Encontre resposta, de forma instantânea, para o que procura digitando sua dúvida na caixa de buscas abaixo:

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aumento real para os aposentados do INSS.

Aumento real para os aposentados
O Governo Federal negociou com as centrais sindicais um aumento real para os benefícios que têm renda mensal superior ao mínimo. Nos anos de 2010 e 2011 haverá um aumento igual a variação do INPC, que é calculado pelo IBGE, acrescido de 50% do índice de crescimento do PIB brasileiro de dois anos anteriores.

PIB, Produto Interno Bruto, é o índice que mede quanto o País cresceu em um ano. É a soma de todas as riquezas do País. O índice se refere a dois anos anteriores por ser muito demorado o cálculo. Por exemplo o índice de 2009 só será conhecido quase ao final de 2010 e por isso será usado o índice do ano de 2008 para reajustar os benefícios em janeiro de 2010.

Esse aumento será um pequeno passo para recompor a renda dos aposentados e pensionistas do Brasil. Nós últimos anos, devido a política de reajuste real ao salário-mínimo, as perdas foram enormes. A recomposição precisará de uma política nova para os próximos anos e não somente para 2010 e 2011.


Faça seu comentário e apareça no rol dos comentadores.
Se gostou do post subscreva nosso FEED.
Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

51 comentários:

LISON disse...

Saudações!
Amigo CATARINO,
Antes tarde que nunca!
Excelente notícia a todos!
Parabéns pelo Post!
Abraços!
LISON.

seuluiz disse...

Olá Catarino. Isto não irá recuperar a perda dos aposentados, mas pelo menos, deixarão de perder como vem acontecendo até agora.

Abraços

Francisco Castro disse...

Olá, Catarino!

Ao utilizar essa metodologia, pode-se chegar a um aumento dos proventos dos aposentados bastante razoável. O que não se pode imaginar é querer que todos os aposentados tenham um aumento igual ao aumento do salário mínimo nos últimos anos. Devemos ser realistas.

Abraços

Francisco Castro

Walerson disse...

Estou vendo a raiva dos aposentados com o governo Lula e digo que a candidatura da Dilma afundou que nem um Titanic. Todo aposentado sabe o quanto subiu as tarifas de agua, energia e o supermercado. Estão tentando enganar aqueles que dentro do lar conseguem manipular os votos da familia afinal de contas estes aposentados são pais, irmãos, filhos e informam os entes proximos da situação que o governo deixou após as negociações. Vejo que a candidatura de Dilma afunda; bem como a de José Serra, Aécio pois estes tiveram seus partidos votando contra aposentados, vejo que uma candidatura de Paulo Paim é bem vista no meio dos velhinhos.

Nei disse...

Não consigo entender como, alguns aposentados que PAGARAM durante 35 anos por uma aposentadoría digna, recebem esmolas e, ainda agradecem.
Nossas perdas são superiores a 40%, dizem que darão 6.19% e ainda temos que agradecer?
Será se a nossa contribuição durante os 35 anos foi uma fraude? Pagamos na proporção de 10 salários mínimos, hoje recebemos bem menos ao que temos direito. Onde está a justiça?
O que estão fazendo com os aposentados do INSS que PAGARAM, por este direito, é uma covardia.
Calote em idoso é covardia.

Angela Maria disse...

CATARINO,
Excelente notícia para nós aposentados!
As vezes é revoltante ver o que acontece com os aposentados em nosso pais, meu esposo esta nesta lista, pagou anos por uma aposentadoria digna e agora em doze anos de aposentadoria vivemos com uma perca superior a 50%. Onde esta os nossos direitos? Isso é um desrespeito para com os aposentados Parabéns pelo Post!
Abraços!

Anônimo disse...

Edgar - Lulatraiu os aposentados, negou a realiade de seus reajus, ele sofrerá muito por essa INJUSTIÇA ANTES DE CHEGAR AO FIM DE SUA GESTÃO.

joão disse...

joão ramos ainda bem ,se tudo isso for verdade os aposentado ficaram mais satisfeito,poia até agora é só percas para aqueles qeu pagaram sua contribuição dignamente e fazendo juiz ao que tem direito hoje negado até agora, é uma vergonha o que fazem com estes que lutaram tanto pra morrer na praia dos politicos corruptos que só pensam em si, ainda acho que isso será uma façanha se acontecer.

Anônimo disse...

gostaria de saber se lula e a corja de politicos corruptos viveriam hoje com os indices de aumento que humilham os aposentados, com certeza nao daria nem para pagar o combustivel dos jatinhos que eles utilizam nas nossas custas.

Anônimo disse...

