Encontre resposta, de forma instantânea, para o que procura digitando sua dúvida na caixa de buscas abaixo:

domingo, 20 de janeiro de 2013

Como calcular seu tempo de contribuição no INSS.

Como calcular seu tempo de contribuição no INSS.

Quando uma pessoa adquire direito a aposentadoria no INSS precisa agendar o atendimento. Para ter certeza de que terá direito é preciso fazer a contagem do tempo total contribuído. A contagem de tempo pode ser feita pela internet, mas para isso é preciso ter as instruções que vou informar neste artigo.

Para facilitar seu trabalho terá que ter em mãos sua carteira de trabalho com as anotações dos empregos e dos carnês de contribuição, caso tenha contribuído dessa forma. Tem que ter em mãos o número do seu PIS ou NIT. Na prática essas duas siglas são a mesma coisa, PIS é para quem é empregado e NIT é para quem contribui de forma autônoma. No caso de empregada doméstica é preciso ter as contribuições feitas, não vale somente a anotação em carteira.

Caso queira saber o que consta nos sistemas do INSS terá que ir em uma agência e solicitar um extrato de vínculos e contribuições. Saliento que as contribuições feitas com carnês e guias só aparecem, no sistema do INSS, após o ano de 1985. As contribuições feitas em datas anteriores a 1985 só podem ser vistas por meio da emissão de microfichas, que podem ser solicitadas no INSS.

Com os documentos acima clique aqui que abrirá a tela abaixo, nela você vai colocar seu PIS e as letras de controle e teclar enter.

Aposentadorias

Na próxima tela aparecerá seus dados resumidos é só clicar enter que irá para a próxima tela.

Benefícios

Nesta tela o sistema vai trazer alguns vínculos automaticamente e você poderá incluir, um a um, todos os seus períodos trabalhados. Clique em incluir e depois que terminar clique em ok e depois em calcular. O sistema irá gerar a imagem abaixo com todos os seus dados. Dirá seu tempo e quanto falta para obter o benefício.

Simule seu tempo

Para aposentadoria proporcional é preciso ter idade mínima, homens 53 anos e mulheres 48 anos.

Tempo de serviço
Os dados que aparecem na imagem são fictícios, lancei alguns tempos aleatoriamente só para gerar as imagens. Clique nas imagens para ampliá-las. Caso queira simular sua renda mensal veja neste artigo: Simule sua renda nos benefícios do INSS.



Caso tenha alguma dúvida use o Fórum do Consultor e faça sua pergunta.


Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

Top Blogs

106 comentários:

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGO CATARINO,
O seu post é de grande valor social, pois vai ao encontro de centenas de pessoas que desconhecem o manusear para o levantamento dos valores a que tem direitos para efeitos de aposentadoria.
A sua explanação está perfeita!
Parabéns pela extraordinária orientação!
Abraços!
LISON.

LISON disse...

Saudações!
Amigo Catarino,
Estou passando para lhe pedir minhas sinceras desculpas por não ter comparecido a votação.
Ocorreu, prezado amigo, que o meu dia foi totalmente tomado na empresa. Razão de meu atraso e minha falta para com você!
Me perdoe!
De Coração,
LISON.

Cris disse...

Ooooaaa !!! Vou ja fazer o meu tambem!!!

Beijos

arte-e-manhas.com disse...

Catarino,

Uma explicação perfeita. Pena que muitas pessoas ainda não tenham acesso a esta informação.

Grande abraço
Luísa

Vera disse...

Informações preciosas para quem não tem acesso aos seus direitos no processo de aposentadoria. Eu, que sou funcionária pública do Estado da Bahia há 31 anos, ainda não sei como ficará a minha situação depois de aposentada. A SEC não me informa nada sobre isto!

Victor S. Gomez disse...

Boa dica para aqueles que não tem conhecimento sobre o assunto. Abraços

Catarino disse...

Lison
Não se preocupe, o horário foi muito restrito e por isso dificultou para todos.

Principe Encantado disse...

Parabéns por sua explicação, bem simples e de fácil entendimento.
Bom fonal de semana
"
"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência"
Abraços forte

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria, mas não sei como simular, pois apesar de trabalhar numa fábrica do exército, o regime era antiga CLT, e nós tinhamos PASEP, trabalhei cerca de 10 anos, de 1966 a 1976
hoje estou com 61 anos.

Haidêe Tagliati Passos (haideetagliati@gmail.com)

Anônimo disse...

