QUERO DOAR R$ 20,00

sábado, 8 de agosto de 2009

// // 37 comments

Registro da criação do blog Os Benefícios da Previdência.

Registro da criação do blog Os Benefícios da Previdência.

Neste dia, 08.08.2009, estou efetuando o registro da criação do blog Os Benefícios da Previdência. Este blog irá tratar exclusivamente de assuntos ligados aos benefícios oferecidos pelo INSS e pelas formas de contribuição.

Além dos artigos explicando, de forma simples, como funciona cada benefício do INSS também ser será oferecida a oportunidade aos visitantes de tirarem suas dúvidas. Para ter uma resposta basta escrever a pergunta no formulário de contato, no quadro destinado aos comentários ou por meio de participação do Fórum do Consultor. A resposta será dada o mais breve possível.


Já havia criado um serviço de consulta sobre benefícios da previdência no Blog do Catarino, mas vi que seria necessário um blog exclusivo para esse assunto. Estou aproveitando o conhecimento que tenho sobre esse assunto para tentar ajudar as pessoas na obtenção de benefícios como: aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, por invalidez, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e demais serviços que estão disponível para a população na Previdência Social do Brasil.

Espero que em breve este blog esteja atingindo um grande número de pessoas e que o público goste dos assuntos tratados.

Caso tenha alguma dúvida acesse o Fórum do Consultor Previdenciário, clique na imagem abaixo, e faça sua pergunta que será respondida o mais breve possível.

Fórum do Consultor Previdenciário

37 comentários:

Cris disse...

Que coisa boa Catarino !!!! Parabens por prestar esse tipo de serviço pra populaçao brasileira! Quando tiver um tempinho, sugiro que voce fale sobre acordo internacional referente a assuntos da previdencia. Veja o meu caso, contribui por mais de 20 anos para a previdencia, agora que sou residente no exterior, perco todos esses anos ou posso aproveitar o tempo de recolhimento aqui na Italia? Caso sim, como seria o pagamento da minha aponsentadoria??? Nao precisa responder agora nao.... Deixe o assunto para uma proxima postagem!

Um grande abraço e sucesso!

ProfessorNelsonMS disse...

Catarino,

Pelo que eu conheço do trabalho que você realiza na internet, sei que este seu novo blog será de muita utilidade para a sociedade, ainda mais se tratando deste assunto.

Desejo sucesso a você !

Um abraço.

Nelson

Iza disse...

Olá Catarino!
Eu gostei muito. Teremos muito o que conversar pois faltam 6 anos para que eu me aposente. quero saber direito como funciona.
Parabéns pela iniciativa.

Luciane Dias Soares disse...

gostaria de saber a pessoa que e portadora de leucemia mileoide aguda pode se aposentar?

Catarino disse...

Luciane
Se tiver inscrição e contribuição antes de ficar doente tem direito a aposentadoria por invalidez.
Deve solicitar o benefício de auxílio doença que depois é transformado em aposentadoria.
Catarino

Anônimo disse...

Prezado Catarino, tenho um amigo que é portador de leucemia e contribui para o INSS como autônomo. Gostaria de saber se é possível ele se aposentar e como deverá proceder.

Anônimo disse...

É possível se aposentar por ser portador de Leucemia. A pessoa contribui para o INSS como autônomo. Caso seja possível, favor informar quais os procedimentos necessários.
Antecipadamente, agradeço a ajuda.

Catarino disse...

A aposentadoria por invalidez é uma progressão do benefício de auxílio-doença. Quando a doença é considerada irreversível pela perícia.
O primeiro passo é solicitar o auxílio-doença, agende pelo 135.
Se já está em benefício deve conversar com o perito na próxima perícia para ver se há a possibilidade de obter a aposentadoria.

Anônimo disse...

MEU NOME É CAROLINA ,
MINHA TIA É APOSENTADA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO ( GANHA PERTO DE UM SALÁRIO MINIMO), MEU TIO TAMBÉM É APOSENTADO , MAS AGORA FALECEU PERGUNTO:
MINHA TIA TEM DIREITO A PENSÃO OU A APOSENTADORIA DELE?

Catarino disse...