Politico sujo nao vai a supermercado e nem compra remedios, pois recebem tudo gratuitamente, por isso nao sabem do sofrimento dos aposentados que depois de uma vida trabalhando para ter um descanso na velhice, agora so recebem migalhas do governo que usufruem do dinheiro da previdencia e tem a cara de pau de dizer que existe deficit.

Baltazar Pequeno disse...

Gostaria de saber como ficou o novo sistema de Aposentadoria para quem contribuiu 35 anos e tem mais de 60 anos, totalizando 95 anos.
Pelo fim do fator previdenciário
Com todos sabem, o projeto de Lei 214/2003 (aposentados e pensionistas) do Senador Paulo Paim (RS). já passou no Senado. PERGUNTO: qual foi o resultado da Câmara, será que encontra-se engavetado? Sabemos se aprovado, irá para sanção do Presidente Lula o que acredito não irá fazer média em cima dos aposentados, pois, se assim o fizer, seria o fim da picada. Por isso, apelo para o bom senso de todos os Deputado, sabendo eu que eles tem amigos, irmãos ou parentes nas mesmas situação que eu. Ajude-nos a pôr fim ao fator previdenciário.
Baltazar Pequeno
João Pessoa (PB)

Catarino disse...

Baltazar, para quem já tem 95 ficará bem, pois não terá mais o fator.
Quanto aos projetos do Paim estão parados e serão substituídos pelo que foi apresentado pelo Governo. O Congresso só faz o que o Governo quer.

Anônimo disse...

SÓ TEM UM JEITO. PEDIR A DEUS COM TODO RESPEITO.

Anônimo disse...

NÃO ACEITE ESMOLAS APOSENTADO. VOCÊ TEM TODO DIREITO DE SER TRATADO COM RESPEITO. VAMOS TER PACIÊNCIA, MAS COM RESISTÊNCIA. AINDA TEM POR ONDE!!!!DEVAGAR SE VAI AO LONGE. AQUELE QUE SE JULGA PERFEITO, SEMPRE TEM UM DEFEITO!!

Anônimo disse...

"REAJUSTE REAL" (HAHAHAH! ESSA É MUITO BOA), PIOR - O VELHINHO VAI TER QUE ACREDITAR MAIS UMA VEZ! SENDO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO DE APOSENTADOS TALVEZ NÃO TEM MAIS PACIÊNCIA PARA ESTUDAR ESSE EMARANHADO DE SIGLAS TIPO "O AUMENTO SERÁ DE ACORCO DOM INDICE DO inpc, DO CQD, DO PQP E AE POR DIANTE" COITADO DO VELHINHO BRASILEIRO ..SÓ FICA ESPERANDO "QUANTO VEIO DE AUMENTO" PASSA O ANO SOFRENDO AS MESMAS CONSEQUENCIAS GERADAS POR POLÍTICOS QUE ESCONDE DINHEIRO NAS MEIAS/NOS BOLSOS DO PALETÓ/NA CUECA ENFIM ..HAJA NICHO PRA GUARDAR ESSA GRANA.,TAÍ -O TAL DE "AUMENTO REAL" - PRA ACREDITAR NISSO TUDO TEM QUE TER O MEU NOME...QUE POR COINCIDÊNCIA É .....MANÉ!!!

cesar gomes disse...

luiz cesar mesquita Vamos recorrer ao poder Judiciario pois e ilegal o que estão fazendo com os aposentados que ganham acima do minimo fomos enganados quando pagamos sob tantos salarios para se aposentar com a mesma equivalencia mentiram para nos

Catarino disse...

Luiz Cesar.
As perdas são grandes, mas não há como recorrer a Justiça, pois os aumentos concedidos são definidos por lei, a culpa é do Congresso que aceita, sempre, as propostas do Governo.

Anônimo disse...

MAIS UMA VEZ,LULA E SEUS ALIADOS PRATICARAM A 'PILANTROPIA'COM OS VELHINHOS,DANDO COM UMA MÃO,UMA CONTA CORRENTE COM 10 FOLHAS DE CHEQUE,QUE CUSTA UM TOTAL DE 8,50 MAIS UNS 5,00 REAIS DAS FOLHAS DE CHEQUE,E COM A OUTRA MÃO, É VÉM CONFISCANDO HÁ QUATRO ANOS,A APOSENTADORIA DOS QUE GANHAM UM POUCO ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. E PELO JEITO JAMAIS DEVOLVERÃO ESSE DIMHEIRO,PORQUE JÁ FOI APLICADO EM PROGRAMAS SOCIAIS DO TIPO:TRANSPOSICÃO DO RIO SÃO FRANCISCO,EMPRÉSTIMO AO FMI E AJUDA FINANCEIRA ÁS VÍTIMAS DO TERREMOTO NO HAITÍ. O ÚNICO PROBLEMA É QUE NA HORA DE COLOCAR NOMES NAS 'PLACAS DE INAUGURAÇÃO', AO INVÉS DE COLOCAREM:APOSENTADOS DO INSS,COLOCAM É O NOME DELES. QUANTO CHARLATANISMO!

