já é prova dos pagamentos.
A diferença do mês de janeiro você pode incluir no próximo pagamento, a diferença é mínima e não terá nenhum problema.
Quem paga 11% só se aposenta por idade e tanto faz pagar 15 anos como 35 vai ganhar o mínimo e quando completar a idade.
Se você é jovem e quer continuar nos 11% pode pagar os 15 anos e depois pagar um mês por ano para manter a qualidade.

F.M.L. disse...

Olá Catarino, agradeço muito a sua ajuda.
Tenho uma outra dúvida. É em relação aos comprovantes do caixa eletrônico, o tipo de papel é termossensível, que dura aproximadamente 7 anos, vai se desbotando.
O que eu posso estar fazendo em relação a isso, posso juntar alguns comprovantes e tirar xerox?
Depois de eu pagar os 15 anos, pagar uma vez por ano até eu completar 65 anos, certo? Não entendi o que você quis dizer com "para manter a qualidade".
Agradeço desde já,
Luiz.

Catarino disse...

Luiz
Você pode pedir um extrato de contribuições no INSS, o que constar lá está seguro, não precisa guardar comprovante.
Além da aposentadoria existes os benefícios por doença ou acidente e este exigem carência e qualidade, a qualidade é perdida depois de um ano sem pagar, por isso é importante pagar uma por ano para manter a qualidade.

F.M.L. disse...

Olá Catarino, agradeço novamente a ajuda.
Muito obrigado pelas orientações,
Luiz.

Anônimo disse...

Catarino me tire uma duvida por favor eu pago 20% sobre o minimo, até fevereiro achei que o salario seria de 540,00 paguei 108,00
E agora sendo 545,00 terei que pagar 109,00 nesse mes de março? é isso? E do mes passado fica assim mesmo ou terei que pagar a diferença ? Me esclareça qual valor terei que pagar em março? e nos meses seguinte´? Desde ja agaradeço pela atenção. Paty

Catarino disse...

Paty
Não tem que pagar nada, o novo salário de 545,oo só vale a partir de março que você recolhe em abril, por isso até dia 15 de março você paga ainda sobre 540,00

Anônimo disse...

Olá, Catarino, meu nome é Cirlei. Obrigada por nos auxiliar com informações tão úteis e esclarecedoras. Bem, minha mãe trabalhou de carteira assinada por 2 anos (1990). Depois disso, passou em concurso público e trabalhou durante 16 anos. Há 6 anos fez uma cirurgia, e ficou impossibilitada de trabalhar, depois de muitas perícias, ficou decidido pelo médico que deveria retornar ao trabalho, como ela não retornou, pois não tinha condições físicas para isso, a Prefeitura a demitiu por justa causa. Minha mãe completa 60 anos em julho de 2011, gostaria de saber se ela poderá se aposentar por idade, juntando os tempos de contribuição do INSS 2 anos + os 16 anos de funcionária pública.

Catarino disse...

Cirlei
Pode sim.
Veja se a prefeitura recolhia para o inss, se sim é só agendar o atendimento no inss.
Se recolhia para regime próprio vai precisar de uma certidão de tempo de serviço para fins de compensação previdenciária e pagar um mês no INSS para formalizar o reingresso, depois pode pedir o benefício.

Anônimo disse...

Catarino, obrigada pela resposta. Estávamos sem esperanças, pois nos informaram que não seria possível, por ser de regimes diferentes. Tenho mais uma dúvida, qual forma de contribuição minha mãe deve pagar para formalizar o reingresso, individual, facultativo ou autônomo?

Cirlei

Catarino disse...

Cirlei
Se ele não exerce nenhuma atividade pode pagar como facultativo, a forma não importa só é preciso pagar um mês para registrar o reingresso à previdência.

Anônimo disse...

eu pagava 56,10 de inss
quanto vou pagar agora
com o aumento do salario
minimu,

Anônimo disse...

#
Tenho 4 meses pago de inss e estou doente então gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença ou tenho que pagar mais alguns meses de inss para poder pegar o auxilio?
OBS:ANTES DE TER COMESADO A PAGAR COMO D DE CASA ESSES 4 MESES EU TENHO DE CARTERA ASS A UNS 6 ANOS ATRAS 1 ANO MEIO DE INSS PAGOS PORQUE EU TRABALHAVA FORA E ERA REGISTRADA ENTENDE ... AGUARDO RESP VALEU SANDRINHA2008SP@HOTMAIL.COM

Catarino disse...