Bom dia, sou funcionário publico, tenho 30 anos de constribuição , trabalhei na roça, amtes de começar meu trabalho registrado, posso averbar, hoje estou com 48 anos de idade, posso pedir ,imha aposentadoria por tempo de contribuição.

Catarino disse...

Anônimo, funcionário público segue outras regras, as aqui descritas são válidas para o regime geral, INSS.
Não há como levar tempo rural para averbar no serviço público.

Aline Tavares Sogutdere disse...

Sou de Assu- RN, Técnica Contábil graduada em Administração e Marketing, Parabéns pelo seu blog, é de grande valia social para pessoas que desconhecem algumas leis da Previdencia Social.

Catarino disse...

Aline.
Muito obrigado por seu elogio.

luciano disse...

caro catarino,

tenho uma duvida que gostaria esclarecer:
minha carteira foi assinada em 02 de agosto de 1999, e diante do que expos: "As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição (mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição)." poderei me aposentar por tempo de contribuição em 2034? pois ja estei com 54 anos. E como ficaria o calculo dos 40% ja que não trabalhava em 1998?
grato pela ajuda.
luciano
natal - rn

Catarino disse...

Luciano
Você vai se aposentar quando completar o tempo mínimo de contribuição, homens 35 anos e mulheres 30, não há idade mínima. A idade mínima é só para proporcional, quem começou a contribuir depois de 1998 não tem direito a proporcional, pois 40% de 30 dá 12 anos e ai teria que trabalhar 42 anos, não há lógica.

Anônimo disse...

Catarino, gostaria de saber qual é o tempo mínimo para se aposentar no estado, passei agora no concurso público educação (não sou professora)na parte administrativa, estou com 47 anos e pretendo pedir no final do ano a aposentadoria proporcional, pois tenho 24 anos de contribuição do INSS, tenho que pagar a parte alguma coisa? Denise de Pirassununga

Catarino disse...

Denise
No INSS você precisa pagar o pedágio que é de 40% sobre o tempo que faltava para completar 25 anos em 12/98. Só com 25 anos você não consegue.
Quanto a aposentadoria no Estado eu não sei responder, pois trata-se de regime próprio que segue outras regras.
Alerto que no serviço público não há aposentadoria por idade, só por tempo de contribuição, por isso veja se não é melhor levar o seu tempo para o Estado para ter uma aposentadoria melhor, pois se você não tiver os 30 anos mínimos terá que esperar até os 70 anos para ter a aposentadoria compulsória.

Anônimo disse...

Catarino, fico grata pela sua presteza e agilidade na resposta, pois estava anciosa. Gostaria de parabenizar pela atenção e respostas que vc da as pessoas que lhe escrevem. Os artigos são de fáceis entendimentos estou indicando a diversas pessoas sobre seu blog.
Fico feliz por ver que existe, hoje em dia, pessoas prestativas e atenciosas como vc, sem cobrar nada por isso. Parabéns, mesmo. Grata Denise de Pirassununga

Catarino disse...

Denise
Muito obrigado pela sua participação, é um prazer ajudar no que for possível.

Anônimo disse...

Prezado Catarino, parabéns pelo excelente blog e pela qualidade das informações.
Tenho uma dúvida: minha empregada doméstica já tem idade para se aposentar, 60 anos, mas não tem 15 de contribuição(tem 8) pois não tinha carteira assinada nos empregos anteriores. Tem alguma forma de corrigir isso para que ela possa se aposentar? Obrigado.
Rodolfo

Catarino disse...

Rodolfo
Não há como pagar atrasados, ela terá que continuar contribuindo até completar a carência.

Anônimo disse...

Bom dia Sr. Catarino!!

Meu nome é Carlos, Tenho 47 e trabalho desde os 14 anos, conforme a tabela abaixo, mesmo completando os 35 anos de contribuição com pedágio vou ter que aguardar para me aposentar os 55 anos ou poderei me aposentar antes sem perda.

Períodos Início Fim Anos Meses Dias Observações
1º 01/03/1977 12/01/2010 32 anos 10 meses 12 dias
Tempo de Contribuição até a Emenda Constitucional nº20/98 – (16/12/1998) 21 anos 9 meses 16 dias
Tempo de Contribuição até a Lei nº9876/99 – (29/11/1999) 22 anos 8 meses 28 dias
Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período 32 anos 10 meses 12 dias
Tempo de Pedágio para Aposentadoria Proporcional 3 anos 3 meses 11 dias
Mínimo Aposentadoria Proporcional com Pedágio 33 anos 3 meses 11 dias
Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional 0 anos 4 meses 29 dias
Mínimo Aposentadoria Integral 2 anos 1 mes 18 dias.
Obrigado

Anônimo disse...

