QUERO DOAR R$ 20,00

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

// // 7 comments

A Previdência Social e os idosos de amanhã.

A Previdência Social e os idosos de amanhã.
No dia 01 de Outubro é comemorado o Dia do Idoso no Brasil. A data foi escolhida para valorizar o idoso que enfrenta tantas dificuldades em seu dia a dia. A maior preocupação dos idosos é com a aposentadoria, o grande problema é que quando jovens não nos preocupamos com isso. Aposentadoria é coisa para idoso, só que um dia, com sorte, chegaremos a ser idoso e quando lá chegarmos precisaremos ter um benefício para satisfazer nossas necessidades.

A população brasileira esta envelhecendo e dentro de alguns anos vai haver uma inversão das faixas etárias. Isso vai causar um novo problema para a Previdência, pois haverá mais procura pelos seus benefícios.

Quando os jovens eram maioria e a arrecadação previdenciária era bem maior que o gasto no pagamento de aposentadorias e outros benefícios os governos gastavam o excesso arrecadado em outras prioridades.

A Previdência não foi previdente e agora já está deficitária imagina como vai ficar daqui a 10 ou 20 anos. Já estão falando em nova reforma aumentando a idade de aposentadoria ou a quantidade de anos necessária para obter o benefício. Com isso teremos que trabalhar até não aguentar mais ou nossas aposentadorias vão ser em valores irrisórios, não dando condições de sobrevivência.

Hoje a grande maioria dos aposentados ganha salário-mínimo e todo ano esse número está aumentando, pois os reajustes dos valores dos benefícios não seguem o índice que é dado ao salário mínimo.

Nossos governos terão que pensar seriamente para resolver o futuro da Previdência no Brasil, coisa que não acredito que seja feito. Nunca há planejamento, vamos deixando para ver o que acontece amanhã.

Isso que há um grande contingente de brasileiros que está totalmente desprotegido, pois não participam do sistema previdenciário do Brasil. Sobre esse assunto veja o artigo do Francisco Castro "A Previdência Social e sua importância para as pessoas" onde mostra dados importantes.

Se você ainda não participa no sistema previdenciário faça sua inscrição e garanta seu futuro e de seus familiares. É muita fácil, é só clicar aqui.


Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.

Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

7 comentários:

Maria Cristina messias disse...

Boa Noite Avaré 11/01/2010.
fui o banco pegar o beneficio dia 05/01/2010. o banco falou que estava bloqueado meu pagamento, mas tava lá o meu pagamento o inss falou que ia inplantar o meu beneficio esse pagamento irei receber , porfavor me respondam urgente

obrigado Maria Cristina Messias

Catarino disse...

Maria Cristina, nesse caso você terá que ir até a agência onde mantém seu benefício para saber o motivo do bloqueio e ver o que tem de fazer para liberá-lo.
Nada posso lhe ajudar nessa questão.

Anônimo disse...

meu irmão é deficiente mental esta precisando de um auxilio doença, mas minha mãe aposentada e sofreu um derrame esta de cama, se eu entrar com o pedido desse auxilia eu consigo? e quando a minha mãe falecer ele ficara com a aposentadoria dela? como faço?

Catarino disse...

Se ele contribuía para o INSS, mínimo de 12 meses, antes de ficar doente poderá pedir o benefício, nesse caso não terá direito a pensão por morte.
Se ele é doente desde criança não terá direito a benefício, pois não é segurado, mas terá direito à pensão quando sua mãe falecer.

Shell disse...

Na verdade não trata-se de um comentário,mas sim de um pedido de auxílio: Estou estudando pro concurso do inss e estou tendo dificuldades em achar p ítem: " 1.Origem e evolução legislativa no Brasil.". Esse descrito em seu blog, vc acha que é suficiente pro concurso ? Se não, peço por favor indicar algum livro ou qq literatura que posso ter acesso pra estudar esse tópico. Desde já agradeço antecipadamente.
Orkut = Shell Rodrigues.
e-mail = selifi@bol.com.br
Grato.

Anônimo disse...

catarino meu nome e valmira a minhga duvida e depois de quantos tempo que voltei ao trabalho posso me afastar novamente com um relatorio do medico ficarei muito grata com sua ajuda

Catarino disse...

Valmira
Normalmente depois de 4 meses você readquire a qualidade de segurado, mas se for a mesma doença pode ser antes.