A partir da competência 03(março) você paga 59,95.

Catarino Alves
Este blog é gratuíto, mas você pode fazer uma DOAÇÃO para ajudar na sua manutenção. Use o PAGSEGURO

Anônimo disse...

Prezado Catarino,

Me cadastrei como autônomo em 1996. Em 2003 comecei a trabalhar em uma empresa, e por isso tive uma inscrição como empregado (PIS). Continuei a contribuir como autônomo até 2005. Parei de recolher, e nada comuniquei. Agora estou desempregado, e para não perder a contagem do tempo para aposentar-me, (estou com 42 anos) quero voltar a contribuir como autônomo e quando voltar a trabalhar (espero que não demore!!!) vou parar de recolher como autônomo. Alguns me dizem que eu deveria ter comunicado ao INSS (solicitado a suspensão) e que eu teria que pagar "os atrasados". Outros me dizem que devo fazer um requerimento (ou entrar na justiça se o INSS quiser cobrar algo "atrasado") pois as contribuições foram realizadas (pelo PIS), e eu não poderia ter 2 aposentadorias por tempo de serviço. Por isso o INSS não poderia exigir "os atrasados" pois isso seria um "bis in idem" e um enriquecimento sem causa do INSS. São atividades distintas (autônomo e empregado) mas mesmo assim não poderei ter duas aposentadorias por tempo de serviço, correto? Caso eu realmente tenha que pagar "os atrasados", o que devo fazer? Na página do INSS eu consigo gerar uma GPS com o meu NIT (ele não está "bloqueado"). O que devo fazer? Devo recomeçar a contribuir como autônomo ou não?
Um abraço, Claudio

Catarino disse...

Claudio
No Brasil todo mundo é especialista em tudo inclusive em direito. Isso tudo é bobagem, se você estava empregado não era autônomo e por isso não tem que pagar nada, inclusive para pagar atrasados você precisa comprovar que trabalhou e não pagou.
Para voltar a contribuir é só preencher a guia e começar a pagar, só vale a partir da primeira parcela paga em dia.
Catarino Alves
Este blog é gratuíto, mas você pode fazer uma DOAÇÃO para ajudar na sua manutenção. Use o PAGSEGURO.

Anônimo disse...

Boa noite ! Meu nome è Solange e gostaria de saber o seguinte: Fui funcionaria CLT por 15 anos (15 anos divididos em algumas empresa) com intervalo entre elas, mas nunca contribui através de carne, só existe o desconto feito pelas empresas que somando todas da 15 anos. Tenho 48 anos e gostaria de saber se somente com esta condição consigo me aposentar aos 60 anos e provavelmente receberei o salario minimo, é isto ? Agradeço pela ajuda.

Anônimo disse...

quero saber com o aumento do salario do mes 3,de 2011 .quanto eu devo pagar meu inss.pago como autonoma o valor de um salario minimo,quanto devo pagar ?

Catarino disse...

Solange
Você está certa, tendo 15 anos de contribuição terá direito a aposentadoria por idade no valor de um salário-mínimo.
--
Catarino Alves
Este blog é gratuíto, mas você pode fazer uma DOAÇÃO para ajudar na sua manutenção. Use o PAGSEGURO.

Catarino disse...

Você não disse quanto pagava, se for 11% terá que pagar 59,95 se pagava 20% será 109,00

F.M.L. disse...

Olá Catarino, gostaria de tirar uma dúvida.
Pagando 11% do salário mínimo, tenho que pagar por pelo menos 15 anos e receberei o valor de 1 salário mínimo quando me aposentar (por idade).
Mas se eu optar por pagar 20% do salário mínimo, terei que pagar por 35 anos e receberei quanto ao me aposentar?
Obrigado, Luiz.

Catarino disse...

FML
Se você pagar 35 anos pelo mínimo(20%) vai receber o mínimo também. Se for para ganhar o mínimo é melhor contribuir com 11%.
A diferença é que com 20% você pode se aposentar por tempo, com 11% só por idade, mesmo que contribua 35 anos ou mais.

Anônimo disse...

Olá Catarino,

Tenho 42 anos e nunca paguei a previdência, quanto terei que pagar mensalmente, e por quanto tempo, para me aposentar com o teto?