CARO CATARIN0.MEU NOME E SILVIO
TENHO 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO E 49 DE IDADE QUERIA SABER SE JA POSSO ME APOSENTAR E SE RECEBERIA O BENEFICIO INTEGRAU,EU PAGO 20% SOBRE 2 SALARIO MINIMO.AGUARDO SEU PARECER OBRIGADO.

Catarino disse...

Carlos
O pedágio é só para quem quer se aposentar antes dos 35 anos de contribuição, nesse caso tem que ter 53 anos de idade.
Se você completa os 35 anos pode pedir aposentadoria.
Quanto a perda sempre existe devido ao fator previdenciário que diminui a média de acordo com a idade, quanto mais jovem mais perde.
Espero ter esclarecido.

Catarino disse...

Silvio
Com 49 anos de idade você vai perder quase 50% da média, por isso ficaria com uma renda bem próxima do salário-minimo. O fator previdenciário diminui a renda na proporção direta com a idade. Quanto mais jovem mais perde.
Espero ter esclarecido.

Anônimo disse...

Boa dia Sr., Meu nome José Mamede sou portador do vírus (HCV) Hepatite C crônica genótipo 1A grau de infequição 2 com CDI 10 B18-2 e estou tratando dês de 1994,os médicos já me disseram que não tem mais cura.
Por favor gostaria de saber se consigo aposentar por invalidez e qual o procedimento.
Fico no aguardo e obrigado por enquanto.

Catarino disse...

José Mamede
Você não disse se está em benefício ou está trabalhando.
Se esta trabalhando terá que solicitar o benefício de auxílio-doença que dependendo da gravidade da doença pode ser transformado em aposentadoria por invalidez.
Quanto a dizer se terá direito não há como dizer, pois se trata de matéria médica e somente os peritos podem decidir.
Boa sorte

Anônimo disse...

Prezado Catarino, minha cunhada completou 60 anos em janeiro/10..Poderia se aposentar por idade, pois já tem 14 anos de contribuição, mas perdeu a CTPS com o registro de seu primeiro emprego, de 1966 a 1970,..e a empresa fechou há muitos anos..Então, ela deve continuar contribuindo como autônoma por mais 4 anos, ou há algo que pode ser feito para comprovar que ela trabalhou registrada a partir de 1966?
Agradeço sua atenção, Luiz

Catarino disse...

Luiz
Ela deve pesquisar e encontrar algum documento que possa ser usada como início de prova. Exemplo, extrato do FGTS, procurar o antigo dono ou sucessor, terá que encontrar os antigos colegas que possam testemunhar. Se não encontrar nenhum documentos não há como provar.

laura disse...

Olá Catarino, sou professora tenho mais de 25 anos de contribuição e 48 anos. Como faço para saber a estimativa de sobrevida ou na aposentadoria especila a idade não conta.
Obrigada

Catarino disse...

Laura.
Se você contribui para o INSS e for pedir o benefício de aposentadoria especial de professor o fator previdenciário será calculado como se você tivesse 30 anos de contribuição. Com 48 anos de idade perderá perto de 45 % da média.

Anônimo disse...

Catarino, meu nome é Marcelo. Desde 1992, quando eu completei 15 anos de idade, meus pais passaram a contribuir sobre 1 salario minimo, para o INSS em meu nome, através de carnê. Isso assegura que ao completar 35 anos de contribuição(lei antiga) eu poderei pedir a aposentadoria independente da idade?
Desde 2000 eu venho contribuindo para o inss sobre 1 salario minimo atraves da minha empresa. Com quantos anos de antecedencia para 2027(ano que completo 35 anos de contrinuição) eu devo passar a contribuição sobre 10 salarios minimos para assegurar a minha aposentadoria neste valor de 10 salarios minimos?

Anônimo disse...

teste

Catarino disse...

Marcelo.
A renda é calculada utilizando as contribuições feitas desde 07/94 até o mês anterior ao pedido. Do total de contribuições são desprezadas 20% e as demais entram na média.
Para você receber o teto teria que estar contribuindo pelo teto, pois já se passaram quase 18 anos de contribuição e o tempo que falta não será suficiente para atingir essa média.

Anônimo disse...