Marta-Flor disse...

Meu pai trabalhou varios anos pagou o INSS aposentou com 65 anos de idade sendo que os ultimos 5 anos de contribuição pagou sobre 3 salarios minimos.Nunca recebeu os tres salarios no inicio ainda recebia 2 e meio agora recebe 830,00 vai subir me parece 50,00 no salario dele.
É BRINCADEIRA NÃO???

Catarino disse...

Marta-Flor
A diferença de índices de aumento para quem ganha mais de um salário-mínimo em relação ao salário-mínimo faz com que ocorra essa perda. Ao longo do tempo vai caindo cada vez mais.

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida.Me aposentei em 26/11/1998, por tempo de contribuição.Em 2000, me formei professora e a partir de 2004, sou professora efetiva da prefeitura, descontando todos os meses o inss, correspondente ao meu salário.Tenho 61 anos.estou em perfeita saúde podendo exercer meu cargo.Se eu conseguir trabalhar até os 70 anos, terei contribuído 180 meses ou mais com o inss.Tenho direito a uma complementação na minha aposentaria, ou perderei tudo o que paguei e continuarei só com a primeira que é de um salário mínimo.Grata pela atenção.Yoyo.

Catarino disse...

Yoyo
Se a primeira aposentadoria foi no INSS não terá direito a uma nova aposentadoria. Não há como ter duas aposentadorias no mesmo regime.

Anônimo disse...

Gostaria de saber, por favor, de quanto foi o aumento dado a partir de janeiro de 2010. Até agora não entendi o cálculo feito na minha aposentadoria. Qual foi o percentual?
Muito grata. Um abraço.

Catarino disse...

O aumento foi de 6,1 %, mas é preciso saber se em janeiro de 2009 você já era aposentada, pois quem se aposentou depois recebeu um percentual proporcional ao número de meses decorridos.

Anônimo disse...

cleo,,,,,, catarino;gostaria de saberse posso me aposentar pois tenho 58 anos e 24anos e 2 meses de trabalho em escolas sendo que apenas 6 meses desse tempo foi na empreza privada?

Catarino disse...

Cleo
No INSS é preciso ter 25 anos de trabalho exclusivo em escola, se você é servidora pública tem que procurar o rh do órgão onde trabalha, pois as regras do INSS só valem para quem trabalha em escola privada.

Carline lopes de moura disse...

minha mãe se aposentou em final de 91 com 3 salarios,hoje ela recebe 645 havera alguma correçao?estou ficando indignada pois trabalhou muito e criou 2 fihas sem ajuda agora não sai disso está muito dificil tem alguma esperança?
Obrigada...

Catarino disse...

Carline
Por enquanto não há nada que possa ser feito para reverter essa situação.
Há projetos sendo votados mas é muito difícil que sejam aprovados neste ano eleitoral.

Anônimo disse...

É uma vergonha esta hisória de Fator Previdenciário,quando me aposentei não existia isso e agora automaticamente vejo o meu salário, que já é baixo, a cada ano diminuir mais. Não é justo eu tive INSS descontado domeu salário durante 30 anos - para er uma aposentadoria decente, e aí vem uma corja de vagabundos e vota esse tal de fator previdenciário para roubar o que conquistamos com tanto esforço e dedicação. E esse dinheiro vaipara onde? Ah.. existe déficit... ah...sei... se os larápios que desviaram e desviam dinheiro dos cofres públicos devolverem 1/3 do que já levaram vai sobrar dinheiro para pagar o que nos é de direito.
A corrupção impera então está na hora de fazer uma "limpa".. Gente as eleições estão aí... vamos demonstrar a nossa revolta.

Anônimo disse...

Catarino,

Você acredita no fim do fato previdênciário ?
O que o Sindicato está fazendo de movimentos para não votar nos candidatos a Presidência em 2011 ? Não pode receber voto quem não nos ajuda em nda, não acha ? vamos fazer grandes movimentos, eles esquecem que aposentados tem filhos, netos, bisnetos e são hoje maioria como arrrimo da família. Vamos lutar, lutar, cobrar o nosso dinheiro de volta e urgente !!!!!!!!

Anônimo disse...

É uma vergonha o aumento para os aposentados,o meu salário está encostadinho um passo antes do mínimo 506,00. Eu pergunto, como ficará a minhha aposentaduria em 2011, dois passos abaixo do mínimo? Nazare 11-05-2010

Catarino disse...