Obrigado,
Wellington

Catarino disse...

Wellington
Se você vai iniciar com 42 anos terá que contribuir 35 anos para se aposentar e destes terá que pagar 28 anos no teto para receber o teto, mas no seu caso não sei se vale a pena, pois terá 77 anos quanto tiver direito.

Anônimo disse...

boa tarde eu estou gravida de oito meses se eu pagar todo as parcelas de contribuiçao de uma vez so eu consigo receber o auxilio maternidade sou autonoma!?

Catarino disse...

Para ter direito é preciso ter 10 parcelas pagas, em atraso não são aceitas.

Anônimo disse...

Caro amigo: vendo panelas de alumínio de casa em casa e tenho 2 funcionários e gostaria de recolher inss e fgts dos dois para ficarem assegurados e quando forem demitidos terem o fgts e o seguro desemprego, como farei isso?

Catarino disse...

Impostos é com a Receita Federal, não sei informar.

Anônimo disse...

Olá! bom dia.



Trabalho desde 1991 de carteira assinada e tenho 45 anos, qto tempo falta p/ me aposentar?

E posso acelerar o tempo que falta p/ agilizar minha aposentadoria?, qto tenho q pagar?

Meury
Grata.

Catarino disse...

Meury
Quando completar 30 anos de contribuição terá direito a se aposentar, não há como antecipar tempo de contribuição.

Carolina disse...

Boa noite Catarino,
Eu estou grávida com previsão para o nascimento em agosto, pago 20% do salário mínimo, 108 reais. Porém fui informada que se eu pagar 747,93 reais nos próximos meses até o parto e também aumentar minha contribuição nos 5 meses anteriores com juros(o que soma 10 meses, que são os meses que eles usam para calcular o benefício) poderei receber aproximadamente 3,700 como salário maternidade. Você saberia me responder se posso aumentar essa contribuição que já foi paga e pagar mais 735 nos próximos meses e garantir o aumento do benefício? Obrigada pela ajuda !

Catarino disse...

Não sei informar sobre "esquemas". Vá ao INSS e se eles autorizarem você paga.

Anônimo disse...

O aposentado que estiver trabalhando de carteira assinada, tem direito a receber os pagamentos que são feito ao inss?

Catarino disse...

Não, o aposentado contribui para a manutenção do sistema.

sandra disse...

sou professora estadual e também professoa da rede particular.contribuo com o inss e com o funprev.Preciso realmente pagar as duas contribuições?receberei duas aposentadorias?
grata.

Catarino disse...

Sandra
Se você trabalha terá que contribuir, se completar o tempo mínimo necessário pode ter duas aposentadorias.

Anônimo disse...

tenho 50 anos e trabalhei em um banco de 1981 a 1986, depois fiquei sem trabalhar e sem contribuir.O que devo fazer para me aposentar por idade.

Catarino disse...

Para se aposentar por idade você precisa ter 15 anos de contribuição, se você tem por volta de 5 anos teria que pagar mais 10 anos no mínimo.
Para pagar pode usar o seu número do PIS.

F.M.L. disse...

Olá Catarino,
Eu sei que aqui você tira dúvidas sobre INSS, mas se puder ajudar, tenho uma dúvida quanto a declaração do imposto de renda 2011. Sou autônomo e declaro como isento, e li em alguns sites da internet que a declaração de isento não é mais obrigatório, isso confere? Ou é melhor fazer a declaração?
Desde já agradeço a atenção,
Luiz.

Catarino disse...

Luiz
Não existe declaração de isento. Existia um formulário que era preenchido para confirmar o CPF, mas não existe mais.
A declaração é para quem ganhou mais que o mínimo estabelecido pela receita.

F.M.L. disse...

Olá Catarino,
Obrigado pelo esclarecimento.
Bom, então quem não ganhou mais que o mínimo estabelecido não precisa mais se preocupar com a declaração. Mas precisa fazer algum outro tipo de documento que comprove isso, ou não precisa fazer nada?
Agradeço,
Luiz.

Catarino disse...

Luiz
Não tem o que fazer, se está dispensado de declarar está em dia com o fisco.

Anônimo disse...