Ola Senhor Catarino,

Meu nome é Jandrair, eu entrei na justiça para averbar meu tempo de agricultura, consegui 19 anos, logo após trabalhei com carteira assinada 3 anos 89 90 e 91, e voltei novamente para a agricultura até 96, daí em diante comecei trabalhar novamente com careteira assinada e contribuindo até 28 de janeiro de 2010, segundo informações que apurei, nesta data completei 35 anos de contribuição. Tenho hoje a idade de 50 anos. A pergunta é quanto vai ser desconto (percentual) para eu pedir aposentadoria agora? E se eu continuasse contribuindo até eu completar 53 anos, qual sería a vantagem, em percentual?

Abraço

Catarino disse...

Jandrair
A renda é feita pela média das contribuições desde 07)94. Da média é descontado o fator previdenciário, que no seu caso é bem alto, por volta de 50%. Não há nada relacionado a ter ou não 53 anos, a cada ano que contribua a mais melhora a média e diminui o fator previdenciário.
Por isso quanto mais puder esperar melhor sua renda, mas depende de com quanto você contribuiu no período de cálculo.

Anônimo disse...

OLÁ CATARINO, AINDA NÃO VOU ME APOSENTAR, POIS TENHO 42 ANOS E 21 DE CONTRIBUIÇÃO.
PORÉM O SEU BLOG FOI MUITO ÚTIL,PARA UMA PESQUISA QUE FIZ PARA UM AMIGO QUE ESTÁ SE APOSENTANDO AGORA E TINHA ALGUMAS DÚVIDAS.
MUITO OBRIGADO.
VALEU.

Anônimo disse...

Olá Sr. Catarino.

Meu irmão protocolou seu pedido de aposentaria por tempo de contribuição. o q ele gostaría era saber como se acompanha esse procedimento via internet, no site da previdencia ou inss, para saber qual o valor mensal do benefício, a partir de que data ele irá começar receber.
Tem como acompanhar tudo isso via internet. Se existe, quais seriam os passos?

Desde já agradeço pela sua atenção

Catarino disse...

Esses dados ele vai receber via correio no prazo de 15 dias após a concessão.
Na internet só da para ver se foi concedido, os valores só indo na agência.

Anônimo disse...

bom dia catarino meu marido tem 30 ano de contribuiçao ele ja pode pedir aposentadoria

Anônimo disse...

bom dia carino meu nome e lucia minha carteira foi asinada em 1985 trabalhe tres mes e sai. em 1998 montei um pequeno negocio ja tem 11 que voltei a cotribuir tem 44 anos quando eu posso a posentar? obrigada por nos ajuda deus vai te reconpensa pode ter serteza.

Catarino disse...

Não, porque é preciso 35 anos de contribuição para ter direito a aposentadoria.

Catarino disse...

Lucia
Para se aposentar por tempo você precisa completar 30 anos de contribuição ou por idade quando completar 60 anos e 15 de contribuição.

Anônimo disse...

BOA TARDE! Meu nome é Dalva,faço 1º junho 25anos efetivo exercicio como funcionária pública municipal,7anos e 4meses averbado de empresa privada,completo 55anos de idade em setembro.Já pedi fazer minha prévia.Gostaria de saber se preciso continuar na ativa até terminarem de resolver meus papéis pois sinto que eles fazem tudo para que a gente fique mais tempo trabalhando.Auardo resposta urgente.Obriagada.

Catarino disse...

Dalva
Você só pode se afastar quando a portaria de aposentadoria for publicada, senão estará abandonando o trabalho, a não ser que tenha direito a algum tipo de licença.

Anônimo disse...

Ola sou a Cleusa ,tenho60 anos fiz em março ,trabalhei desde 92 na mesma firma ,se pedir a aposentadoria eu irei perder muito?
Gostei muito de encontra-lo beijos Cleo

Catarino disse...

Cleo
Se você for pedir aposentadoria por idade, a renda é paga pela média das contribuições desde 07/94, você ganhar 70% da média mais 1% por ano de contribuição.

Anônimo disse...

Anonimo Catarino eu gostaria de saber tenho 5 anos e 8 meses de contribuição ,tenho 60 anos tenho direito aposentadoria? ou algum beneficio ?pois me encontro sem condições de tabalha pois tenho serios poblema de coluna ,pois sempre fui costureira ..
Muito obrigado Catarino ,,Deus lhes recompense ,,,

Catarino disse...

Para ter direito a aposentadoria é preciso ter 15 anos de contribuição, como você não tem terá que continuar contribuindo até completar para ter direito, não há outra maneira.

