QUERO DOAR R$ 20,00

terça-feira, 15 de junho de 2010

// // 14 comments

Benefícios da Previdência são reajustados.

Benefícios da Previdência ganham reajuste em Janeiro


O Governo Federal assinou medida provisória estabelecendo o índice de reajuste do salário-mínimo e também dos benefícios de valor superior ao mínimo.

O valor do novo mínimo será de R$ 510,00 e valerá a partir do primeiro dia de Janeiro de 2010. A folha de pagamento do mês de Janeiro, que é paga nos últimos cinco dias úteis do mês e nos cinco primeiros de Fevereiro, já virá com o reajuste.

Quem ganha mais de um salário-mínimo terá um reajuste de 6,14%, esse índice é menor do que foi dado ao salário-mínimo e desagradou aos aposentados e pensionistas dessa categoria que queria ver seus vencimentos corrigidos pelo mesmo percentual.

Essa política de reajustar o mínimo em percentual superior vem sendo aplicada há vários anos e com isso a renda de quem estava acima do mínimo vem sendo achatada e a cada ano aumenta o percentual de benefícios que pagam somente o mínimo.

Dos 27 milhões de benefícios pagos pela Previdência Social dezoito milhões e quinhentos mil são pagos no valor mínimo e somente oito milhões e trezentos mil são pagos com valor superior. Com o próximo aumento esse percentual vai se alterar novamente e muitos beneficiários passarão a receber somente o mínimo.

Quem se aposenta cedo e sofre uma alta redução da renda pelo fator previdenciário tem maior chance de vir a receber o mínimo em poucos anos, pois a defasagem entre o mínimo e os demais benefícios é muito grande.


Adendo: Hoje, 15.06.2010, o Presidente Lula aprovou a proposta de aumentar o reajuste dos aposentados que ganham mais que o mínimo para 7.7%. Lembre que será pago somente a diferença do índice já pago em janeiro de 2010 de 6,14%. O novo índice será pago retroativamente a primeiro de janeiro de 2010.


Já o fim do fator previdenciário que havia sido incluído pelos congressistas não foi aprovado e permanece a mesma regra.





Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

14 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, Catarino!

Esse reajuste dado ao salário mínimo é muito superior à inflação medida no período do último reajuste, constituindo em um aumento real significativo para quem ganha um salário mínimo, seja aposentado ou não. Ao mesmo tempo, aqueles aposentados que ganham acima de um salário mínimo também tiveram um aumento superior á inflação, desse modo, também tendo um aumento real, embora menos do que o obtido pelos que ganham um salário mínimo.

Abraços

Francisco Castro

Cabralnore disse...

Muito bom seu post!

Quer uma dica ?

Publicar suas Nóticias / matérias e contéudos de um jeitinho novo

ACESSE SOCIETY!

www.funcast.com.br/society

e publique!

Bem no stylo DIHITT!

Abração Equipe do Funcast!

é Sucesso para você!

blogdacomentarista disse...

Oi Catarino,

Foi muito útil sua informação, já que minha mãe é pensionista. Obrigada.

Quanto ao achatamento do benefício de quem ganha mais de 1 mínimo, não tem um deputado do PT que tem lutado para resolver este problema?

Grande abraço!

Denize

Tomé Ferreira disse...

Olá Catarino.

Eu concordo com o Castro!
Não é o salário de quem ganha mais do que o mínimo que está sendo achatado, e sim, o salário mínimo está caminhando para ser um sálário digno.
As pessoas ainda guardam o estigma de medir a renda baseada pela quantidade de salários mínimos que ela ganha.
Isto não existe mais!
Antes o salário mínimo era lixo, por isso você tinha que ganhar vários para ganhar bem.
Hoje o mínimo tem mais valor (U$265,00 dólares e vai para U$291,00 em maio) e não pode ser diferente.
É a primeira vez na história deste país que vejo o salário mínimo chegar a quase U$300,00 dólares!
O salário mínimo nos USA é baseado em horas: U$6,55 a hora trabalhada.
Se calcularmos sobre 44 horas semanais, serão U$288,20 por semana.
Mas não são todos os estados que seguem o Gov. Federal. No Kansas, por exemplo o mínimo é de U$2,65 a hora trabalhada, o que dá U$466,40 dólares por mês (mais próximos do nosso 300, não?).
Além disso muitos estados pobres do sul do país não têm uma lei sobre o salário mínimo (fonte:opiniaoenoticia.com). Parece que Obama vai mudar isso em 2010.
Temos que lutar sim, pelo aumento do salário mínimo, para que ele seja digno e atinga todos os brasileiros.
Só dessa forma seremos um país de 1º Mundo (claro que com educação, infra-estutura e outros fatores aliados).