OLÁ, MINHA MÃE TEM 60 ANOS É DONA DE CASA E NUNCA CONTRIBUIU.PARA SE APOSENTAR SERÁ PRECISO 180 CONTRIBUICOES.QUERIA SABER SE PODE SOMAR E PARCELAR ESTAS CONTRIBUICOES PARA ELA POSSA SE APOSENTAR EM TEMPO MENOR.

Catarino disse...

Não pode, não há como antecipar tempo e nem pagar tempos passados.

Anônimo disse...

BOM DIA AMIGO. PRIMEIRO GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS À SOCIEDADE. MEU NOME É CÍCERO, TENHO 28 ANOS, SOU ENGENHEIRO. FUI DESLIGADO DA EMPRESA ONDE TRABALHEI E CONTRIBUI POR 5 ANOS AO INSS, SOBRE O TETO. SOU AUTÔNOMO AGORA. PERGUNTA: COMO A APOSENTADORIA PARA HOMENS É DE 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 65 DE IDADE, SE EU DEIXAR DE PAGAR ATÉ OS 35 ANOS DE IDADE (DAQUI 7 ANOS) E SOMENTE A PARTIR DAÍ PAGAR NOVAMENTE, TEREI 35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 65 ANOS DE IDADE, ESSES 7 ANOS VAGOS SERÃO DESCARTADOS E OS 30 SOMADOS COM OS 5 ANTERIORMENTE PAGOS? OU SE CONTINUO PAGANDO O TETO, CONSIGO ME APOSENTAR POR CONTRIBUIÇÃO COM 58 ANOS PELO VALOR MÁXIMO?
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO.

Catarino disse...

Cicero
Veja o artigo: http://www.aposentadorias.net/2010/01/como-e-calculada-renda-dos-beneficios.html

Fá Costa disse...

Bom dia , trabalhei 10 anos como secretaria , sem registro ,se meu ex patrao fosse pagar retrotivo quanto seria ? Meu Salario atual qdo sai da firma era de R$ 1.009,95, sai da firma em 22 02 10 , obrigada
Fatima Costa

Catarino disse...

Fa Costa
Eu não sei fazer esse cálculo, a empresa terá que procurar a Receita Federal.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Marcio,tenho uma dúvida se você pudesse me ajudar, eu agradeço. Eu contribuo desde de 2004 os 20% do mínimo sob o código 1406. Desde outubro de 2010 começei a trabalhar com carteira assinada e é descontado 8% para o INSS. Minha dúvida é a seguinte: eu tenho de continuar pagando os 20% do mínimo sob o código 1406 ou posso parar? Preciso informar isso para o INSS? Posso pagar ambos ao mesmo tempo ter um valor melhor na aposentadoria?
Obrigado

Catarino disse...

Marcio
Você não precisa pagar enquanto estiver empregado e não precisa dizer nada ao iNSS a mudança de categoria é automática.
Caso queira pode pagar também como contribuinte individual.

Wilson disse...

contribui para a previdencia de 1977 a 1989 de carteira assinada,depois passei a contribuir como autônomo com o código 1007 atrasei dois anos 1997a1999,depois voltei a comtribuir com o mesmo código.completei 53anos de idade,posso pagar este dois anos atrasados de uma só ves,para requerer minha aposendadoria proporcion

Catarino disse...

Wilson
Pode pagar sim, mas precisa ir ao INSS para pegar autorização.

kaka disse...

Ola! CARIN FIZ 35 EM FEVEREIRO assinei minha carteira em junho de 2004 e fiquei ate janeiro de 2007.gostaria de começar a pagar minha carteira..e receber mais de um salario.QUE que seria 20 por cento eu acho ..precisarei pagar esses anos que fiquei parada?como dona de casa posso ter direito a pagar menos? vc pode me orientar.qual a melhor maneira de pagar? optar. privada,social .publica? muito Obrigada

Catarino disse...

kaka
você quem escolhe de acordo com sua capacidade de pagamento, é 20% do mínimo e acima disso qualquer valor.

Anônimo disse...

Contribuo 1200 reais por mes na previdencia,aomecei a contribuir em 2008 e minha aposentadoria vai ser em 2026....quantos reais pegarei de aposentadoria?

agradeco desde ja!!!

Catarino disse...

A renda é feita pela média das contribuições, se a aposentadoria for por idade, vai receber 70% da média mais 1% por ano contribuído, no mínimo 85% da média.

Anônimo disse...