Anônimo disse...

Catarino,
Meu nome é Antonio Luis, sou eletricitário tenho 31 anos de contribuição normal e 50 de idade com o multiplicador de 1.4 vai pra 38.6, gostaria de saber se já tenho tempo de aposentar e se entro no calculo do fator previdenciario?

Catarino disse...

Antonio Luis
O tempo mínimo é 35, se você tem o tempo indicado pode pedir a aposntadoria, mas o fator previdenciário vai diminuir a sua média devido a idade.

Anônimo disse...

BOA NOITE,MEU NOME É CIDA,FUI DEMITIDA A FUNÇÃO DE PROFESSORA EXERCIDA QUASE 19 ANOS POR CAUSA ENTREI EM PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR.ME COMUNICARAM EU TINHA 30 DIAS PARA EXONERAR MEU CARGO OU ENTRAR EM RECURSO.ENTREI EM RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.DEVERIA ENTREGAR MEU RECURSO ATÉ 3 MAIO ELE FOI ENTREGA A ESCOLA DIA 30/04,SÓ QUE OS DIRIGENTES DA ESCOLA MANDAREM MEUS PAPEIS DE ACUMULO DIA 29/04 E GUARDARAM MEU RECURSO.FIQUEI ESPERANDO RESPOSTA QUANDO ME DERAM 22HORAS P/A COMPARECER AOS ORGÃOS DO ESTADO. PARA MINHA SURPRESA JÁ ESTAVA SENDO PROCESSADA POR DEIXAR ARREVELIA SEM TOMAR ATITUDE NENHUMA.SÓ QUE FUNCIONARIA ESCOLA GUARDOU MEUS DOCUMENTOS ,NA HORA DA AUDIÊNCIA A COMISSÃO JULGADORA RECONHECEU MEUS DOCUMENTOS TINHA FICADO RETIDO NA ESCOLA,MESMO ASSIM CONTINUOU COM O PROCESSO.FUI TRATADA COMO UMA CRIMINOSA SENDO COMO UMA TRABALHORA BATALHANDO HONESTAMENTE.SOU CONCURSADA CARGO PROFESSORA EM1992 E TAMBÉM CUNCURSADA PREFEITURA MUNICIPAL COMO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MAS TRABALHANDO SEMPRE COMO AUXILIAR DE ENFERMAGEM.NÃO ME CONFORMO POR SER PROCESSADA POR MÁ FÉ FOI DA COLEGA EM GUARDAR MEU RECURSO E MESMO ELES VENDO ERRO ERA DELA CONTINUARAM.QUE PROCEDIMENTO DEVO FAZER E SE TENHO ALGUMA CHANCE.SEI EXISTE DIREITOS HUMANOS PARA BANDIDO E TRABALHADORES SERÁ QUE NÃO.ME DÁ UMA LUZ.FIQUEI ATÉ DOENTE ESTOU TOMANDO REMÉDIO CONTROLADO PARA PODER DORMIR.AFETOU BRUSCAMENTE MEU ESTADO EMOCIONAL

Anônimo disse...

CONTINUANDO CIDA TUDO ISSO FOI EM 2009 E AGORA EM MARÇO FUI DEMITIDA.ESTAVA DE ATESTADO QUANDO RECEBI O COMUNICADO.Ñ CONSIDERAM MEU ATESTADO RECEBI 23 DIAS TRABALHADOS.SEMPRE PROCURAVA MEUS DIREITOS PORQUE RECEBIA UM QUINQUÊNIO E TEM DIREITO EM 3 MAS Ñ ORGANIZAVAM MINHA PASTA.Ñ ME PAGARAM FERIAS (RECEBIA JULHO)PROPORCIONAL 13º E NEM QUINQUENIOS ATRASADOS. PEÇO URGENCIA NA RESPOSTA. ATENCIPAMENTE AGRADEÇO. OBRIGADA

Catarino disse...

Cida
Você terá que procurar um advogado e entrar na Justiça, pois não tenho o que dizer no seu caso.
Neste site trato assuntos relacionados ao benefícios da Previdência Social e o seu caso é de direito administrativo.
Boa sorte.

Laerte Coronado disse...

CATARINO, É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTREI NO SEU SITE, E GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE:
JÁ TENHO IDADE PARA REQUERER A APOSENTADORIA PROPORCIONAL.