Carolina
Ela tem direito a pensão por morte, tem que fazer o pedido no INSS, é só ligar par ao 135 e marcar o dia.

Anônimo disse...

Sr. Catarino, tenho um filho que nasceu com problemas mentais leve - tem o 2º grau completo, ingles e informatica(tudo com diploma), sempre trabalhou informalmente (pagava inss), ocorreu que sua doença se agravou um pouco, e fui obrigada a interdita-lo, pedi auxilio doença e foi negado o devo fazer.

Aguardo anciosa sua resposta
RJ 09-08-2020
Valquiria

Catarino disse...

Valquiria
Você já fez esta pergunta em outro artigo.
Para uma pessoa ter direito é preciso ter carência de 12 meses de contribuição antes de ficar doente.
Veja qual foi o motivo do indeferimento.

humba disse...

Boa tarde Sr catarino,ganhei um açao no jef contra o inss,o juiz determinou um prazo de 45 dias para me pagar,ja se passaram os 45 dias e nada,tenho tbem um outro processo no tjsp desde de 2005,onde esse processo ficou parado mais de 1 ano e agora o juiz determinou que eu faça uma nova pericia em fevereiro,a pergunta e a seguinte uma vez que o juiz do jef,ja determinou causa ganha e que me deu um prazo ate 2012,isso pode intervir em alguma decisao,ou mesmo ter que esperar a outra pericia de fevereiro 2011,aguardo resposta e parabens pelo site

humberto

Catarino disse...

Humberto
Em questões judiciais não tenho como opinar, veja com seu advogado o porquê de ter entrada com dois processos pedindo a mesma coisa e decida com ele com qual vai ficar.

Fernando disse...

Boa noite Catarino,
Há algum tempo atrás deixei certidões de contagem de tempo de serviço com um advogado para que fosse averbado esse tempo junto ao INSS. Ocorre, que tal advogado disse-me que então deveria entrar com um pedido de aposentadoria, mesmo não tendo ainda a idade para tal, pois assim além de averbar o tempo ainda receberia uma certidão de contagem de tempo de contribuição. Entretanto, recentemente ao dirigir-me a uma agência do INSS de outra cidade, fiquei sabendo que aquela certidão era em “of line” e que o tempo de serviço não tinha sido averbado. Agora como resido em uma cidade distante mais de 1000 Kms. de onde foi deixado esses documentos, não tenho como saber se eles ainda estão arquivados lá. Pergunto: Existe um tempo para a guarda desses documentos por parte do INSS. É possível reavê-los? Esclareço que possuo o recibo do INSS com o carimbo do funcionário, onde consta os nomes dos documentos retidos. Espero que você possa me tirar essa dúvida, pois fiquei muito ansioso temendo que os mesmos possam ser descartados.
Obrigado,
Fernando.

Raylene disse...

Bom dia Sr Catarino, minha irmã se inscreveu no MEI em dezembro sendo que na ocasião ela ja estava grávida de 4 meses, eu sei que a carência do contribuinte individual para recebimento do salário maternidade é de 10 contribuições, minha dúvida é, o fato de que quando ela se inscreveu já estava grávida a impede de receber o salário maternidade, ou ela pode recolher as 10 contribuições e ter direito ao beneficio?

Raylene disse...

Sr Catarino gostaria de parabeniza-lo pelo blog com certeza é de grande utilidade.

Um grande abraço e muitas felicidades!

Catarino disse...

Fernando
Já havia respondido a sua dúvida.
Os documentos são guardados pelo INSS, não há prazo de prescrição, é só solicitar na agência perto de sua casa que serão encaminhados para o novo processo.

Catarino disse...

Raylene
É preciso que as 10 contribuições tenha sido feitas em dia e antes da criança nascer.

Anônimo disse...

Catarino, quais são as parcelas integrantes do salário de contribuição? Chamo-me Diógenes e sou postulante candidato ao concurso do inss.

Catarino disse...

Diógenes.
Não sei responder sua questão, pois se trata do direito trabalhista. Aqui trato somente dos benefícios da Previdência que são geridos pelo INSS.