Boa tarde!
A minha dúvida é referente a como proceder no pagto de inss para uma funcionária doméstica. É a primeira vez que registro uma empregada e não sei como proceder. O salário dela é de R$600,00

Obrigada, Simone

Catarino disse...

Simone
Se ela não tem a inscrição terá que ir ao inss com a carteira assinada e identidade e cpf para fazer o cadastro.
Se já tem é só preencher a guia, veja no site www.previdencia.gov.br os detalhes.

Anônimo disse...

Bom Dia!
Minha mãe contribuiu sete anos com a previdência, de 1981 a 1988, após parou. Hoje, após 23 anos sem contribuição, se voltar a contribuir, com o mínimo, ela pode se aposentar?

Obrigada, Ana G.

Catarino disse...

Ana
Pode contribuir até completar o mínimo de 15 anos para se aposentar por idade.

Anônimo disse...

Tenho uma empregada domestica e há 5 anos pago o INSS dela integralmente em cima do salário mínimo. Mas ela ganha um pouco a mais (que é pago "por fora"). Se ela solicitar rescisão de contrato e entrar na justiça o que ela pode requerer do INSS??? Eu terei que pagar sozinha o INSS não recolhido ou ela arcará com a parte dela (8%)????

Catarino disse...

Se ela entrar na Justiça e ganhar o processo você vai ter que pagar tudo, a sua parte e a dela, pois é quase impossível que ela vá dizer que recebeu todo o valor sem desconto.

Endrio disse...

Boas amigo, Sou servidor publico federal e a minha dúvida é a seguinte. Contribuo com R$ 516,00 mensalmente ao INSS. Não deveria pagar apenas 11% do teto de 3467,40 ? Ou no caso de servidores públicos nao tem teto ?

Muito grato,
Endrio

Catarino disse...

Endrio
Servidor público não tem teto. você diz que recolhe para o INSS, se isso é certo terá teto.

Anônimo disse...

eu geraldo sou altonomo no cod. 107 quanto eu devo contribuir no salario minimo no valor atual

Catarino disse...

Geraldo
O valor mudou em março e vai ficar o mesmo até dezembro. Este mês é o mesmo valor dos meses anteriores.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quanto devo contribuir, sou autônomo, para INSS para receber de aposentadoria 5 salários mínimos.

Catarino disse...

Anônimo
A renda é feita pela média, por isso não há como dizer quanto ou por quanto tempo precisa pagar para chegar ao valor que quer.

Anônimo disse...

ola bom dia.
meu patao a 11 anos que nao paga meu inss,
e agora quer a certa comigo quanto daria no,
no valor de joge.
muito obrigado.

Catarino disse...

Ele terá que ir ao INSS para receber o cálculo e a guia para pagar.

Anônimo disse...

tenho 37 anos e quinze de contribuição, posso me aposentar ?

Catarino disse...

Não pode.

Anônimo disse...

gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença, pois estou com compressão medular na cervical e vou fazer cirurgia, mais fui mandada em bora do trabalho em abril de 2010. Desde já muito obrigada! Marjorie

Catarino disse...

Marjorie
Não tem como opinar, pois falta informação. Vá ao inss que saberá com mais certeza.

Anônimo disse...

Meu pai contribui mais de 38 anos para INSS com 11%... Trabalhando na msm empresa... Ele tem direito ao teto máximo da previdência??? Sempre a empresa dele avisava que ele contribuia para o teto, mas infelizmente nao aposentar-se pelo teto máximo. Ele está ganhando bem menos que o teto máximo. O que posso fazer para ajuda-lo??? Ouvi alguem dizer que teria q contribuir a vida toda... Como seria isso? 38 anos nao é o suficiente???

Desde já obrigada

Catarino disse...

Para ele receber o teto era preciso que as contribuições fossem sempre feita pelo teto, veja o artigo sobre como é calculada a renda, veja na relação ao lado.

Anônimo disse...

Senhor Catarino,
Por gentileza,
Eu já sou aposentado pelo INSS e continuo trabalhando, mas pelo Estado do Rio de Janeiro. No meu contracheque consta o desconto que o Estado faz para o INSS e eu gostaria de saber se há meios legais para reverter os descontos em meu benefício, ou seja, se eu posso ficar com o valor que é descontado do meu salário e como devo agir para alcançar esse objetivo.
Muito agradecido.