TEMPO DE CONTRIUIÇÃO: 12 ANOS - TELESP + 19 ANOS EMDEC + 2 ANOS LIGHT + 5 MESES COMO VIGILANTE E MAIS ALGUNS MESES EM OUTRAS EMPRESAS

PODEREI ME APOSENTAR COM ESSE TEMPO E CONTINUAR TRABALHANDO NORMALMENTE E DEPOIS REQUERER UM VALOR INTEGRAL????

laertecoronado@ig.com.br

jakson disse...

Por gentileza

Gostaria de saber se o contribuinte facultativo tem os mesmos direitos do individual,autonomo e tambem,qual seria o salario hoje de um contribuinte facultativo,que tenha contribuido seus 35 anos com 20% do salario.

Grato,aguardo resposta

Catarino disse...

Jackson
Os direitos são iguais, a diferença é que o facultativo não pode pagar parcelas em atraso.
A renda dos benefícios é feita pela média desde 07/94, utilizando 80% das maiores e depois é aplicado o fator previdenciário.
VivercomSaúde

Anônimo disse...

Catarino Tudo bem, Parabenizo pelo seu site que a muitos tem ajudado, e aproveitando o ensejo faço a seguinte pergunta:
Comecei a trabalhar em 15/08/1978 posso requerer aposentadoria pela legislação antiga?

Catarino disse...

Não. Para você ter direito adquirido teria que ter 30 anos de contribuição em 12/98.

Anônimo disse...

Olá Catarino; parabéns e obrigada por sua iniciativa de nos ajudar com seus esclarecmentos.
A minha dúvida é a seguinte: tenho 20 anos de INSS em empresa privada desde ano 1980. Agora sou funcionaria Publica municipal-Sao paulo ha 8 anos, tenho 49 anos. É melhor averbar levando INSS para a prefeitura? pois quando eu alcançar 55 anos terei 14 anos de prefeitura + 20 INSS = 34 anos no total. Nestas condições eu me aposentarei? ou tenho que trabalhar 20 anos no funcionalismo público?

Suely

Catarino disse...

Suely
Se você não averbar o tempo que tem no INSS só poderá se aposentar na compulsória aos 70 anos.
Por isso é melhor averbar.

Anônimo disse...

meu nome é Renato tenho 5 anos de contribuição com carteira assinada, hoje sou autonomo paguei só 2 anos como autonomo a 10 anos atras que devo faser. hoje estou com 42 anos de idade

Catarino disse...

Renato
Você pode seguir pagando daqui para frente para recuperar a condição de segurado.

Anônimo disse...

ola fiz meus calculos e tenho
Tempo de Contribuição até a Data Fim do Último Período◘5anos 4meses 23dias
..hoje eu consigo o auxilio doença? ainda estou trabalhando mas devido a uma doença no pulso,o médico pretende me afastar.obrigada Carolina

Catarino disse...

Carolina
Acredito que sim, pois a carência é de 12 meses.

INSS Consultor

Anônimo disse...

Olá Catarino, Estou pretendendo dar entrad na minha aposentadoria, pois tenho 47 anos e 30 anos de contribuição, sendo que estou trabalhado em regime CLT, posso dar entrada e permanecer na empresa atual, terei que pedir demissão? Grata Sandy

Catarino disse...

Sandy
Pode se aposentar e continuar trabalhando normalmente, não há nenhuma alteração no contrato de trabalho.
INSS Consultor

Anônimo disse...

Catarino, Obrigada pelas informações. Quando dê entrada na minha aponsentadoria, qual o procedimento que deverei tomar perante a empresa que trabalho atualmente preciso informá-la? como fica a situação do FGTS e as contribuições de INSS, após eu me aposentar e continuar trabalhando?

Anônimo disse...

Complementado a minha solicitação, não me identifiquei.
Sou a Sandy.

Abraços e grata desde já,

Catarino disse...

Sandy
Legalmente não precisa fazer nada, o próprio INSS avisa.
Seu vínculo continua o mesmo com todos os direitos.
Com a carta de aposentadoria você pode receber o FGTS e PIS e depois pode receber todos os meses o valor que é depositado.
Você vai continuar pagando o INSS, só que não lhe gerará nenhum outro benefício.


VivercomSaúde

Anônimo disse...

Boa Tarde Sr. Catarino

Tenho 33 anos de contribuição ao inss hoje estou com 47 anos entre esses 33 anos trabalhei 6 anos de salubridade como devo proceder para poder dar entrada em minha aposentadoria.

sds,
Carlos Alberto

Anônimo disse...

Digo " insalubridade "

sds,
Carlos alberto

Catarino disse...

