Você contrata empregado doméstico?

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Você sabe o que é INSS?

Você sabe o que é INSS?

INSS é a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS é uma autarquia federal que operacionaliza os benefícios previstos pela Previdência Social do Brasil. Veja a relação dos principais benefícios que são oferecidos pelo INSS a seus segurados.

Toda a população brasileira é cliente do INSS, se uma criança nasce e tem seu registro de nascimento feito já é cliente do INSS, pois na falta do pai ou da mãe, ou dos dois, terá direito ao benefício de pensão por morte, isso se seus pais forem registrados na Previdência e estiverem em dia com suas contribuições.

É no INSS que todo cidadão deve comparecer para fazer sua inscrição na Previdência, se for trabalhar de forma autônoma, se for contribuir de forma facultativa ou como empregado doméstico. O trabalhador que tem sua carteira de trabalho registrada por alguma empresa tem o registro na Previdência feita de forma automática. Se você quer se tornar um segurado do INSS leia Como contribuir à Previdência.

É muito importante que cada cidadão esteja com seus dados cadastrais atualizados junto à Previdência, pois é a partir dele que será analisado o direito a qualquer benefício.

Muitas pessoas criticam o INSS, dizem que atende mal e que tudo é demorado. A verdade é que o INSS é um órgão que atende milhares de pessoas em cada uma de suas agências e, desses milhares, a grande maioria sai com o produto que veio procurar. Quem foi bem atendido sai da agência e não diz nada, já aquele que julga que seu atendimento não foi o melhor, principalmente se teve um benefício negado, sai dizendo para todos que o atendimento é muito ruim.

Todos os serviços do INSS são gratuitos e não é necessário nenhum tipo de intermediário, o cidadão pode comparecer pessoalmente e ter o produto procurado sem nenhuma burocracia. No INSS não há exigência de cópia autenticada, basta a cópia simples e o original que o próprio servidor autentica na hora. Ligue para o fone 135 e agende seu atendimento, obtenha informações ou faça sua reclamação ou denúncia de irregularidade.


Caso tenha alguma dúvida sobre os benefícios do INSS convido que use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.


Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

21 comentários:

Marcus Alencar disse...

O que tenho não é bem uma dúvida e sim um elogio a sua iniciativa em disponibilizar esse tipo de informação de forma acessivel na blogosfera pois muitas pessoas desconhecem os serviços do INSS.
Parabéns.

Anônimo disse...

meu nome e antonio e trabalho registrado desde1973 sendoque trabalhoem area de priculosidade desde 1980 gostaria de saber quanto tempo falta para mim aposentar ja completei 54 anos dia 25/09/2009 sao mateus pr

Catarino disse...

Antonio, já respondi em outro comentário seu.

Anônimo disse...

Gostaria de saber como será calculada minha aposentadoria.Sou dentista e faço parte de uma cooperativa de planos odontológicos.Mensalmente é descontado o valor do INSS no meu salário,porém ,como eu ganho por produção ,todos os meses o meu salário é diferente ,e consequentemente o valor do desconto do INSS também.Como será calculada minha aposentadoria e se a profissão de dentista enquadrasse como insalubre,redusindo assim o tempo de contribuição para aposentadoria?
grato.

Catarino disse...

Não importa a profissão ou o tempo ser comum ou especial, tendo direito ao benefício a renda é calculada pela média das contribuições desde 07/94 utilizando 80% das maiores. Sobre essa média é aplicado o fator previdenciário que é maior quanto mais jovem for o segurado.

Anônimo disse...

meu pai trabalhou como pedreiro muitos anos faltando 11 meses pra se aposentar naquela soma que é feita pra somar o tempo .gostaria de saber se ele contribuir com esse tempo que falta ele perderia o beneficio que conseguiu por idade ou se esse tempo que nos contribuirmos ele tera´´ direito e somente após perderia esse direito ao conseguir a aposentadoria por tempo de trabalho. minha mae nunca contribui e é dependete do meu pai e se algo acontecer com ele ela ficaria desamparada

Catarino disse...

Se se pai já é aposentado por idade esse será o único benefício que ele tem direito, pois as contribuições feitas depois de aposentado não dão direito a benefícios.
Se seu pai é aposentado sua mãe terá direito a pensão por morte.

INSS Consultor

Valentina disse...

Olá gostaria de saber se nesse site tem como eu saber se minha mãe esta ainda sendo beneficiada pelo INSS. Pois ela trabalhava na escola de faxineira e dai um tempo descobriu que tinha câncer de mama dai ela começou a ser beneficiada. Ela fez uma perícia dia 16 de Julho e até agora não recebeu a cartinha do INSS, dizendo se ela irá receber.

Obrigada.

Catarino disse...

Valentina
Se você tem os dados dela pode tirar um extrato no site da previdência: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html

Anônimo disse...

catarino ...hoje eu fui com meu tio no inss ele deu entrada nos papeis como trablhador rural ...ele tem um contrato de 1990 a 2007 com um patrao ...e ooutro de 2007 / 2010 ele planta a meia ..na hora da entrevista foi constatado que ele trablhou 1 mes na prefeitura no periodo de 2004 ...sera que isso vai da probelma ?

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual é a base tributavel do INSS para as empresas, e qual a sua aliquota.

Anônimo disse...

Boa Tarde. Tenho uma empresa onde comecei a pagar em novembro de 2009 R$ 354,82 de INSS. Gostaria de saber qual o tempo para essa aposentadoria e qual o valor que receberei por comtribuir nessa quantia. Rafael.

Anônimo disse...

Olá. Trabalho desde 2004 como profissional liberal, onde era sócio com pequena participação de uma empresa de prestação de serviço, onde eram cobrados na contabilidade um valor de INSS. Rompemos a sociedade e abri nova empresa. Como sei qual o valor que tenho acumulado ou como está essa situação desses val;ores que eu pagava na empresa anterior ?

Obrigado. Ricardo.

Catarino disse...

Essa informação só na receita federal, pois empresas têm tratamento diferentes das pessoas.

Catarino disse...

Rafael
O tempo mínimo para aposentadoria é 35 anos de contribuição e a renda depende das contribuições que fará nesse período.

Catarino disse...

Ricardo
Você tem que ir em uma agência do INSS e solicitar um extrato das contribuições em seu nome.

INSS Consultor

World Downloads Br disse...

Gostei Muito da Dica Obrigado !!!

http://www.fogoazul.com

Anônimo disse...

quando aparece um pensionista, o outro que ja recebia tera que devolver a parte do irmão? Uma vez que no atestado de óbito constam dois herdeiros.

Catarino disse...

No INSS não há herdeiros e sim dependentes, se houver dois dependentes a pensão é repartida entre os dois ou entre quantos forem.

Anônimo disse...

trabalhei com carteira fixado de 1976 ate 1993 depois desta data nao trabalhei mais fixado em carteira,e nao contribui, do ano 1998 ate 2011, sou pastor evangelico e nao contribuo para o inss, costaria de saber como recolher sendo que estou 17 anos sem recolher ( hoje estou com 55 anos

Consultor disse...

Sobre esse assunto convido que leia este artigo:
http://www.consultor-online.com/2010/08/como-pagar-contribuicoes-do-inss-em.html

ARTIGOS EM DESTAQUE

Artigos mais acessados

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com