Forte abraço!

Belo post!

Anônimo disse...

Olá Catarino...

Tenho uma dúvida..Se eu vier a falecer e sou aposentada, poderei deixar minha aposentadoria a meu esposo que não esta aposentado ?
Grata Margareth
e-mail- margareth@iaol.com.br

SELMA disse...

OLA CATARINO GOSTARIA DE SABER QUEM RECEBE AUXILIO DOENCA VAI TER REAJUSTE EM AGOSTO TAMBEM,MEU BENEFICIO E ACIMA DO MINIMO ,DES DE JA OBRIGADO

Catarino disse...

Selma
Não sei que reajuste você fala para agosto.
Se você já estava em benefício em janeiro de 2010 terá o reajuste aprovado ontem de forma proporcional ao número de meses que recebeu no ano anterior.
Para agosto não há nenhum aumento previsto.

Anônimo disse...

Boa noite Catarino,

Onde obter os Índices de Reajustes dos Benefícios ano a ano (mai/96 - 1,15000, jun/97 - 1,077600, jun/98 - 1,048100, etc...). Procurei em diversos sites mas não consegui encontrar tais índices. Preciso fazer um cálculo relativo a uma aposentadoria concedida em dez/92. Assim, necessito dos índices de 92 a 2010.

Outra dúvida é se o primeiro reajuste deve ser calculado proporcionalmente (por ex. concessão em dez/92 deve ter o primeiro reajuste em mai/93 - 5/12 do índice de 93?????).

Agradeço a atenção e aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo belo site.

Cristiano Rabello - crisfirula@hotmail.com

Anônimo disse...

o salario minimo do Brasil, e condicoes de vida nao se pode jamais ser comparada ao dos estados unidos. no Brasil o minimo pode ter sofrido um aumento digno, mas o custo de vida e absurdo e vergonhoso, nos EUA o minimo ate pode ser comparado, mas o custo e vida nao, vive-se bem, voce pode ate ganhar um minimo, mas vive-se dignamente, moradia nao e cara, escola gratuita, e servico medico de qualidade, alimentacao custo correto, onde existe equilibrio financeiro.

Anônimo disse...

OLA CATARINO TENHO UMA DUVIDA EU SOU VIUVA HA 18 ANOS E RECEBIA 1 SALARIO MINIMO E MEIO ATE O ANO PASSADO RECECBIA 2REAIS QUE O MINIMO UMA VERGONHA SERA? QUE EU RECEBO ESTE AUMENTO DE AGORA DE AGOSTO OU VOÇÊ ACONSELHA EU CONTRATAR IM ADVOGADO ME RESPONDA POR FAVOR

Anônimo disse...

OLA CATARINO SOU PENSIONISTA HA 18 ANOS E EU RECEBIA 1SALARIO MINIMO E MEIO. ANTES DO ULTIMO AUMENTO RECEBIA 2 REAIS A MAIS HOJE RECEBO 1SALARIO E UMA VERGONHA VOCÊ PODE ME INFORMAR SE EU VOU RECEBER ESSE AUMENTO OU VOCÊ ME ACONSELHA A PROCURAR UM ADVOGADO ME RESPONDA URGENTE POR FAVOR CLAUDIA

Catarino disse...

Claudia
Se recebe acima do mínimo vai receber o aumento sim, mas o valor será bem pequeno.

INSS Consultor

sonia disse...

SONIA..
VOCE NÃO ACHA QUE A PESSOA QUE É APOSENTADA POR INVALIDEZ...NÃO PODE TRABALHAR....DEVERIA TER UM AUMENTO MAIOR.
SOU UMA PROISSIONAL INCAPAZ DE EXERCER A PROFISSÃO..NÃO POSSO FAZER OUTRA COISA MEU SALARIO VAI ACHATANDO CADA VEZ MAIS E EU NÃO TENHO COMO FAZER PARA AJUDAR O ORÇAMENTO. ISSO NÃO É INJUSTO, POIS TEM APOSENTADO
S QUE TRABALHAM, MAS NOS NÃO PODEMOS.

Catarino disse...

Sonia
A aposentadoria por invalidez pode ser suspensa a pedido do segurado quando se sente apto para trabalhar, fora isso não é permitido trabalhar estando aposentado por invalidez.