Carlos Alberto
É só agendar o atendimento e pronto. Terá que levar o formulário PPP para o período que trabalhou com insalubridade.

moninha disse...

FIQUEI ENCOSTADA PELO INSS RECEBENDO AUXILIO DOENÇA DURANTE 6 ANOS POR CAUSA DE UM DESLOCAMENTO DE RETINA DURANTE O TRABALHO,PERDI O OLHO ESQUERDO FIQUEI SEGA E O OLHO DIREITO TENHO 16 GRAUS DE MIOPIA,ENXERGO MUITO MAL,AÍ DEI ENTRADA NA JUNTA DE RECURSO DO INSS FIQUEI ESPERANDO A RESPOSTA DURANTE 1 ANO E 6 MESES FOI NEGADO VALE A PENA EU ENTRAR NA JUSTIÇA OU DEVO ?E SE FOR NEGADO NOVAMENTE O Q DEVO FAZER O QUE EU FAÇO AGORA ME SOCORRA TENHO 41 ANOS E 13 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO OBRIGADA

Catarino disse...

Moninha
Se já foi negado pela junta de recursos só lhe resta a Justiça e se lá perder também não tem mais nada para fazer. Procure um advogado que possa examinar sua situação e ver o melhor caminho.

Maria de Fatima disse...

Olá Catarino! sou aposentada como professora pública a 4 anos; a partir de maio deste ano começaram novamente a descontar a previdência. Ta certo isto? eles podem descontar de aposentados? Existe alguma coisa legal a respeito disto?

Catarino disse...

Maria de Fatima
Não tenho informação sobre os benefícios dos servidores públicos.

BIG LOJA - EXCELENCE MODA disse...

Boa noite!

Eu tenho 42 anos,e ainda não sou contribuinte, mas gostaria de saber com quanto eu poderia contribuir para aposentar com dois salários mínimos.Ainda é possível?
Obs: sou comerciante e tenho firma registrada.

Aguardo resposta.

Joel

Catarino disse...

Joel
Se você vai começar agora a contribuir só terá direito a aposentar-se por idade aos 65 anos.
Em tese você vai pagar 23 anos e nesse caso vai ganhar 93% da média.
Não existe uma fórmula que diga quanto deverá pagar para ter uma renda determinada, por isso quanto mais pagar maior será sua renda e como a renda é feita pela média pode pagar valores diferentes dependendo da condição econômica da época.

alexandre disse...

oi catarino

paulo disse...

Sr Catarino boa noite!

Na carta da minha mãe veio o seguinte: em atenção ao seu pedido por idade apresentado em 07 de dezembro de 2010 informamos que, após a análise da documentaão apresentada, não foi reconhecido o direito ao beneficio, tendo em vista não ter comprovado o efetivo exercício de atividade rural, ainda que de forma descontinua, conforme o ano que implementou todas as condições, por tempo igual a 174 CONTRIBUIÇÕES EXIGIDA NO ANO DE 2010. Correspondente a caencia do benefício.

- dos documentos apresentados não foram considerados os relacionados: contrato de arrendamento, parceria/comodato rural-sem registro ou firma reconhecida em cartorio feitos a época da atividade declarada.
declaração de sindicato dos trabalhadores rurais/ pois na entrevista pesquisa(copia anexa) não ficou comprovado o exercicio da atividade rural, no periodo declarado no todo ou em parte.


Sr Catarino! O que devo fazer com relação a isso?

desde já agradeço!

Catarino disse...

Paulo
Você deve procurar o sindicato rural e ver o que faltou para ela comprovar a atividade rural e depois entrar com recurso, apresentando novas provas.

rosa disse...

Pago gia de 683,31.Quanto terei de pagar na competência de janeiro 2011?

Obrigada
Rosa

Catarino disse...

Rosa
Você está pagando um valor muito próximo do teto, caso queira pagar no teto que é de R$ 3.689,66 o valor a recolher será de 737,93.
Caso queira pagar outro valor é só calcular 20% do valor.
Obs.: Esse novo valor deve ser pago na competência 01/2011 que é pago em fevereiro de 2010.
A parcela que vence amanhã se refere a competência 12/2010.

Anônimo disse...

Olá, Estou tentando aposentar a minha mãe por idade, ela tem 62 anos e 122 contribuições, pela tabela progressiva ela deveria ter 162, gostaria de saber se posso pagar essas 40 contribuições de uma única vez para conseguir aposentá-la, e se sim, como devo fazê-lo.