Anônimo disse...

sr catarino por favor me responda quais sao os documentos que eu tenho que apresentar, do meu falecido marido no inss para receber a pensao obrigado

Anônimo disse...

sr catarino boa tarde minha tia se casou logo foi para o exterior trabalhar, ficou por la um bom tempo o esposo dela faleceu, ele era aposentado do inss como ela deve fazer para dar entrada da pensao obrigado aguarda a sua resposta.

Catarino disse...

VEja o artigo: http://www.aposentadorias.net/2009/08/voce-sabe-o-que-e-pensao-por-morte.html

Catarino disse...

Veja o artigo: http://www.aposentadorias.net/2009/08/voce-sabe-o-que-e-pensao-por-morte.html

Anônimo disse...

Boa noite,
Ano passado estava esperando o fim do fator previdenciário tão discutido e nada aconteceu. Esse ano, em dezembro, faço 60 anos e 32 anos de contribuição e com isso me aposentaria com ou sem o fator previdenciário, agora, o que se noticia é que o governo quer deflagrar o fim do fator previdenciário e o que está se discutindo é o aumento de contribuição e idade para as mulher, meu medo com isso é que eu não consiga me aposentar com os 100%. Se for votado ainda esse ano o fim do fator previdenciário, corro o risco de me prejudicar ou o que é votado esse ano é valido apenas a partir de 2012? agrdeço por um retorno seu, grata Tereza.

Catarino disse...

Se for aprovada uma nova lei não irá lhe afetar, pois já tem direito adquirido e sempre há uma regra de transição.

Anônimo disse...

catarino se uma pessoa esta no ausilio doença e vir a se aposentar por tempo de servisso ela terra direito a duas aposentadoria desde ja obigado.

Consultor disse...

Não, só pode ter um benefício.

Anônimo disse...

ola catarino antes de perguntar obrigado pela ajuda que voce presta a todos nos se uma pesoa esta aposentado por invalides na profissão de motorista por depreçao e vir a melhorar e voltar ao trabalho e depois de voltar ao trabalho a doenssa voltar a se manifestar a pessoa tera direito a voltar ao auxilho doenssa ou mesmo voltar a aposentadoria que deus lhe abençoe obrigado.

Consultor disse...

Sim pode voltar a pedir o benefício, terá que pedir antes de 60 dias ou após ter trabalhado 4 meses, para recuperar a qualidade de segurado.

Anônimo disse...

Boa tarde,
Me aposentei em 1998 com 27 anos e alguns meses (proporcional). Minha contribuição ao INSS sempre foi o teto. Fala-se agora da revisão pelo próprio governo dos aposentados de 1998 a 2003. Eu me encaixo nessa revisão?
Grato
José

Catarino disse...

José
No seu caso não há nada previsto

Anônimo disse...

Boa Noite
Estou recebendo Auxilio doença pelo INSS de Presidente Prudente-S.P, se eu mudar de cidade e Estado(Mato Grosso do Sul)eu perco o Auxilio, ou posso fazer o Pedido de Prorrogação em outro Estado mesmo.
Meu Auxilio acaba fim do mês e estou com idéia de me mudar ainda esse mês.
Como devo proceder???

Catarino disse...

É só ir no INSS de for morar e pedir a transferência do benefício e poderá fazer a perícia nesse novo local.

Anônimo disse...

Boa tarde, meu nome é Ricardo, por favor me esclareça:
Estive afastado por 4 meses recebendo auxilio doença acidentario, no ultimo pedido de prorrogação foi indeferido o pedido e eu ja tinha pedido de reconsideração anterior que não me permitia outro PR. Pedi então pela internet RECURSO que foi marcado para 12 de setembro, Mas já ouvi dizer que demora muito esses recursos, será que posso pedir minha demisão da empresa, pois tenho casa e contas pra pagar e não posso ficar aguardando sem receber nada entende? Se eu pedir demisão tenho férias pra receber e só né? E se a firma me mandar emborá eu recebo o FGTS?? e o seguro desemprego?? Tenho carteira assinada na firma por 2 anos.
Agradeço e Aguardo resposta

Catarino disse...

Ricardo
O recurso pode demorar mais de um ano.
As demais questões não posso opinar é uma decisão pessoal sua.