QUERO DOAR R$ 20,00

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

// // 17 comments

A Previdência Social, INSS, não cobra taxas.

INSS e seus serviços grátis.
O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Previdência Social, que é encarregado em analisar e conceder todos os benefícios previstos na legislação previdenciária brasileira.

Todos os serviços disponíveis no INSS são totalmente grátis, não há nenhuma taxa. Mesmo assim, muitas pessoas são abordadas por intermediários que “vendem” que é preciso pagar para obter o benefício procurado.

Meu conselho é que não aceitem esses serviços, pois você poderá ligar para o número 135, de qualquer lugar do País, e agendar o serviço que você procura. No dia e hora vá a agência indicada, levando os documentos recomendados, e será atendido e orientado. Se você tem acesso a internet poderá fazer o agendamento e até realizar outros serviços por meio do site da Previdência.

Os documentos exigidos na concessão de benefícios do INSS devem ser apresentados na forma de simples cópias, não há necessidade de autenticações. É só apresentar a cópia e o original que o próprio servidor faz a autenticação.

Por isso não acredite em quem lhe disser que há necessidade de pagamento de custas ou taxas para requer algum benefício da Previdência. Há um grande contingente de intermediários ganhando dinheiro das pessoas menos informadas.

A Previdência no Brasil é um dos órgãos mais desburocratizados e o número de documentos solicitados é mínimo, tudo que constar dos sistemas é aceito como prova e não exigindo documentos para comprovar. Caso falta algum documento você terá 30 dias para apresentar, por isso não há risco de ter o benefício negado por falta de documento.

Caso tenha alguma dúvida faça sua pergunta. Não esqueça de fazer uma DOAÇÃO, use o PAGSEGURO, e ajude a manter o blog.






Cópia não permitida -  www.aposentadorias.net

17 comentários:

LISON disse...

Saudações!
Amigo CATARINO,
O seu texto é bastante esclarecedor sobre o a política de atendimento e assist~encia do Inss, uma notícia que vai ao encontro de milhares de pessoas que precisam contar com tão importantes benefícios.
Parabéns pelo Post!
ABRAÇOS!LISON.

Cris disse...

Catarino,

É de grande utilidade informar que os serviços do INSS são gratuitos. Realmente é grande o número de aproveitadores que ficam nas portas dos postos, deveriam chamar a polícia.

Beijocas

Anônimo disse...

BOA TARDE! GOSTARIA DE SABER O QUE UM TRABALHADOR DEFICIENTE AUDITIVO(CONTRIBUINTE ATIVO) PRECISA PARA CONSEGUIR APARELHOS AUDITIVOS ATRAVÉS DO INSS PARA PODER CONTINUAR DESENVOLVENDO SUAS ATIVIDADES.
ANTECIPADAMENTE AGRADECIDO,
JOBETO

Catarino disse...

Jobeto
Você precisa procurar o setor de reabilitação profissional em uma agência do INSS. Lá será avaliado e dentro das possibilidades lhe ajudarão.

Cristiane Almeida disse...

Olá ( meu nome é Cristiane Almeida )

Boa taede, gostaria desaber se quem tem soro positivo pode se aposentar, sem ter feito nem uma contribuiçao...

Um abraço é muito obrigada..

Catarino disse...

Cristiane
Sem ter registro como segurado não há direito a beneficios.

Anônimo disse...

é meu primeiro emprego tenho 5 anos nessa empresa estou com problema de saude o meu medico pediu que me afastaçe pArA fazer o meu tratamento , gostariA de saber como fAço isso por A minha doença foi adiquirida la na empresa eles nAo quer me dar A cat como posso fAzer parA resolver isso o medico me deu atestado de 15 dias para ficar em casa e depois dar entrada no inss, mais a minha doença é ocupacional. como devo fazer. nao tenho noçao do que fazer pois é o meu primeiro emprego. meu nome é joana dark santos silva .
o meu emal é dark_jordan@hotmail.com

Tai disse...

Catarino a rebalitaçao profissional é só dada ao empregado, ou qualquer pessoa?
Minha mãe caiu e ficou com a braço paralisado, ela entro com pedido de aposentadoria por invalidez, so que veio negado costando que ainda é habil a trabalhar, mas se ela nao tivesse uma assitencia da noss parte com fisioterapia, teria perdido sua capacidade laborativa!
Nesse caso o inss deveria ter emcaminhado a reabilitaçao? ou esse processo esta correto visto que é dado ao empregado e minha mãe estava no momento desempregada, mas no caso segurada especial

Abraço!

Catarino disse...

Ela pode requerer a reabilitação profissional, isso não é um benefício e sim um encaminhamento para uma nova atividade ou o fornecimento de próteses para melhorar a locomoção.
Se ela teve o benefício negado por ausência de incapacidade não será encaminhada a reabilitação, mas ela pode solicitar em uma agência do INSS.

hcvinnovare disse...

olá amigo!
Sou contador, e um cliente (pastor),precisa ainda de 7 anos de contribuição pra se aposentar, sendo que durante esse período a igreja a qual pastoreava não repassou ao inss o valor devido. Uma agente do inss disse que ele pode pagar esse período, no entanto deve fazer uma declaração justificando o motivo de não ter repassado as contribuições. Você poderia, por gentileza, me dizer que tipo de declaração é essa?

Catarino disse...

Não sei dizer, igreja é empresa e empresa tem que ir na Receita Federal acertar seus impostos e contribuições.

Robson Nery disse...

sou soropositivo e me trato de toxoplasmose até o fim da vida sou funcionário público estadual a mais de 08(oito) anos posso me aposenta

Consultor em Previdência disse...

Robson Nery
Não sei sobre os direitos dos servidores públicos, se fosse no inss você teria que entrar com pedido de auxílio-doença.

caraujo2012 disse...

CATARINO,boa noite : 1) estou analisando meu CNIS,onde consta em algumas empresas,VINCULO FORA DE PRAZO LEGAL PENDENTE DE VALIDAÇÃO PELO INSS,peço que responda-me se puder,2)eles estão pedindo a CTPS,e contrato social mais alterações para provar o vinculo,é correto,pois consta o NIT PRINCIPAL(PIS)e outro NIT de empresarío,contudo,os valores migraram para o principal que é o PIS.

Consultor em Previdência disse...

Caraujo
Quando uma empresa informa um vínculo fora de época é preciso provar, com documentos, sua existência, só por constar na CTPS e ter sido incluído via GFIP não serve, tem que ter outros documentos, como exame médico admissional, ficha de registro de empregado, folha de pagamento onde conste o nome do empregado, tudo isso em documentos da época, se forem feito agora não valem.

Silvania Paulina disse...

Bom dia, será que vc pode me ajudar? Minha mãe ficou viúva em julho de 2008 depois de passar 2 anos correndo com meu pai para hospitais. Meu pai tinha 64 anos e não tinha conseguido se aposentar ainda, pois quando ficou doente estava tentando juntar documentos para isso. Pois disseram que ele não tinha direito, uma vez que trabalhou mais de 12 anos em empresa com carteira registrada, mas estava trabalhando na roça a mais de 15 anos. e após a morte dele minha foi tentar receber a pensão e disseram que ela não teria direitos, deixou toda a documentação com um procurador e a poucos ele disse que ela realmente não tem direitos. Oque ela deve fazer? Por favor nos ajude. Grata silvana

Catarino Alves disse...

Silvana
Não tem como opinar em casos concretos sem analisar a documentação, por isso se ela acredita ter direito sugiro que procure um advogado.