João Marcelo

Catarino disse...

João
Depende de vários fatores, convido que veja o artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/08/como-pagar-contribuicoes-do-inss-em.html

Herica disse...

Oi amigo, a minha mãe vai fazer 65 mais não sei se tem 15 anos de contribuição. Então nesse caso o que fazer para que ela possa solicitar a aposentadoria?
Grnde abraço e parabéns pela iniciativa. Vou divulgar seu blog para os amigos
Grande abraço
Hérica

Catarino disse...

Herica
Ela precisa ir ao INSS e retirar um extrato de tempo e contribuição e ver se já tem o tempo ou quanto falta, se faltar tem que contribuir até completar os 15 anos.

Anônimo disse...

Caro amigo sou motorista Carreteiro há 42 anos mais lógico que tenho falha de pagamento ao INSS eu acho que hoje eu devo ter uns 28anos já que se trabalhava antigamente muito sem careira assinada mais o meu maior desespero e o seguinte com todas as minhas classificações como profissional eu não consigo mais trabalhar, pois as Empresas me acham velho já que tenho 61 anos como não consigo trabalhar queria ver se consigo aposentar ficarei agradecido pela informação
O qual seria a minha atitude obrigada Cezar
pp1cn1@ig.com.br

Anônimo disse...

VOU COMPLETAR 51 EM MAIO E EM 1DE MARÇO 25 DE PROFESSORA MUNICIPAL. JA POSSO ENTRAR COM PEDIDO DE APOENTADORIA? VOU PERDER MUITO OU NAÕ MEU NOME E RITA

Catarino disse...

Rita
Se sua prefeitura recolhe para o INSS pode pedir sim.
Quanto a perdas vai ser por volta de 30% da média.

Anônimo disse...

Boa tarde meu marido pagou INSS da empresa que ele tinha ,pode somar esse INSS pago com o dele para aposentadoria ele teria hoje mais de 35 anos pagos se ele puder puder como faço para dar a entrada dos papeis .
agradeço a atenção

Catarino disse...

Depende se junto com o INSS da empresa ele pagava a parte dele. Terá que ir ao INSS e ver a situação dele.

Anônimo disse...

Mas gostaria de saber o pq? a firma ppaga INSS se ela não vai aposentar ,achei que poderia ser somado ao INSS do proprietário ...
agradeço a atenção

Catarino disse...

A empresa paga para a manutenção do sistema, é como se fosse mais um imposto.

Anônimo disse...

meu pai e autonomo e paga inss desde 16/04/1981. agora em abril ele faz 30 anos de contribuiçao .e ja completou em fevereiro deste ano 59 anos. ele ja pode pedir aposentadoria por tempo de contribuiçao com a idade atual?

Dadiete....

Catarino disse...

Dadiete
Para ele ter direito é preciso completar 35 anos de contribuição.

Anônimo disse...

faço 53 anos em maio . tenho 33anos de contribuição contando com a insalubridade que é 3 anos e 2 meses no total faltam 2 anos para 35 de contribuição .pergunta : eu posso pedir a aposentadoria ? poderia pagar o tempo que falta em dinheiro ? pois acabei de ficar desempregado.

Catarino disse...

Não tem como saber, pois a aposentadoria proporcional exige o pagamento do pedágio que é de 40% sobre o tempo que faltava para completar 30 antes em 12/98.

Liana disse...

Ola! sou funcionaria publica aux. de Enfermagem com 18 anos de profissão insalubre. tenho 39 anos poderia pleitar uma aposentadoria especial conforme a lei 8213/91? Como ficaria isto?

Catarino disse...

Liana
Se você recolhe para o INSS terá que completar 25 anos em atividade insalubre.

Anônimo disse...

ola td bem amigos

Anônimo disse...

Olá,trabalhei no sitio com a minha familia por 10 anos de 81 a 91 em 92 comecei a trabalhar registrada e insalubre,gostaria de saber se tenho como pedir estes 10 anos de exercício atividade rural,hoje tenho 46anos.

Catarino disse...

Pode sim, você terá que reunir os documentos e mais três testemunhas, mas só pode comprovar quando for pedir um benefício.

Anônimo disse...

pedi exoneração de um cargo publico ,ha menos de 3meses meu nome ainda não saiu no DIARIO OFICIAL
EU POSSO REAVER MEU CARGO?

Catarino disse...

Não sei sobre os direitos dos servidores público, procure o rh do órgão onde trabalhava.

Postar um comentário

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

Postagens populares

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com