Consultor disse...

Se os recolhimentos são realmente feitos ao INSS não tem como reaver, pois quem é aposentado e volta ao trabalho é contribuinte obrigatório e contribui para a sustentação do sistema.

Anônimo disse...

BOA TARDE
TENHO 7 ANOS PAGO GPS DESDE 5O ANOS E DE JULHO DE 2010 PARA CA PAGO SOBRE DOIS SALARIOS.
QUERO SABER COMO PROCEDER PARA TER UMA APOSENTADORIA DE
DOIS MIL REAIS MAIS OU MENOS.
SOU DO SEXO FEMININO E PRETENDO PAGAR ATÉ MEUS 65 ANOS.
OBRIGADA PELA ATENçAO

Consultor disse...

Sobre o cálculo da renda veja o artigo: http://www.aposentadorias.net/2010/01/como-e-calculada-renda-dos-beneficios.html

Anônimo disse...

Olá,
Tenho uma diarista que gostaria de ajudar. Ela tem 64 anos e paga a autonomia há 6 anos. Nos anos noventa (não sei ao certo quando)ela teve carteira assinada por 1 ano. Existe a possibilidade de pagar este tempo em que ela não contribuiu? Ela poderia se aposentar? Obrigada, Marina

Consultor disse...

Marina
Ela precisa completar 15 anos de contribuição, para pagar esse tempo passado tem que obter autorização do INSS.

Anônimo disse...

essa lei dos 11 por cento nao faz sentido,qualquer um que completa 65 anos de idade se aposenta mesmo sem nunca ter pago...pra que entao que alguem vai pagar?????

Consulor disse...

Não sei como alguém pode se aposentar sem os 15 anos mínimos necessário.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso pagar dez anos (passados) de contribuição do INSS para uma pessoa que presta serviço para min.

Moacir

Consultor disse...

Moacir
Você terá que fazer um pedido no INSS, se for aceito lhe darão a guia para pagar, mas é preciso provar a existência do vínculo.

Anônimo disse...

Bom dia,meu nome é I.C.
Contribui como empregado ate fevereiro de 1996parei e só voltei a contribuir como altonoma em julho de 2000 até abril de 2003,depois fiquei novamentemsem contribuir até abril de 2004,após esse período venho contribuindo até 30 de julho de 20011.Quanto tempo ainda preciso para requerer minha aposentadoria por tempo de serviço.

Catarino disse...

Quando completar 35 anos de contribuição terá direito, se quer saber quanto tempo já tem faça sua simulação, veja: http://www.aposentadorias.net/2009/09/saiba-simular-sua-aposentadoria.html

Anônimo disse...

ESTOU GRAVIDA E TRABALHEI DE JUNHO A AGOSTO NUMA EMPRESA E VOU TER MEU FILHO EM DESEMBRO GOSTARIA DE SABER SE ME ENQUADRO NO SALARIO MATERNIDADE PARA DESEMPREGADA!E SE PRECISO CONTRIBUIR MAIS ALGUMA COISA??

Catarino disse...

Se trabalhou só 3 meses não terá direito, desempregado tem que ter 12 meses completos para manter o direito.

delmar disse...

Até os 30anos fui agricultor contribui c/ nota de produtor,agora sou eletricista autônomo,pensei em registrar empresa e pagar p/ mais de um salario,qual seria o mais correto e com quantos anos eu iria me aposentar

Catarino disse...

Delmar
Veja o artigo: http://www.consultor-online.com/2011/08/consultor-online-como-contribuir.html

Daise disse...

Catarino, meu nome e' Daise

Eu trabalhei com carteira assinada por 2 anos somente (quando tinha 18 anos), e apos isso fiquei como autonoma.
Atualmente estou com 27 anos, e gostaria de comecar a contribuir.

Para um caso como o meu, qual seria o melhor a se fazer?
- Pagar com 11% ou 20%
- Para se aposentar com mais de um salario minimo, qual seria a melhor opcao?

Grata pela ajuda, e parabens pela iniciativa do site!

Catarino Alves disse...

Deise
11% é para quem quer se aposentar por idade e ter renda de um salário-mínimo
Se tem pretensão de ter renda maior que o mínimo e se aposentar por tempo de contribuição deve pagar os 20%.

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 582 de 582   Recentes› Mais recentes»