Nazare
Você tem que receber o mínimo que é 510,00, se esta recebendo menos é porque tem algum desconto.

Anônimo disse...

eu ganho hole 1006 quanto vou ganhar com esse aumento...

Catarino disse...

A renda atual já está com o aumento que foi concedido em janeiro de 2010.

Anônimo disse...

Filo, Gostaria de saber se o governo vetar o aumento de 7,7 de todo jeito vai ter aumento e de quanto e se já recebemos no inicio de junho. Obrigada!

Catarino disse...

Filo
O aumento foi dado em 01.01.2010, agora estão só votando a medida provisória, se for aprovado o índice de 7.7 irão receber a diferença do que já foi dado que foi de 6,14.

Anônimo disse...

sou pensionista ,meu marido contribuia sobre 10 salarios agora recebo 1.623 pedi a revisão mas até agora nada. tenho direito?
oprocesso está no trf1 há 4anos .

Catarino disse...

Na Justiça tudo é possível, mas é muito difícil que ele tenha algum ganho, pois os reajustes feitos pelo INSS são previstos em lei e por isso é difícil que haja decisão favorável na Justiça.
Seu marido pode consultar na internet o andamento do processo, é só ter o número do processo.
VivercomSaúde

Anônimo disse...

SE EU CONTINUAR PAGANDO SOBRE R$3500,00 COM O CODIGO 1406 COMO FACULTATIVO TEREI DIREITO A RECEBER APOSENTADORIA NO TETO MAXIMO.
HOJE TENHO 53 ANOS DE IDADE E 34 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.

osvaldecir.alexandrino@bol.com.br

Anônimo disse...

Sou viuva e estou com um processo na justiça há 6anos, comecei recebendo sobre 8 salários pois meu marido pagava sobre 10.agora recebo 3, será que eu posso ganhar? meu processo está no trf1 em Brasília.

Catarino disse...

É muito difícil, pois os aumentos dados pelo INSS são baseados em lei e por isso as decisões favoráveis são revertidas no tribunal.
Consultor

Anônimo disse...

Milton pergunta.
Aposentei-me em 1997 com 34 anos de contribuição, e continuei trabalhando até 2005.
Portanto mais de 8 anos, eu não tenho direito de integrar esses anos na minha aposentadoria?
Ou pelo menos aumentar 1 ano porque perdi 6% no meu rendimento porque aposentei com 34 anos de contribuição, com medo que mudasse o cálculo da aposentadoria e eu iria perder mais ainda.

Catarino disse...

Milton
O aposentado que volta a trabalhar é contribuinte obrigatório, mas contribui para o sistema não tem mais direito a nenhum benefício. Sua aposentadoria não pode ser revisada.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE OS APOSENTADOS IRÃO RECEBER OS RETROATIVOS REFERENTES AO SALÁRIO MININO DESDE DE JANEIRO/10?

Catarino disse...

O salário-mínimo não sofreu alteração, por isso quem ganha só o mínimo não terá nenhum atrasado.

manoel disse...

catarino fui aposentado em 4 de abril de 2010
tenho direito a esse almento de7.7%
espero resposta desde ja agradeço= manoel22222

Catarino disse...

manoel22222
Não, esse aumento era para que já era aposentado desde 01/2009.
Em janeiro de 2011 você vai receber o aumento proporcional ao número de meses que foi aposentado neste ano.

Daniel disse...

Gostaria de saber qual sera o valor real do aumento dos aposentados com mais de um salario minimo e se os valores correspondentes ao periodo de janeiro ate agora sera atualizado e este residuo sera pago quando e como para nós.

Catarino disse...

Daniel
O acerto está sendo pago na competência 07 que é pago no início de agosto. Veja o seu demonstrativo de pagamento para ver os valores.
Saiba mais lendo este artigo: http://www.inssconsultoronline.com/2010/07/inss-como-sera-feito-o-acerto-do.html
Veja seu extrato: http://www.aposentadorias.net/2010/07/inss-como-consultar-o-extrato-do-seu.html

Anônimo disse...

E quais são as possibilidades de revisão do benefício para quem já sofreu o "achatamento" salarial?

Catarino disse...

Os aumentos são fixados por lei do Governo Federal, por isso o INSS não aceita pedidos de revisão por motivo perda de renda causado pelo índices de reajuste.

Postar um comentário

Caso tenha dúvida faça sua pergunta, utilize o FÓRUM DO CONSULTOR.
Ajude a divulgar o artigo indicando no Google+

Postagens populares

 
Copyright © Benefícios da Previdência - Todos os direitos reservados.
Imagem header crédito: stock.xchng - Template Minima de Douglas Bowman - Design por Linketal.com